Buscar

Estou em duvidas nessas questões, alguem poderia me ajudar?

Quais os eventos bioquímicos e moleculares envolvidos na síntese e transporte de peptidoglicano para a formação da parede celular?

 

Como funciona a penicilina? Quais os eventos genéticos, bioquímicos e moleculares envolvidos no desenvolvimento de resistência aos antibióticos da classe dos betalactâmicos?

 

Discorra sobre a importância dos elementos genéticos móveis como fator para desenvolvimento de resistência a antimicrobianos em cepas de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina (MRSA).


💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Questão 1: O peptidoglicano tem uma função estrutural nas paredes celulares bacterianas, dando resistência estrutural, tendo também a função de contrariar a pressão osmótica do citoplasma.

A camada de peptidoglicano é substancialmente mais espessa nas bactérias Gram-positivas do que nas Gram-negativas, com consequente associação à S-layer. O péptidogicano constitui cerca de 90% do peso seco das bectérias Gram-positivas, mas apenas 10% do peso seco das Gram-negativas.

A camada de peptidoglicano da parede celular das bactérias tem uma estrutura em malha cristalina, formada a partir de cadeias lineares de dois amino-açúcares – N-acetilglucosamina e ácido N-acetilmurâmico. Cada ácido N-acetilmurâmico encontra-se associado a um pequeno péptido, sendo constituído por L-alanina, ácido D-glutâmico, ácido meso-diaminopimélico e D-alanina no caso de E. coli (uma bactéria Gram-negativa), ou L-alanina, D-glutamina, L-lisina e D-alanina, ligado a outro péptido por pontes de cinco glicinas (entre a D-alanina de um péptido e a L-lisina de outro péptido) no caso de Staphylococcus aureus (uma bactéria Gram-positiva). O estabelecimento destas pontes cruzadas é feito com auxílio de uma transpeptidase

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais