Buscar

Portfólio 1 Psicologia do Des e da Aprend

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
PORTFÓLIO – 1 
CICLO – 2 DE APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
TUTORA: Lilian Paula Degobbi Bergamo
ALUNO: Elias Jose Lima da Costa
RA: 8057207
JI-PARANÁ – RO
2020
Descrição da atividade
Com base nas leituras do Capítulo 3: Aprendizagem, do Capítulo 4: Desenvolvimento, do livro: Fundamentos Psicológicos da Educação, bem como da Unidade 3 da obra Psicologia da Educação, estudados no primeiro e segundo ciclos de aprendizagem, elabore um texto buscando responder as seguintes questões:
1) Quais os parâmetros definidores do desenvolvimento?
O desenvolvimento, assim como a aprendizagem, é um fenômeno da vida do ser humano alterado constantemente, em relação a uma situação anterior, durante o ciclo vital assim como afirma Carmo (2012, p.146): “por desenvolvimento entendemos todas as alterações que ocorrem dentro do ciclo de vida e passa a fazer parte da constituição do indivíduo.” Um exemplo é o Desenvolvimento e sequencia ordenada (mudança quantitativa), que se caracteriza por mudanças típicas da espécie humana determinadas pela Filogênese, ou seja, compreende o ciclo vital de todo ser humano, mesmo que haja variações de indivíduo para indivíduo por fatores biológicos, sociais ou ambientais, todo ser humano passa por estas fases: concepção, feto e posições fetais, vira bebê, nasce, engatinha, fica de pé, começa a falar, e assim por diante, seguindo uma sequencia de transformações. Outro exemplo é os Períodos de desenvolvimento socialmente determinados (mudança quantitativa) que se caracteriza por estar presente em toda espécie humana em decorrência da genética e da evolução, porém se tonam socialmente determinados uma vez que cada sociedade vive essas mudanças de forma diferente, vejamos alguns exemplos: A noção de infância é recente no ocidente, uma vez que infância é entendida como um estado de direito, diferente de ser criança, ou seja, as crianças desse lugar e época não tinham seus direitos e deveres assegurados. Outro exemplo que se faz presente em nossa sociedade atual, mais especificamente no Brasil, é a compreensão de maturidade. Um indivíduo tem maturidade para votar aos 16 anos de idade, porém na mesma idade não pode dirigir um veículo pela imaturidade. Nota-se um duplo entendimento sobre maturidade nesse caso e muitos outros casos.
2) Aponte duas características que marcam o desenvolvimento físico, cognitivo e social na infância (na primeira, segunda ou terceira infância, escolha uma delas). 
O Desenvolvimento físico se caracteriza por seguir uma sequencia de mudanças genéticas no ciclo vital do ser humano (mudanças quantitativas). Segundo Carmo (2012, p.158), essas mudanças se iniciam no pré-natal e nascimento, estendendo-se no ciclo vital. Alguns exemplos são: desenvolvimento dos músculos e o desenvolvimento motor na primeira infância. O Desenvolvimento cognitivo (mudança qualitativa) está ligado às atividades mentais superiores como a linguagem, pensamento, raciocínio, solução de problemas e aquisição de conceitos, Carmo (2012, p.163). Podemos citar como exemplo na primeira infância, a aquisição de uma linguagem mais coerente e o pensamento representativo da criança no estágio pré-operatório. Resumidamente, entende-se o Desenvolvimento social como a interação do indivíduo com o meio. Segundo Carmo (2012, p.178), “... desde bebê, o indivíduo está exposto a formas específicas de interação dadas pela cultura.” Essas interações na primeira infância podem ser, por exemplo, a socialização primária onde a criança em meio à família aprende valores, normas e condutas e a socialização secundária que ocorre principalmente na escola criando laços de amizades com colegas e professores.
3) Quais as formas de aprendizagem existentes? Escolha duas formas e as apresente, indicando sua relevância no processo educacional. 
Aprendizagem por ensaio-e-erro: esta aprendizagem, como o próprio nome diz, se caracteriza pela busca aleatória de respostas para um determinado problema, dependendo somente do conhecimento prévio e intuitivo do pesquisador. Tanto na aprendizagem formal quanto na informal, o pesquisador faz testes para encontrar a resposta ou através da resposta, faz testes para achar o caminho que chega a ela. Na escola, os efeitos negativos no aluno pode ser frustração, baixa autoestima e até a desistência por não encontrar as respostas. Os efeitos positivos pode ser uma fixação mais consistente do conteúdo pelo próprio aluno por ele mesmo achar o caminho da resposta e o tornar um aluno autônomo investigador.
Aprendizagem por seguimento de regras: nesta aprendizagem o indivíduo deve seguir um modelo proposto para chegar ao aprendizado, permitindo que o mesmo não passe pela experiência de tentativas fracassadas. Carmo (2012, p.101) afirma que "uma regra é qualquer declaração que indica uma ação a ser executada", sendo assim, essas ações podem ser norteadas por instruções, mandos, solicitações, etc. A grande vantagem do uso da aprendizagem na educação é que o aluno não precisa aprender tudo através da experiência direta, pela regra, professor e aluno poupa tempo e o aluno aprende de forma mais efetiva.
4) Os processos de discriminação e generalização estão envolvidos na formação de conceitos. Explique esses processos e dê um exemplo de cada.
A formação de conceito está diretamente ligada ao conhecimento, nomeação, formas físicas e abstratas das coisas, por esse motivo ela é indissociável do processo de Discriminação e Generalização. Podemos confirmar essa interdependência nas palavras de Whaley; Mallot (1980): “com isso, queremos afirmar que a formação de conceitos se dá a partir de dois processos básicos da aprendizagem: generalização e discriminação”.
Vejamos: se a formação de conceitos está ligada aos conhecimentos anteriormente mencionados, definimos a Discriminação como a habilidade usar esse conhecimento para classificar e diferenciar um objeto, coisa física ou abstrata das demais, tornando-a única através da conceituação. Por exemplo: uma bicicleta é chamada de bicicleta pelo nosso conceito de nomeação, forma física, dentre outras discriminações que a diferimos de um carro. Da mesma forma, Generalizar é usar desse conhecimento para conceituar varias coisas semelhantes em um mesmo grupo, por exemplo: generalizamos o conceito de música, toda junção de ritmo, harmonia e melodia, porém existem vários estilos musicais.
Referências
CARMO, J. S. Fundamentos Psicológicos da Educação [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Psicologia em Sala de Aula).
WHALEY, D, L.; MALLOT, R. W. Princípios elementares do comportamento. São Paulo: EPU, 1980. V. 1 e 2.

Continue navegando