Buscar

Engenharia civil sustentavel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Agenda Ambiental na Administração Pública, A3P, é o programa que cuida da inserção de critérios ambientais nas áreas de governo, visando minimizar ou eliminar os impactos ao meio ambiente, provocados por atividades administrativas ou operacionais. Sobre esse programa, analise as afirmativas a seguir.
I. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente executar e fazer executar a política nacional e as diretrizes fixadas para a preservação do meio ambiente.
II. Cabe às empresas estatais e de economia mista desenvolver projetos e ações de combate ao desperdício.
III. A minimização do uso de materiais de escritório, tais como papel, clips e canetas esferográficas, é um dos indicadores de desempenho da A3P.
Está correto o que se afirma em
· A.I, apenas.
· B.II, apenas.
· C.III, apenas.
· D.I e III, apenas.
· E.II e III, apenas. Correta
O Selo Procel Edificações, estabelecido em novembro de 2014, é um instrumento de adesão voluntária que tem por objetivo principal identificar as edificações que apresentem as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes. Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados APENAS
Resposta: Três sistemas: Envoltória, iluminação e condicionamento de ar.
Julgue os próximos itens, referentes a tratamento de esgotos. O decantador secundário cria ambiente desfavorável ao crescimento de micro-organismos patogênicos e, assim, apresenta boa eficiência tanto na remoção dos sólidos em suspensão e de matérias orgânicas quanto na remoção desses microrganismos causadores de doenças.
( ) Certo
( X ) Errado
Determinado processo de tratamento de resíduos sólidos provoca a decomposição térmica do lixo, por meio da exposição a altas temperaturas e calor, quando colocado isoladamente em um reator com pouco ou nenhum oxigênio. No ambiente apenas o lixo é aquecido a uma temperatura entre 427 e 760 graus centígrados. A falta de oxigênio tem como objetivo evitar a combustão. Porém, eliminar completamente o oxigênio é impossível. A ocorrência de alguma oxidação possibilita, consequentemente, a formação de dioxinas e outras combinações que demandam tratamento dos gases. Esse processo de tratamento é conhecido como:
Resposta: pirólise;
Nas edificações, a técnica de resfriamento passivo, que consiste principalmente em não permitir que a radiação solar direta penetre no ambiente durante as horas de maior aquecimento do dia, obtida, com base na geometria solar, por meio da vegetação ou de componentes da própria edificação, como pérgulas horizontais ou verticais, venezianas, brises externos e outros protetores solares, é denominada:
Resposta: sombreamento.
A Hidrossemeadura tem a finalidade de preservar as áreas expostas dos taludes de corte e aterro da Instalação, bem como de Banquetas, Valetas ou outros dispositivos que se fizerem necessários, dando-lhes condições de resistência à erosão. A qualidade das sementes é fator decisivo para qualquer plantio. Considerando os aspectos listados na coluna à esquerda, faça as interligações correspondentes na coluna à direita, numerando os parênteses.
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Resposta: 1, 2, 3, 4, 5, 6
A crescente consciência dos desafios ambientais levou a sustentabilidade a uma abrangência necessariamente ampla, afetando o modo como administramos os recursos e construímos comunidades, e a questão exige uma abordagem holística que considere os impactos sociais, econômicos e ambientais de desenvolvimento e exija a participação total de planejadores, arquitetos, investidores imobiliários, proprietários de edificações, construtoras, fabricantes, bem como agências governamentais e não governamentais. Considerando o que preconiza o chamado desenvolvimento sustentável, de acordo com Francis D. K. Ching em seu livro Técnicas de Construção Ilustradas (p. 1.3), a alternativa que apresenta somente princípios que norteiam esse desenvolvimento é:
Resposta: Reduzir o consumo de recursos; Enfocar a qualidade; Eliminar produtos tóxicos.
Conforme o sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) utilizado para o desenvolvimento de edifícios de alto desempenho e sustentáveis, as categorias de avaliação siting (desenvolvimento sustentável local); water conservation (uso eficiente da água); energy (energia) e materiais (materiais) representam, respectivamente, os pesos percentuais de:
Resposta: 20%, 07%, 25% e 19%.
Para garantir a eficiência energética no projeto e construção de edifícios, deve-se:
Resposta: instalar tanques para armazenar água da chuva, a fim de utilizá-la para fins não potáveis como em descargas de vasos sanitários, em máquinas de lavar roupa, para irrigação de jardins e lavagem de veículos e quintais.
A construção civil é o setor responsável pela implantação de infraestrutura de base, como geração de energia, saneamento básico, comunicações, transporte e espaços urbanos, além da execução de edifícios públicos e privados. Em relação à sustentabilidade na construção civil, considere as seguintes afirmações.
I A construção civil é o setor da economia que mais gera resíduos.
II Um dos erros mais comuns na seleção de produtos para projetos mais sustentáveis é a desconsideração do impacto do transporte, pois este implica significativos impactos ambientais, principalmente para produtos de grande volume transportados por via rodoviária.
III Resumidamente, o impacto ambiental da construção civil depende apenas da concepção, do projeto e da execução de obras.
IV O artigo três da RESOLUÇÃO CONAMA n. 307, de 5 de julho de 2002, estabelece que os resíduos da construção civil da Classe A são os recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras entre outros.
Das afirmações, estão corretas
Resposta: I e II.

Outros materiais