Buscar

Transferencia, contratransferencia

Prévia do material em texto

Transferência, contratransferência na interpretação
A transferência é por si só um construto fundamental que norteou as grandes descobertas dentro da clínica psicanalista e contribuiu também na ampliação visionária da psicanálise. Ela se víncula estritamente dentro das relações humanas, podendo manisfestar-se através da percepção em damasia dos afetos que não foram fundamentados por sua realidade psíquica.
“Essa transferência foi precisamente estabelecida não apenas pelas ideias antecipadas conscientes, mas também por aquelas que foram retidas ou que são inconscientes” (Freud, 1912, p.112)
A contratransferência é uma teoria que teve modificações e aperfeiçoamentos com o tempo, através de Freud se tem uma introdução do assunto, que ganha destaque com outros teóricos mais modernos, sendo alguns desses teóricos pensadores que se posicionam em relação aos sentimentos verdadeiros que ocorrem na contratransferência, destacando como prioridade as emoções negativas que são expressadas pelo paciente. 
Diante de um contexto em que exista uma relação terapeútica entre o analista e o paciente, a interpretação pode ser considerada um elemento chave da psicanálise. Freud notará a importância da interpretação na virada do século, em 1901, que pode ser exemplifcada como “uma nova conexão de significado” (Etchegoyen, 1991). 
Contudo, pode-se dizer que a interpretação parte primordialmente através da percepção dinâmica da transferência, que ocorre dentro da relação entre o analista e o paciente. E essa posição do analista utilizando-se do método interpretativo da transferência, podem promover mudanças significativas na vida psíquica das pessoas, causando insights e questionamentos de fatores anteriores que podem levar os pacientes a quebrarem suas barreiras reprezadas em seu sub-consciente. 
Referências
ETCHEGOYEN, H. (1991). Fundamentos da técnica psicanalítica. (2.ª ed.) Porto Alegre: Artes Médicas.
FREUD, Sigmund (1912). A dinâmica da transferência. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago, 1996, pp. 107-119.
SANTOS, Joana Rocha. Transferência, contratransferência e interpretação da transferência: Regularidades e diferenças entre a psicanálise e a psicoterapia psicanalítica. Coimbra: Instituto superior Miguel Torga, 2016.
SANTOS, Manoel Antônio dos. A transferência na clínica psicanalística: a abordagem freudiana. Temas psicol.,  Ribeirão Preto ,  v. 2, n. 2, p. 13-27, ago.  1994 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1994000200003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  04  abr.  2021.

Continue navegando