Buscar

Concorrência Monopolística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Concorrência Monopolística
Concorrência Monopolística é uma estrutura de mercado intermediária que possui características da concorrência perfeita misturada com as características do monopólio, mas que, também, não é o oligopólio.
Algumas características:
· Grande número de empresas e compradores
· Produto transacionado é heterogêneo
· Inexistência de barreira á entrada de novos participantes
Consequências geradas por essas características de estrutura de mercado:
A existência de grande número de firmas nesse mercado faz com que cada uma delas responda (atenda) por uma pequena fração da produção total do mercado. Já a heterogeneidade do produto pode ser real (diferenças facilmente perceptíveis nas características do produto, como: composição química, sabor, serviços oferecidos, tamanho etc.) ou ilegítima (diferenças superficiais, como: marca, embalagem e design, por exemplo), e são essas diferenças dos produtos que dão às empresas monopolisticamente competitivas o poder de estipulação dos preços das mercadorias, pois elas oferecem bens e serviços únicos e diferentes entre si. 
Por fim, a inexistência de barreiras à entrada de entrada de novas firmas nesse mercado (assim como ocorre no mercado de concorrência perfeita) faz com que o lucro extraordinário tenda a desaparecer, ao longo do tempo.
Importante
Quando as diversas empresas concorrentes vendem bens e serviços diferentes (heterogêneos), a preços diferentes, elas buscam alternativas de fazer com que os compradores prefiram fazer negócio com a empresa delas (em vez de finalizar uma negociação com a empresa concorrente). Assim, para tentarem conquistar um possível comprador, as firmas que compõem o mercado de concorrência monopolística vão utilizar de muitas ferramentas de marketing para conquistarem a preferência dos consumidores.
Na concorrência perfeita, os produtos transacionados são homogêneos (iguais), o que faz as empresas copiarem o preço de equilíbrio estipulado pelo mercado (price takers). Já na concorrência monopolística, como os produtos são heterogêneos, as firmas podem estipular o preço que acharem mais convenientes (price makers).
QUESTÕES
A concorrência monopolística mistura quais características do mercado de concorrência perfeita e do mercado de monopólio? I – Livre entrada e saída de ofertantes no mercado. II – Poder de influenciar, ainda que de forma limitada, o preço a ser praticado no mercado (price maker). III – Existência de apenas uma empresa que oferece determinada mercadoria no mercado.
b) As alternativas I e II estão corretas
Por qual motivo a preservação do lucro extraordinário, ao longo do tempo, não é vista em mercados de concorrência monopolística?
d) Porque inexistem barreiras à entrada de novos participantes
O lucro extraordinário não permanece, ao longo do tempo, nos mercados de concorrência perfeita e concorrência monopolística. No entanto, existe uma diferença que faz esse lucro extraordinário desaparecer nesses dois mercados. Qual diferença é essa?
c) Quando acontece a entrada de novos participantes nesses mercados, a curva da oferta é deslocada para a direita, no mercado de concorrência perfeita, enquanto a curva da demanda é deslocada para a esquerda, no mercado de concorrência monopolística.
Referência: Microeconomia - Wiliam Retamiro

Continue navegando