Buscar

Trabalho sociologia

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
A ANTROPOLOGIA NO QUILOMBO RIO DOS MACACOS
SANTO ANTONIO DE JESUS – BA
AGOSTO DE 2019
	KARINE SANTOS LEAL	
A ANTROPOLOGIA NO QUILOMBO RIO DOS MACACOS
 Trabalho apresentado como requisito avaliativo da Disciplina de Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social sob orientação da Prof.ª Rita de Cassia Jesus.
SANTO ANTONIO DE JESUS – BA
AGOSTO DE 2019
A ANTROPOLOGIA NO QUILOMBO RIO DOS MACACOS
Antropologia é a ciência que estuda o homem e sua complexidade e para entender melhor seu comportamento social a antropologia desenvolveu vários métodos e teorias, um deles é o trabalho antropológico em campo que olha, observa, ouve e escreve. Pois é através da antropologia que o ser humano buscará dar respostas ás grandes questões humanas, como é o caso da disputa de terra entre a Marinha e os quilombolas situada em Simões Filho próximo a Salvador.
A sociedade do Quilombo dos macacos que hoje vive em opressão maus tratos e humilhação, segundo relatos o local chamava-se Fazenda dos Macacos e pertencia à família Martins, que abdicou do terreno devido ao declínio da produção da cana de açúcar. Os remanescentes de quilombolas permaneceram no local vivendo tradicionalmente por aproximadamente 150 anos. No início da década de 1960, parte das terras foi tomada para a construção de uma barragem. Posteriormente, em 1972, a situação foi agravada pelo início das obras da vila naval, sendo 57 famílias expulsas e sua estrada tradicional destruída pela marinha. Durante um tempo, para sair e entrar de suas terras pela base da marinha, as famílias que restaram foram obrigadas a usar um crachá humilhante, que os qualificava como invasores.
Em vários sites há depoimentos dos moradores que restaram no Quilombo dos macacos falando dos maus tratos que sofrem pelos oficiais da marinha e mesmo sem luz, agua encanada, saneamento básico, ao longo dos anos inúmeras casas foram queimadas e destruídas, moradores, parente e amigos que irão visitar são proibidos de entrar pela portaria da vila naval sendo obrigados a percorrer um caminho pelo meio da lama, correndo riscos de serem assaltados ou até violentados, muitas pessoas já foram vítimas de todo tipo de agressão, incluindo casos de violência sexual.
Na INTRODUÇÃO - deve ser apresentado o trabalho, qual o tema, qual o seu objetivo, o que é a ciência antropológica, falem em linhas gerais sobre o caso do Quilombo Rio dos Macacos. Trata-se de um comentário geral.  
4.2 No DESENVOLVIMENTO – nesta parte deve-se fazer a exposição do assunto propriamente dito. Discutam o caso do Quilombo Rio dos Macacos. Descrevam quais métodos e técnicas da disciplina poderiam ser úteis na análise do caso. Justifiquem por que estes métodos e técnicas seriam mais adequados. Façam aqui uma análise do caso interpretando-o através dos conceitos de Evolucionismo, Cultura, Etnia e Etnocentrismo. Discorra também sobre por que os conceitos de Etnodesenvolvimento e Relativismo poderiam ser utilizados para pacificar a situação do Quilombo.  
4.3 Na CONCLUSÃO – deve ser feito o fechamento do texto. É preciso discutir a importância da Antropologia para os assistentes sociais, as suas conclusões sobre o texto que desenvolveu e o que foi aprendido com a elaboração do mesmo. 
 5. Ao final do trabalho devem ser inseridas todas as referências bibliográficas utilizadas. 
 6. O trabalho deve conter: capa, o texto com introdução, desenvolvimento e conclusão e as referências bibliográficas.
 7. Deve ser digitado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5 cm e conter, no mínimo, duas páginas de texto.
 8. O trabalho deve ser postado em formato word ou pdf editável, ter margem superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm.

Continue navegando