Buscar

EJA 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EJA
Educação de Jovens e Adultos
Coordenação: Prof.ª Juliana de Moraes Prata
AD1 – 2020.1
Questão 1 (valor: 2,5 pontos) Qual a importância do Manifesto dos Pioneiros, de 1932, para o debate sobre o direito à educação para todos os brasileiros?
Renovação educacional com concepção progressista e de influência norte-americana. Foi muito propício para desperta do problema da escolarização. 
Questão 2 (valor: 2,5 pontos) No início da década de 1960 surgiu uma série de movimentos populares de alfabetização. Nesse contexto, o governo brasileiro criou o Programa Nacional de Alfabetização – PNA. Quais eram os objetivos do PNA? Quem foi o educador responsável pela sua organização? E como terminou o programa?
Mobilizar a participação, a cooperação e os serviços de agremiações estudantis, sindicatos profissionais, sociedade de bairro, instituições religiosas, organizações da sociedade civil, organizações militares, organizações patronais, o magistério e vários outros setores, para alfabetização a parti do chamado "Método Paulo Freire".
O educador responsável foi Paulo Freire.
O PNA teve vida curta, sendo silenciado pela força das armas. 
 
Questão 3 (valor: 5,0 pontos) O fichamento bibliográfico é o resumo, resenha crítica ou comentada das ideias principais abordadas por determinada obra. Escreva um fichamento do texto “A Trajetória Histórica da EJA no Brasil e suas Perspectivas na Atualidade”(Miranda et al, 2016). (Texto presente na plataforma).
Fichamento: A trajetória Histórica da EJA Brasileira.
Referência Bibliografia: Miranda, Souza, Pereira.
O contexto histórico da educação de jovens e adultos (EJA) no brasil constitui-se numa forma de compreender e referenciar a representação teórica de uma política pública educacional que busca promover uma efetiva mudança no senário educacional do país dando oportunidade a pessoas que não tiveram acesso à escolarização no momento adequado.
A (EJA) se faz notável no brasil desde a época de sua colonização com os jesuítas que se destacavam a alfabetizar catequizar tanto crianças indígenas quanto os adultos em uma intensa ação cultural e educacional afim de propagar a fé católica.
Na década de 1930 é que a educação jovens adultos efetivamente começa a se destacar no senário educacional do país. Em 1934 o governo cria o Plano Nacional de Educação que estabeleceu como dever do estado o ensino primário integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensiva para adultos como direito constitucional (FRIEDRICH).
Em 1947 foi lançada discussão sobre analfabetismo e a educação de adulto no brasil, nessa época cria (SNEA) Serviço Nacional da Educação de Adulto voltado para o ensino Supletivo, surge a 1° Campanha Nacional de Educação de Adolescente e Adulto (CEAA), posterior em 1949 surge o Seminário Interamericano de Educação de Adulto.
Em 1950 foi realizada Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA), e na década de 60 o Movimento da Educação Base (MEB) VIEIRA, 2004. Em 1967 o governo militar cria Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) STRELHOW, 2010.
Em 1970 destaca-se no país o ensino Supletivo criado em 1971 criado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n° 5.692/71) brasil, 1971.
Nos anos 80 foi possível implantar a Fundação Nacional para Jovens e Adultos vinculada ao Ministério da Educação que ofertava apoio técnico e financeiro as iniciativas de alfabetização existentes (VIEIRA, 2004).
Somente em 1996 surge a nova Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) (n° 9394/96), que reafirma o direito dos jovens e adultos trabalhadores ao ensino básico e ao dever público sua oferta gratuita, estabelecendo responsabilidade ao entes federados através de identificação e mobilização da demanda, com garantia ao acesso e permanência Brasil, 1996.
Em 2003 o governo federal criou Secretaria extraordinária de Erradicação do Analfabetismo, voltado para ocurso de formação profissional o (PROJOVEM).
Em 2007 o Ministério da Educação (MEC), aprova criação de Fundos de Desenvolvimento da educação Básica (FUNDEB), passando, todas as modalidades de ensino, a fazer parte dos recursos financeiros destinados a educação Brasil, 2007.
No cenário atual, a sociedade vê a juventude e o adulto analfabeto como sinônimo de problema e motivo de preocupação.
A Educação de Jovens Adultos (EJA) no brasil é marcada pela descontinuidade e por tênues políticas públicas, insuficientes para dar conta da demanda potencial e do cumprimento do direito, nos termos estabelecidos pela Constituição Federal de 1988.

Continue navegando