Buscar

Atividade 01 - Trabalho e Sociedade (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP
CURSO: Serviço Social
Disciplina: Trabalho e Sociedade
Professor: Francisco Augusto
Aluno: lidiene de Araújo Simões
Matrícula:20137703
Atividade 01
1- Realize a leitura do capítulo 8 do livro Sociologia para jovens do século 21. Explique, com suas palavras, o significado de castas, estamentos e classes sociais.
. Casta é um sistema tradicional, hereditário ou social de estratificação, ao abrigo da lei e com base em classificações como a raça, a cultura, a ocupação profissional, a religião
. Estamentos são estratificações sociais mais abertas que as castas, pois se baseiam em status social e honra, para predeterminar as imposições que decairão sobre o indivíduo em forma de leis e condutas sociais (um exemplo da era medieval seria a diferença social entre nobre e servo). Mobilidade social média
. Classes sociais referem-se aos aspectos econômico-financeiros de um indivíduo quanto vale sua casa no mercado imobiliário, o valor de suas posses em geral, e também sua renda, sua mobilidade social é maior que ambas as divisões
2- No modo de produção capitalista é possível a mobilidade social? Como ela ocorre?
Podemos definir mobilidade social como: a mudança de posição social de uma pessoa num determinado sistema de estratificação social. Na sociedade capitalista em que vivemos, apesar do elevado grau de desigualdade e estratificação social, existe a possibilidade de mobilidade social onde os indivíduos não necessariamente estão condenados à sua condição de nascimento. Os indivíduos podem ascender ou decair socialmente. É possível que alguns deles, que integram a camada de baixa renda (classe C, por exemplo) passem a integrar a de renda média, ou “Classe Média” (classe B, por exemplo) ou até mesmo a classe alta (classe A, por exemplo) e vice-versa. 
3- Assista o documentário O Sistema de Castas na Índia, e explique a diferença entre castas e classes sociais. Elabore um resumo sobre o documentário e no mesmo texto, explique como funciona o sistema de divisão social por castas. DOCUMENTÁRIO: https://youtu.be/P8idvu5zJ8c 10 a 20 linhas
O sistema de castas da Índia está entre as formas mais antigas de estratificação social que sobreviveram ao longo dos anos.
Esse sistema que divide os hindus em rígidos grupos hierárquicos baseados em seu karma (trabalho) e dharma (a palavra hindu para religião, embora aqui signifique dever) tem mais de 3 mil anos e é muito complexo. O sistema de castas divide os hindus em quatro categorias principais: Brahmins, Kshatriyas, Vaishyas e Shudras.Durante séculos, a casta ditou quase todos os aspectos da vida religiosa e social hindu, com cada grupo ocupando um lugar específico nessa hierarquia complexa O sistema concedeu muitos privilégios às castas superiores, enquanto permitia a repressão das castas inferiores pelos grupos privilegiados.Um novo estudo revelou que os governantes coloniais britânicos estabeleceram limites rígidos que tornaram as castas a característica social definidora da Índia quando usaram censos para simplificar o sistema.
O objetivo era criar uma sociedade única com uma lei comum que pudesse ser facilmente governada.
É um sistema muitas vezes criticado por ser injusto e regressivos as castas os grupos são fechados, há a ausência de mobilidade social e o fator que determina seu lugar na sociedade é a hereditariedade. No sistema de classes sociais há uma ampla mobilidade social e os grupos são abertos
4- No Brasil, a principal forma de trabalho implementada até os dias de hoje foi a escravidão. A escravidão foi abolida há cerca de 120 anos, mas as relações sociais ainda se assemelham a esta prática violenta. Assista o documentário abaixo e responda as questões que seguem:
Documentário: https://youtu.be/TR8vkY_3hZ8
a) Como nasceu o uso da mão de obra escrava no Brasil? 5 linhas
A escravidão foi uma instituição que se estabeleceu no Brasil por volta da década de 1530, quando as primeiras medidas efetivas de colonização foram implantadas pelos portugueses. Essa escravização ocorreu, a princípio, com os nativos, e, entre os séculos XVI e XVII, foi sendo gradativamente substituída pela escravização dos africanos que chegavam no Brasil pelo tráfico negreiro.
b) Quais as principais características da escravidão apresentadas no documentário? 5 linhas A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais. A jornada diária de trabalho poderia se estender por até 20 horas por dia e o trabalho no engenho era mais pesado e perigoso que trabalhar nas plantações .Os escravos dormiam no chão duro na senzala e lá eram monitorados para evitar que fugissem. A alimentação era pobre e insuficiente Os escravos rebeldes ou os que cometessem algum delito (por menor que fosse) poderiam receber punições pesadas. Entre as punições praticadas contra os escravos, podem ser destacados os açoitamentos. Muitos dos escravos punidos com o açoite eram castigados com 300 ou mais chibatadas – o suficiente para levar um ser humano à morte.
c) Quais as consequências da escravidão nos dias de hoje? 10 linhas.
A escravidão no Brasil foi cruel e desumana e suas consequências, mesmo passados mais de 130 anos da abolição, ainda são perceptíveis. A pobreza, violência e a discriminação que afetam os negros no Brasil são um reflexo direto de um país que normalizou o preconceito contra esse grupo e o deixou à margem da sociedade O racismo em suas diversas formas e o preconceito são heranças vivas do nosso passado escravocrata.

Continue navegando