A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário

Pré-visualização | Página 1 de 2

35857 . 5 - Metodologia da Pesquisa - 20211.AB
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
10/10
Assignment Content
Assignment Content
1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”
Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.
2. 
o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.
3. 
cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.
4. 
a presença de lideranças políticas é indispensável.
5. 
pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.”
Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/download/1012/762>. Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
Ocultar opções de resposta 
1. 
está utilizando o método dedutivo.
2. 
está utilizando o método indutivo.
3. 
está utilizando o método de campo.
4. 
está utilizando o método fenomenológico.
Resposta correta
5. 
está utilizando o método dialético.
3. Pergunta 3
/1
Leia o trecho a seguir:
“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”
Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) Interesse pessoal do pesquisador.
2) Relevância Científica.
3) Aumento da viabilidade de realização da pesquisa.
4) Relevância Social.
( ) Novos métodos para purificação da água salgada. 
( ) Água de maior qualidade entregue aos cidadãos.
( ) Comprometimento no fornecimento de água potável e corrente durante a infância do cientista.
( ) Há financiamentos em instituições de fornecimento de água para pesquisas afins.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
1, 3, 2, 4.
2. 
4, 3, 1, 2.
3. 
2, 4, 1, 3
Resposta correta
4. 
2, 4, 3, 1.
5. 
3, 4, 2, 1.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“A questão da pesquisa básica versus pesquisa aplicada ou pesquisa acadêmica versus pesquisa tecnológica não é nova e certamente não se esgotará agora. Ela envolve o governo de uma nação, o dinheiro dos contribuintes e as prioridades que a administração no poder procura dar à sua atuação. A questão tem se repetido ciclicamente, de modo que os resultados começam a ser previsíveis.”
Fonte: LOPES, O. U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada. Estud. av., vol. 5, n. 13, pp. 219-221. 1991. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141991000300015&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidades de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A Pesquisa Básica objetiva produzir conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista.
Porque:
II. A necessidade intelectual pelo conhecimento e sua meta pelo saber são o fim na pesquisa básica.
Agora, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Testar os procedimentos significa saber se as rotinas e técnicas que vamos utilizar são possíveis de execução com os recursos que dispomos ou iremos necessitar de novos recursos. Ex.: Na realização de pesquisa experimental com cão, é necessário que saibamos manipular o animal, anestesiar e os outros procedimentos da pesquisa. Apenas poderemos começar a pesquisa quando tivermos habilitados o suficiente com os procedimentos e questionários.”
Fonte: CASTRO, A. A.; CLARK, O. A. C. Planejamento da pesquisa, 2001. Disponível em <https://www.univates.br/media/Etica/leituras/Planejamento-da-pesquisa.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
De acordo com essas informações e o conteúdo estudado sobre métodos, analise as afirmativas a seguir:
I. O Método Histórico investiga eventos do passado a fim de compreender os modos de vida do presente.
II. No Método Estatístico os dados, depois de coletados, são reduzidos a termos quantitativos, demonstrados em tabelas, gráficos, quadros, etc.
III. O Método Etnográfico se refere a aspectos culturais e consiste no levantamento e na descrição de todos os dados possíveis sobre as sociedades e grupos, com a finalidade de conhecer melhor seus estilos de vida e cultura específica.
IV. Estudo de caso consiste em comparar padrões, costumes, estilos de vida, culturas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
I, III e IV.
3. 
II e III.
4. 
I, II e III.
Resposta correta
5. 
I, II e IV.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“Ao conhecer, caracterizar, analisar e elaborar sínteses sobre um objeto de pesquisa, o investigador dispõe atualmente de diversos instrumentos metodológicos. Sendo assim, o direcionamento do tipo de pesquisa que será empreendido dependerá de fatores como a natureza do objeto, o problema de pesquisa e a corrente de pensamento que guia o pesquisador.”
Fonte: SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA; C. D. DE; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I - Número I - Julho. 2009. Disponível em: <https://www.rbhcs.com/rbhcs/article/download/6/pdf>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e o