Buscar

1618330547954_A1 Desenvolvimento Humano e Social

Prévia do material em texto

Não é possível dar uma resposta simples, mesmo compreendendo que a inserção efetiva da educação, seja primordial à formação do indivíduo, do cidadão, pois estabelecer condições dialéticas gera formares de opinião. O que reflete na forma com que interagimos com a sociedade, e como a sociedade devolve reativamente para as pessoas enquanto indivíduos.
A formação, do indivíduo de fato começa na família, a escola deveria trazer os elementos que nos prepara para a convivência coletiva, ela tem sido ferramenta de opressão, e tem servido aos opressores continuando um discurso excludente, pessoas negras, pessoas de ascendência indígenas, asiáticos, e de um modo geral pessoas pobres não importa a cor da pele, a obliquidade dos olhos não são devidamente lembradas, estudadas e compreendidas como forças de trabalho importantes para a construção do pais do ponto de vista econômico, e no fim somos miscigenados, em nossa formação antropológica todos tem ampla participação.
A sociedade deve caminhar para uma forma de gerir a riqueza mais social, não tem a menor lógica não garantir trabalho, emprego, educação de qualidade, saúde pública e moradia, aos cidadãos. Estamos perpetuando esse capitalismo financeiro que visa o dinheiro pelo dinheiro. Os melhores IDHs do mundo, estão em países que estão continuamente abraçando um capitalismo com foco no plano social. Quanto menos seus cidadãos sofrem para obterem o mínimo é melhor para a sociedade como um todo. Pois planos assistencialistas não resolvem nada, tão somente agem como um paliativo. Educar para termos adultos seguros e competentes. Assegurar empregos que sejam suficientes e necessários para que a pessoa possa garantir sua vida com dignidade, se todos tivessem acesso a tudo e fosse mais equilibrado, não teríamos bolsões de pobreza.
A verdade é que tem de haver menos corrupção, e mudança de padrão de comportamento de todos, o que não é mérito da escola sozinha, teremos de passar por uma revolução da nossa vida, temos enquanto brasileiros um comportamento tóxico, claro que não se pode generalizar mas a infeliz história do jeitinho brasileiro pegou, e bastante gente se guia por ela, se concentram em levar vantagem sobre qualquer pessoa ou instituição. Esse comportamento precisa ser banido, a ética, a moral tem que ser levados a sério, precisamos ter consciência coletiva. Somente uma consciência coletiva ativa, lúcida, efetiva é capaz de alterar o nosso mundo, para termos verdadeira empatia com o outro, sendo o liame ao seu mundo pessoal de sofrimentos, dificuldades, esse contato nos humaniza e se entendermos que a sociedade é para nós mesmos, entre o labor e o deleite a organização coletiva serve ao bem estar do convívio humano, e interação com a natureza.

Continue navegando