Buscar

TECNICAS DE CONSERVAÇÃO PRESERVAÇÃO final1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Técnicas de conservação, preservação e gestão de documentos (BIB104)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:675918) ( peso.:3,00)
	Prova:
	29046514
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os agentes biológicos que atacam os materiais arquivísticos podem ser considerados a ameaça mais séria, pois podem causar danos irreparáveis. A contaminação acontece em decorrência do ambiente externo ou a partir do contato com outros materiais infestados trazidos de outros edifícios. Sobre esse tipo de agente deteriorante, analise as sentenças a seguir:
I- A presença de roedores em arquivos está relacionada à matéria orgânica que os alimenta, ou seja, restos de comida deixados pelo próprio homem.
II- Dentre os insetos encontrados nos arquivos, os principais são a barata, a broca e o cupim.
III- Os profissionais do arquivo devem criar medidas preventivas, diminuindo as chances de proliferação de agentes e dificultando seu acesso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Todo suporte informacional, seja ele em papel ou outro material, ao passar por uma intervenção que o modifique, deve receber registros documentais de seu estado anterior e posterior a essa alteração. Essa posição é considerada ética profissional. Sobre as atitudes éticas em que o bibliotecário deve se nortear, analise as sentenças a seguir:
I- Respeito à integridade do material.
II- Realizar a menor intervenção possível.
III- Realizar o processo de documentação quando o acervo for somente de obras raras.
IV- Seguir as anotações realizadas no desmonte da obra antes do restauro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	As demandas do usuário e do visitante exigem um constante cuidado com os acervos. Os profissionais que trabalham nas unidades de informação precisam estar atentos para as técnicas que deixam os objetos em condições adequadas de uso e permanência material e informacional. A respeito dessa preocupação salvadora dos acervos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Chamamos de conservação as ações desestabilizadoras que visam acelerar o processo de degradação de documentos a fim de renovar as tipologias.
	 b)
	Chamamos de conservação o conjunto de procedimentos técnicos, metodológicos e práticos que ajudam na durabilidade física, material e informacional do acervo.
	 c)
	Chamamos de conservação as ações que intercedem na estrutura física do documentos, deixando marcas visíveis dessa interferência.
	 d)
	Chamamos de conservação a atenção dada à transferência da informação do suporte material para o suporte digital, não importando mais a materialidade física do documento.
	4.
	O conceito de segurança para acervos e funcionários é abordado por Teixeira e Ghizoni (2012). Segundo os autores, envolve cuidados de proteção contra roubo, depredações, danos gerais causados por condições de guarda e exposição inadequada e medidas de salvaguarda contra catástrofes. Sobre as medidas de segurança aos objetos, analise as afirmativas a seguir:
I- Máscaras, chapéus, cestos etc. são peças que precisam de sustentação para não deformarem sua estrutura.
II- Esculturas e estátuas devem ser retiradas de sua base e protegidas em seus relevos e extremidades.
III- Uma pintura deve ser sustentada pela sua tela.
IV- É recomendável o controle de acesso e de circulação de pessoas nos locais de guarda e preservação do acervo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: TEIXEIRA, L.; GHIZONI, V. Conservação preventiva de acervos. Florianópolis: FCC, 2012.
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	5.
	O compromisso dos museus com a sociedade e seu desenvolvimento é marcado no conjunto de seus procedimentos. A demarcação dessas ações pode ser percebida com um tripé que integra processo e procedimentos. Sobre as operações que marcam o engajamento social do museu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Aquisição de acervo, preservação e conservação das peças.
	 b)
	Investigação, comunicação e preservação do acervo.
	 c)
	Exposição, educação e pesquisa do acervo.
	 d)
	Conservação, gestão e documentação.
	6.
	As políticas de preservação envolvem toda a organização dos documentos e informações. Possuem o intuito de que se tenha o correto desenvolvimento de prioridades do que e como preservar, num nível de decisão estratégica. Sobre essas políticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A política de preservação depende exclusivamente do interesse da gestão e da funcionalidade do arquivo, sendo, portanto, uma ação não prioritária.
(    ) A política de preservação instrui os procedimentos e critérios para a preservação do acervo em guarda.
(    ) A política de preservação é de grande importância para os arquivos desde que proteja os materiais independente da transposição de suporte.
(    ) Não é responsabilidade dos funcionais e gestores a preocupação com a politica de preservação, pois ela faz parte da cadeia de comando político estatal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	As instituições museológicas são reconhecidas, no senso comum, pelas suas ações de comunicação com os públicos representadas em ações educativas, culturais e expositivas. As ações de preservação e conservação são tão importantes quanto às de comunicação, mas nem sempre ficam visíveis aos públicos. Sobre as barreiras da conservação nos museus, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Normas de trabalho e equipes técnicas voltadas para a difusão do acervo.
	 b)
	Setores assoberbados de trabalho e desconhecimento dos visitantes sobre os fatores de risco.
	 c)
	Carência de recursos materiais e aglomeração de objetos nas vitrines com a mesma materialidade.
	 d)
	Falta de investimentos e recursos, ausência de planejamento e deficiência de treinamento das equipes.
	8.
	As três áreas científicas que são parte da Ciência da Informação possuem reciprocidade na responsabilidade de preservar os testemunhos humanos, sejam eles em suportes materiais, imateriais ou virtuais. Importa que consistam em lidar com a recuperação de informações. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As áreas da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia não possuem subordinação científica.
(    ) Cada área da Ciência da Informação possui sua especificidade teórica e metodológica.
(    ) A interdisciplinaridade que caracteriza as três áreas da Ciência da Informação está ligada à materialidade das suas coleções.
(    ) Museus, arquivos e bibliotecas possuem em comum a responsabilidade sobre o compartilhamento da informação e do conhecimento com seus públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	9.
	A conservação de documentos nos arquivos é o conjunto de procedimentos necessários para a interrupção ou diminuição do processo de envelhecimento, de deterioração e degradação. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A conservação em um arquivo deve ser simplificada, uma vez que o fundamento norteador do aumento da vida útil dos documentos está na digitalização.
PORQUE
II- Evitar ou minimizar os danos causados por diferentes agentes deterioradores é uma das atribuições da restauração como parte da política de conservação e preservação adequada.Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	10.
	No Brasil, a definição de arquivo segue as diretrizes da instituição Arquivo Nacional. Nesse caso, os arquivos são caracterizados como espaços que registram informações em qualquer suporte ou formato, conforme o escopo da instituição que os produziu e preservou. Sobre a definição que melhor se aplica ao arquivo público, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Instituição de interesse público, criada com a finalidade de conservar, estudar e colocar à disposição do público conjuntos de peças testemunhais.
	 b)
	Lugares de preservação de documentos impressos, dispostos ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
	 c)
	Espaços que aguardam o prazo final, a destinação de recolhimento ou eliminação de documentos intermediários.
	 d)
	Conjunto de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.

Continue navegando