Buscar

NEUROANATOMIA 12 08- telencéfalo

Prévia do material em texto

Morfofisiologia II- Sistema nervoso - MEDICINA UNIMAR.T28/ BEATRYS JULIANI RAMALHO
NEUROANATOMIA 12/08
TELENCÉFALO
O paciente que tem um problema no cérebro, tem um problema em uma área grande. O cérebro está acima do tronco encefálico e acima da tenda do cerebelo. É uma área encefálica- dentro da caixa craniana.
O telencéfalo é constituído por substância branca e cinzenta. A substância cinzenta está na superfície da estrutura- córtex cerebral, constituído por neurônios especializados em cada região cortical. Mais de 50 áreas baseadas na cito arquitetura dos neurônios presentes em suas áreas. 
Centro branco: substância branca logo abaixo do córtex.
Núcleos são aglomerados de corpos neuronais, dentro da substância branca. Temos os ventrículos laterais, formados concomitantemente.
Temos ventrículos laterais no telencéfalo, terceiro ventrículo no cerebelo e quarto ventrículo no tronco encefálico, existe uma comunicação entre esses ventrículos, por onde passa o líquor de maneira unidirecional. 
Substância cinzenta e branca: cinzenta – superfície e como núcleos na parte central 
As circunvoluções, que são dobraduras do tecido, criam giros é a massa que forma a dobradura (são todos diferentes) cada giro apresenta uma função diferenciada. Todos esses giros são separados por sulcos. Os sulcos ajudam a fazer uma delimitação de grupos de giros
Lobos: são grupos de giros, cada um tem sua função
Fissura longitudinal: separa parcialmente os dois hemisférios, porque na parte mais inferior temos o corpo caloso que é chamado de comissura (feixes de axônio que cruzam a linha média de forma perpendicular que cruzam informações entre os hemisférios), já na decussaçao os axônios cruzam a linha média de maneira obliqua. 
Classificação anatômica: 
Cada giro recebe um nome e tem uma função específica. 
Existem sulcos mais profundos. Sulco lateral separa o lobo temporal do frontal e do parietal; sulco central delimita o lobo frontal e o parietal; sulco parieto-occipital separa o lobo parietal do lobo occipital. 
Através desses sulcos conseguimos delimitar os lobos do telencéfalo. 
Lobo da insula: no sulco lateral, abrir, para poder enxergar esse lobo. 
Classificação funcional 
O telencéfalo é dividido por áreas de projeção (se projetando ou recebendo projeções de fora do SNC) e por áreas de associação.
Áreas de projeção são consideradas áreas primárias que servem para trazer ou levar informações. Informação sensorial chega à área primária. 
O lobo parietal, temporal, occipital e da insula só recebem informações sensoriais. O lobo frontal é o único que tem uma área primária que é motora. As informações sensoriais chegam aos lobos temporal, Parietal, Occipital E da insula a reposta e processam a informação e enviam informação para o lobo frontal para que as respostas motoras sempre saiam do lobo frontal. 
Além das áreas primárias, temos as secundárias e terciárias. 
Esse sulco central apontado divide um grupo de giros. O grupo de giros anterior é o que forma o lobo frontal. O primeiro giro anterior forma o giro pré-central, ou seja, é o giro motor, de onde inicia o trato corticoespinal. O primeiro giro atrás do sulco central é o giro pós-motor, onde chegam informações sensoriais, tato, pressão, temperatura, dor. Se é uma lesão que pega o giro pré e o pós central, é uma lesão que compromete giros motor e sensitivo. 
no caso do nosso paciente, teve um comprometimento motor lesão do giro pós-central (comportamento motor voluntário). 
A informação passa das áreas primárias, para as secundárias e dali para as terciárias que interpretam e elaboram uma resposta. 
Lobo parietal: área primária somestésica
Nesse giro pós-central envolve informação sensorial de mão, braço, perna. Na área primária, existe uma representação sensorial. Temos modalidade sensorial geral. Paladar, olfato. tem lobos específicos 
O temporal sensorial da audição
O parietal sensorial geral
Occipital sensorial geral
Límbico sensorial olfato e paladar
Frontal dá a resposta. 
Homúnculo sensitivo: indica que na região cortical existe uma grande quantidade de neurônios sensitivos para mão- ferramentas de sobrevivência- e boca- entrada de alimentos.
Sensibilidade importante. 
Giro pós-central: é uma área primária capaz de interpretar informações sensoriais primárias. 
Na ressonância magnética de um paciente com AVE tem que observar o córtex. 
Giro cuneo (em verde) área primária, chega informação visual que é levada para outros locais, secundário e terciário para uma interpretação mais específica. 
Tem somente três giros. A área primária ocupa o primeiro giro informação da audição.
O lobo da insula é formado por giros longos e por giros curtos paladar e olfato 
Motivacionais- fome, frio, calor. 
Pacientes que tem problemas no sistema límbico, pode ter mudanças comportamentais. 
Tem lobos dos dois lados. – São separados pela fissura longitudinal. O que acontece no Hemisfério esquerdo é diferente do que acontece do H. direito. Com exceção das áreas primárias. 
A fissura longitudinal separa um hemisfério do outro. O hemisfério Esquerdo trabalha diferente do HD, exceto na área primária, nela o que é trabalhado do lado direito, é trabalhado do lado esquerdo. Áreas secundárias e terciárias são trabalhadas de forma diferentes, porque tem funções diferentes. 
A área da fala está do lado esquerdo e do lado direito não existe. 
Área motora com movimento voluntário na área primária do lobo frontal primeiro giro 
No córtex tem um neurônio que vai enviar informação motora pelo trato cortico espinal para a musculatura, até o tronco ou até a medula. 
A origem do comportamento motor voluntário. Qualquer paciente com AVE pode ter alterações nesse giro. 
Esse homem sofreu uma lesão no lobo frontal. não teve uma parada cardiorrespiratório porque é no tronco encefálico que temos o controle de funções vitais inconsciente. Esse homem teve um comprometimento de comportamento, inteligência, pensamento, memória. 
SUBSTÂNCIA BRANCA
SÃO axônios que formam fibras de projeção e de associação. 
As lesões que podem ocorrer na substância branca, feixe de axônios, também são importantes, porque fazem associação entre áreas corticais. corpo caloso é uma comissura de fibras de associação. 
todas as câmaras ventriculares. 
Os ventrículos laterais estão no telencéfalo, o terceiro ventrículo está no diencéfalo e o quarto está na região do tronco encefálico e cerebelo.
No córtex, temos a substância cinzenta, abaixo do córtex temos a substância branca e dentro da substância branca temos núcleos de substância cinzenta núcleos da base, no telencéfalo. 
Lá na substância negra do mesencéfalo temos neurônios dopaminérgicos que se projetam para os núcleos da base e nos núcleos da base temos neurônios que se projetam para a substância negra. a dopamina é o combustível para o funcionamento dos núcleos da base, que tem função importante no comportamento motor. são outro centro motor, além do cerebelo. Lembrando que a motricidade tem origem no giro pré-central que é a área primária motora do lobo frontal. Faltou dopamina? Núcleos não conseguem fazer ajuste da motricidade assim não consegue regular o estado de repouso/parado da mão, por exemplo.
Para a parte motora é um centro importante de informações. 
Se eu decidir pegar um copo, a decisão é feita por áreas terciárias do frontal que entram em contato com áreas secundárias do lobo frontal, relacionadas a atividades motoras. Decisão, planejamento, mas precisa de ajuda dos núcleos da base para ativação dos músculos utilizados, então a informação é enviada para a área primária do lobo frontal que ativa o trato corticoespinal para realizar a ação motora. 
A informação sai do trato corticoespinal e o córtex entra em contato com os núcleos da base e com a substância negra e modulam a informação motora que vai sair, para refinar esse ato motor. 
DIENCÉFALO 
Região mais central. Está organizado em quatro regiões distintas. Está exatamente acima do tronco encefálico e abaixo do fornix, logo abaixo do corpo caloso. 
No diencéfalo encontramoso terceiro ventrículo. Mas ele não aparece, porque o diencéfalo forma a parede do terceiro ventrículo. Essa divisão do terceiro ventrículo existe uma formação do aqueduto mesencefálica que alcança o quarto ventrículo. 
O tálamo é a maior massa de tecido. O hipotálamo tem mais ou menos 1 cm, mas tem informações muito importante. 
A delimitação é dada por limites neuronais. 
Corpos mamilares pertencem ao hipotálamo.
Infundíbulo preso na hipófise, está após o quiasma e na sequencia tem o corpo mamilar. 
A partir de vias do sistema nervoso simpático e parassimpático o SNA vai ter funções corporais. 
Tato protopático pode ser uma via de ativação cortical.
a exceção é a informação de audição que vai direto para o córtex.
quando uma informação sensorial alcança uma área primária, ela se torna consciente. A área primaria é a única que dá consciência 
A melatonina só é produzida e tem efeito no escuro e no período da noite.
Existe uma via de dopamina que é direcionada para o sistema límbico. É quantificada por neurônios da região da habenula para ser direcionada para outros locais. 
Pacientes com lesão de subtálamo apresentam hemibalismo pessoa não consegue parar de se movimentar- movimento involuntário frequente. 
Atua também na motricidade somática- voluntária. 
Está próximo, se comunicando com a substancia negra e núcleo rubro. 
2

Continue navegando