Buscar

RELATÓRIO

Prévia do material em texto

RELATÓRIO
MÁQUINAS ROTATIVAS
TURMAS:
LMM 3º ANO
LEM 3º ANO
Introdução
No presente relatório falaremos sobre máquinas eléctricos rotativas, sua constituição e o princípio de funcionamento. Sendo realizado uma visita ao laboratório elétrico, a professora Jeniffer nos fez uma introdução a este tipo de motor, explicando as partes constituintes e o funcionamento do mesmo.
Vamos fazer um apanhado das explicações da professora, definir e explicar os elementos que aprendemos.
Definição e classificação 
Uma máquina eléctrica é entendida como um conjunto de mecanismos capazes de gerar, aproveitar ou transformar a energia eléctrica. 
Se a máquina converte energia mecânica em energia eléctrica é chamada de gerador, enquanto se ela converte energia eléctrica em energia mecânica é chamada de motor. Esta relação é conhecida como princípio de conservação de energia electromecânica.
Constituição geral 
Toda máquina eléctrica rotativa consta dos seguintes elementos básicos:
· Estator
· Rotor
· Carcaça
· Escovas
· Comutador 
Estator 
É a parte imóvel do motor formada pela carcaça que sustenta e protege o motor. Composta também por duas peças fixas (ímãs) ou por enrolamento de campo, responsável por produzir um campo magnético que flui no norte para sul.
Normalmente o enrolamento de campo é usado quando se pretende uma potência maior. Nesse caso o estator é constituído de material ferro magnético (para que o fluxo seja maior) e, o enrolamento de campo (fios de cobre) que cria o mesmo campo magnético que o íman, podendo ser controlado através da intensidade da corrente que circula no enrolamento. 
Rotor 
É a parte giratória da máquina. É formado por um eixo e uma armadura formada por camadas laminadas de aço. Essa armadura possui os enrolamentos separados por ranhuras e electricamente ligados ao comutador. Essas camadas de aço são para evitar as correntes parasitas.
Escovas 
Feitas de carvão (grafite), fazem o contacto com o comutador, permitindo alimentar a armadura em movimento e garantir a estabilidade do mesmo. São desgastantes e, por isso, são pressionadas por molas sobre o comutador. Caso desgastarem-se por completo, o motor aquecerá, faíscas serão produzidas, causando assim danos no motor. 
Comutador 
Formado por segmentos de cobre isolados entre si. Esse isolamento permite a inversão adequada do sentido das correntes que circulam nos enrolamentos da armadura. Também são isoladas do eixo. Esse isolamento é conhecido como entreferro. 
Princípio de Funcionamento
Quando o motor é ligado a uma fonte de tensão, uma corrente flui através das escovas, passa pelo comutador e circula nas espiras. As espiras criam um campo magnético que se opõe ao campo magnético do estator. Essas duas forças traduzem-se num torque, colocando assim as o rotor para girar.
Essas forças se cancelariam a cada 90º. Daí a necessidade do comutador ser de segmentos isolados entre si porque, é isso que irá provocar a inversão do sentido da corrente, impedindo assim, que o motor pare de girar. Também, para melhorar o torque, aumenta-se o número de enrolamentos.
O processo da inversão do fluxo permite caracterizar os motores em dois tipos:
· Corrente Alternada – nesse tipo de motor, a mudança de fluxo ocorre várias vezes por segundo. A alteração do polo positivo e negativo é o que faz com que o rotor continue girando. Essa mudança constante é possível porque o equipamento está sendo alimentado constantemente através da tomada. 
· Corrente Contínua – geralmente são alimentados por baterias, o processo se dá de forma diferente. A mudança de fluxo é devido ao comutador que faz a troca de direção.

Continue navegando