Buscar

A1 - Processos Moleculares e Genéticos

Prévia do material em texto

A1 – PROCESSOS MOLECULARES E GENÉTICOS
Fabiana Hütten
Algumas pesquisas científicas revelaram um tipo de alteração herdado pelas gerações futuras e que não é baseado em mutações, ou seja, não altera a sequência do DNA. São as alterações não genéticas, mostrando que a exposição ambiental pode afetar a função dos genes e, na maioria das vezes, afeta negativamente tais genes. (DOMINGOS, P. P. Genética. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 160 p.)
Diante desse contexto, como é chamado tal tipo de alteração genética? Descreva essa alteração.
RESPOSTA:
Este tipo de alteração recebe o nome de alteração Epigenética. Tais alterações são herdadas pelas gerações futuras, no entanto, não alteram a sequência de DNA. 
Hoje cientistas sabem que variações não-genéticas (epigenéticas) que o genoma de um organismo sofre durante a vida podem ser passadas aos seus descendentes. 
Essas variações acarretam mudanças químicas na molécula de DNA e em proteínas (histonas), que irão ser transmitidas aos descendentes no momento da divisão celular (mitose). Este processo ocorre pela adição de um grupo metila à molécula de DNA (metilação), o imprinting, mudanças na conformação da cromatina e o silenciamento mediado por RNA (GIBBS, 2007; JIRTLE; SKINNER, 2007; WAGGONER, 2007).

Continue navegando