Buscar

Perspectivas Profissionais (GTU100) avaliação 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alexssandro de Souza Silva (3168475)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:665690) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28168289
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	 b)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 c)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 d)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	Há uma classificação das Instituições de Ensino Superior que é proposta pelo Ministério da Educação e Cultura que parte da perspectiva de organização das mesmas. Podemos, deste ponto de vista, classificar as IES como Instituições Universitárias e Instituições não Universitárias. Comparando estes dois tipos de IES, podemos identificar diversas características que lhe são próprias e que esclarecem sua organização. Sobre estes dois tipos de IES, universitárias e não universitárias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Universidades especializadas, como um tipo de Instituição Universitária, atua em área específica do conhecimento com excelência em seu serviço de ensino e qualificação do seu corpo docente.
(    ) Os Centros Federais de Educação Tecnológica são um tipo de Instituição Universitária que foca na formação de cunho mais técnico, oferecendo cursos especializados em educação tecnológica.
(    ) As Faculdades Integradas, um tipo de Instituição Não Universitária, possuem regimento unificado e compreendem vários cursos, sem a obrigatoriedade da pesquisa e extensão.
(    ) Uma Faculdade Isolada se diferencia das outras faculdades, pois é híbrida no quesito de ser tanto Universitária quanto Não Universitária, em termos de organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	3.
	Podemos classificar as Instituições de Ensino Superior (IES) de muitas maneiras, utilizando diferentes critérios, como o acadêmico, o administrativo e o de formação. Um modo de classificar as IES é identificando-as em dois grupos, se são públicas ou privadas. Sobre as IES públicas ou privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As Instituições de Ensino Superior mantidas pelo Poder Público podem ser ao nível Federal e Estadual, sendo que ao nível Municipal só há IES privadas, com ou sem finalidade de lucro.
	 b)
	As IES Confessionais fazem parte do grupo das distintas instituições públicas de ensino no Brasil, estando entre as mais requisitadas para a formação superior.
	 c)
	Todas as Instituições de Ensino Superior que são privadas compartilham de pelo menos uma característica essencial, que as difere das públicas, que são os fins lucrativos.
	 d)
	Entre as IES privadas, temos as Comunitárias e as Filantrópicas, esta última oferece seus serviços em caráter complementar às atividades do Estado conforme consta na LDB.
	4.
	Na elaboração de um projeto de pesquisa, o acadêmico deve-se atentar para os itens obrigatórios, tanto do processo quanto do que vai no papel. A obrigatoriedade destes itens está vinculada à necessidade de clareza, objetividade, organização, sistematização, entre outras coisas, que devem estar presentes no fazer pesquisa. Entretanto, há também certos itens que são opcionais, e dependerá da escolha do pesquisador, se irá ou não utilizar. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um item que é opcional no projeto de pesquisa:
	 a)
	A hipótese.
	 b)
	A revisão bibliográfica.
	 c)
	As referências.
	 d)
	A metodologia.
	5.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	 a)
	Metodologia.
	 b)
	Resumo.
	 c)
	Introdução.
	 d)
	Resultados.
	6.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	7.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	As instituições de Ensino Superior classificam-se conforme a legislação nacional e apresentam algumas especificidades, conforme sua estrutura e organização. Dessa forma, as instituições podem variar conforme as características de finalidade e função. Sobre os tipos e graus de cursos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O bacharelado consiste no curso superior generalista, para o exercício da atividade profissional, acadêmica ou cultural.
(    ) Os tecnólogos seriam os cursos de formação especializada no Ensino Médio que equivalem ao EnsinoSuperior.
(    ) A licenciatura constitui uma forma de curso superior que qualifica o diplomado para atuar na docência.
(    ) A especialização ocorre nos programas de doutorado, abertos a candidatos diplomados em licenciaturas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	
	Elaborar um projeto de pesquisa não é um bicho de sete cabeças, não é algo tão difícil que somente pessoas com muita experiência podem fazer. Um estudante do Ensino Superior pode e deve fazer pesquisa, e elaborar projetos, enriquecendo seu conhecimento sobre o mundo. Todavia, algumas observações devem ser levadas em conta para que o projeto de pesquisa seja válido. Por exemplo, há certos itens que não devem ser colocados no projeto de pesquisa. Sobre o item que não pode estar inserido em um projeto de pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Delimitação do tema.
	 b)
	Resultados e discussões.
	 c)
	Justificativas.
	 d)
	Objetivos gerais, podendo ter os específicos.
	 *
	Observação: A questão número 9 foi Cancelada.
	10.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Parte inferior do formulário