Buscar

Contabilidade do Agronegócio - Respostas UAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Contextualização do AgronegócioFerramenta externa
1) No conceito de agronegócio, devem ser consideradas as exigências do consumidor final, que, em uma visão sistêmica, é responsável por decisões dentro da cadeia produtiva. Sendo assim, é CORRETO afirmar:
D) Uma visão sistêmica é a somatória de ações desempenhadas pelos agentes, monitorados pelo governo e sob a pressão exercida pelos consumidores, que vai garantir o pleno atendimento das suas necessidades.
2) Em relação à definição mais moderna de agronegócio (VAN FLEET, 2016), que evoluiu desde o conceito inicial de Davis e Goldberg, em 1957, é CORRETO afirmar:
B) O agronegócio, de maneira resumida, envolve quatro "Fs" (em inglês): a) Food - alimentos; b) Fiber - fibras; c) Forest - produtos florestais; d) Fuel - (bio) combustível.
3) A política agrícola brasileira passou por muitas fases de concessão de crédito rural. Sendo assim, é CORRETO afirmar que:
B) O governo brasileiro tinha como objetivos modernizar a agricultura, incentivar a produção de alimentos e administrar os preços agrícolas.
4) A Reforma da Política Agrícola Brasileira fez parte da política governamental e trouxe muitas mudanças no cenário do agronegócio. É CORRETO afirmar que:
D) Em 1980, ocorreu uma crise dos mecanismos tradicionais de apoio ao setor agrícola, reduzindo linhas de créditos.
5) Existem vários estudos sobre agronegócio que contribuíram para uma melhor compreensão e para a formação de políticas agrícolas públicas de vários países. Avalie as seguintes afirmativas:
I- Entre as escolas e filiações teóricas que tratam do estudo do agronegócio, destacam-se as duas mais difundidas: a escola francesa das Cadeias de Produção
Agroindustrial (CPA) e a escola norte-americana dos Sistemas Agroindustriais (SAG). O conceito das duas escolas teve origem no final dos anos 1980.
II- O conceito de agribusiness passou a ser difundido no Brasil somente a partir da década de 1980. Foi apenas a partir da década de 1990 que a tradução do termo para o português (agronegócio) passa a ser aceita e utilizada no país.
III- A escola das Cadeias de Produção Agroindustrial (CPA) propõe que sejam estudados os processos de integração dentro do sistema agroalimentar, e pretende analisar qual será o caminho que o produto irá fazer e quais serão os agentes envolvidos no processo que tem início na produção e termina no consumo final do produto.
IV- A única definição de agribusiness foi elaborada por Davis e Goldberg, em 1957, como a soma total das operações de produção de suprimentos agrícolas; as operações de produção nas unidades agrícolas; e itens produzidos com eles.
V- A teoria da escola das Cadeias de Produção Agroindustrial (CPA) foi criada por pesquisadores da Bélgica e avança na definição de Davis, com a análise parte do produto final em direção à matéria-prima que lhe deu origem.
Dentro da contextualização apresentada, estão corretas as informações:
C) Somente II e III.
· Processo de gestão de propriedades rurais (empresas rurais)Ferramenta externa
1) Em relação à gestão da empresa rural, é CORRETO afirmar que:
C) Em uma empresa rural, aspectos relacionados à administração, como, por exemplo, técnicas, processos de produção e uso da tecnologia devem ser complementados pelos aspectos relacionados à liderança.
2) Em relação ao ciclo PDCA, é CORRETO afirmar que:
D) O ciclo PDCA foi empregado com sucesso nas empresas japonesas para aumentar a qualidade de seus processos.
3) Atualmente, o agronegócio possui dimensão mundial, ou seja, cadeias produtivas de diversos países se inter-relacionam e competem entre si. É CORRETO afirmar que:
B) A empresa rural deve buscar informações do mercado em que participa e, também, relacionamentos dentro deste mercado, trocar informações com fornecedores, clientes, instituições de pesquisa e colaboradores.
4) Em relação à gestão da propriedade rural, é CORRETO afirmar que:
E) Ao se unirem, os pequenos produtores podem obter um melhor desempenho econômico e negociar preços de insumo e de venda de maneira conjunta, aumentando o seu poder de barganha.
5) Em relação às etapas Planejamento e Ação do ciclo PDCA, é CORRETO afirmar que:
A) Na Etapa A (Action-Agir), serão analisados os problemas reais ou potenciais identificados na etapa anterior, ou as oportunidades de melhorias.
· Institutos Jurídicos do Direito Agrário e suas AplicabilidadesFerramenta externa
1) A desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é possível nos casos em que as propriedades rurais não estejam cumprindo com sua função social, mas para isso deve haver justa e prévia indenização em títulos da dívida agrária. Sendo assim, como ocorrem as indenizações?
E) Quando os prazos das indenizações forem iguais ou superiores a dez anos, poderão ser reduzidos em cinco anos, desde que o proprietário entre em acordo administrativo e concorde em receber o pagamento do valor das benfeitorias úteis e necessárias integralmente em TDA.
2) A Constituição Federal de 1988 e as legislações pertinentes, quando trataram da reforma agrária, estabeleceram que algumas propriedades não podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária. Assinale a alternativa correta acerca desse tema:
B) São insucetíveis de desapropriação as pequenas e médias propriedades rurais, assim definidas em lei, desde que seu proprietário não possua outra.
3) De acordo com a Lei no 8.629/93, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é pequena, média e grande propriedade rural.
C) Média propriedade é o imóvel rural com área superior a quatro e até 15 módulos fiscais.
4) A desapropriação para fins de reforma agrária é um procedimento administrativo no qual a União impõe a perda de um imóvel rural ao seu proprietário mediante indenização. Sendo assim, informe qual pressuposto deve justificar a desapropriação para fins de reforma agrária:
E) Interesse social.
5) Com relação ao direito de extensão previsto no artigo 4o da Lei Complementar no 76/93, assinale a alternativa correta.
D) Consiste no direito que assiste o proprietário de exigir que se inclua no plano de desapropriação a parte remanescente do bem que se tornou inútil ou de difícil utilização.
· Estrutura e funcionamento das associações e cooperativas que compõem o AgronegócioFerramenta externa
1) Há um interesse dos líderes mundiais em estimular o cooperativismo. Pode-se afirmar sobre este sistema:
C) O objetivo da cooperativa não é o seu lucro, mas o progresso sustentável das pessoas da região onde está instalada.
2) Em relação ao objetivo das associações, é correto afirmar:
D) Ao se unirem, os pequenos produtores podem obter um melhor desempenho econômico, negociar preços de insumo e de venda de maneira conjunta, aumentando o seu poder de barganha.
3) Em relação à diferença entre cooperativa e associação, é correto afirmar:
C) Os objetivos das associações são o de representar e defender os interesses dos associados, como: prestar serviços, viabilizar assistência técnica, cultural e educativa a eles.
4) Em relação às associações de produtores que venceram processos no CADE e OMC, é correto afirmar:
C) Em 2005, a Abrapa ganhou uma disputa na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos, que concediam subsídios aos seus produtores de algodão.
5) De acordo com a OCB, as principais cinco tendências para o cooperativismo brasileiro são:
E) Promover um aprofundamento do conteúdo relacionado ao cooperativismo, realizando cursos, palestras e workshops para divulgar a doutrina cooperativista.
· Custos, margens, participação do produtorFerramenta externa
1) Qual das alternativas se refere ao levantamento de dados composto por todos os custos variáveis que são desembolsados no processo de produção agrícola?
B) Custo operacional efetivo.
2) Com relação aos custos variáveis, é possível afirmar que:
C) ocorrem se houver produção agropecuária e mudam de acordo com a produção.
3) Com base nos custos de produção, o produtor pode interferir em qual(is) dos seguintes aspectos?
I) Decisões de compra e marketing.
II) Margem de lucro.
III) Decisões de investimento.D) I e III.
4) Qual item está relacionado ao custo associado à subutilização da mão de obra?
A) Custo de ociosidade.
5) Em geral, as orientações para o levantamento de custos de produção não sugerem
uma regra única ajustada ao contexto da propriedade rural. O que se recomenda
para realizar o levantamento de custos de produção?
I) Apresentação de custos variados e fixos separadamente.
II) Exclusão de dados coletados com erro.
III) Unidade de análise específica a cada ativo.
D) I, II e III.
· Política de Crédito RuralFerramenta externa
1) Assinale a alternativa que contém todas as finalidades de crédito rural previstas no Manual de Crédito Rural.
B) Crédito de custeio, investimento, comercialização e industrialização.
2) Assinale a alternativa que apresenta um dos requisitos necessários para que o produtor rural possa ser enquadrado no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).
A) Ter o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento.
3) Considera-se pequeno produtor rural para fins de concessão de crédito rural:
D) aquele que tenha auferido renda bruta anual agropecuária de até R$ 360.000,00.
4) Assinale a alternativa que descreve qual programa de crédito rural exige como critério para definição de beneficiário que a obtenção de no mínimo 80% da renda bruta anual seja originária da atividade agropecuária ou extrativista vegetal e que a renda anual não ultrapasse R$ 1.760.000,00, podendo ser proprietário, posseiro, arrendatário ou parceiro.
D) Pronaf.
5) Assinale a alternativa que apresenta objetivos da política agrícola previstos na Lei n.o 8.171/91.
B) Proteger o meio ambiente, garantir o seu uso racional e estimular a recuperação dos recursos naturais.
· Planificação contábil ruralFerramenta externa
1) Em uma empresa rural, assim como em uma indústria, os processos produtivos demandam uma organização operacional bastante complexa, que envolve máquinas, pessoas e suprimentos. A matéria-prima que será transformada em produto final, na empresa rural, também conhecida como insumo, pode ser conceituada como:
B) Todos os produtos utilizados na composição das culturas, do início ao fim do seu ciclo, tais como sementes, defensivos, fungicidas, inoculantes, entre outros.
2) Os produtos agrícolas, nas empresas rurais, têm várias características, dependendo do tipo de ativo a que se identificam. Podem ser atribuídas características de ativos biológicos ou plantas portadoras, dependendo da sua finalidade. Quando um produto agrícola estiver registrado na conta estoques, no ativo circulante, ele estará representando:
A) os bens que são considerados produtos acabados prontos para serem comercializados.
3) Em tempos de novas tecnologias de informação, comunicação e armazenamento de dados em nuvem, a contabilidade digital tem se tornado uma realidade. As empresas, independentemente do porte, têm se adequado às facilidades que esse serviço tem oferecido e que, embora mais ágil e prático, não deixa de exigir organização, disciplina e pontualidade na entrega dos documentos.
Na empresa rural, não é diferente. No entanto, para adequar-se, a definição da estrutura contábil da empresa é um dos passos mais importantes, pois por meio dessa estrutura é que o empresário rural poderá ter controle das variações de seu patrimônio ao longo do tempo. A organização desses elementos em uma estrutura que atenda à lógica da escrituração contábil, chama-se:
B) planificação contábil.
4) É possível encontrar muita similaridade entre a contabilidade de uma empresa comercial e de uma empresa rural, no entanto, dadas as características e particularidades atribuídas às suas atividades e seus ciclos operacionais, algumas adequações são fundamentais para que as informações disponibilizadas nas demonstrações financeiras estejam adequadas às necessidades dos usuários. A conta produtos em processo, na empresa rural, é representada por qual conta e grupo?
C) Culturas temporárias em formação, ativo circulante.
5) O que significa a seguinte afirmação: “no ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados”?
A) Faz referencia à “ordem decrescente de grau de liquidez”, ou seja, o bem mais rapidamente conversível em dinheiro deve constar em primeiro lugar.

Continue navegando