Buscar

PSICOLOGIA GERAL I - 3 3

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições. Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, cientificamente, a doença é denominada como:
		
	
	Sinônimo do diagnóstico de Trauma Psicológico.
	
	Sinônimo do diagnóstico da Esquizofrenia.
	
	Sinônimo do diagnóstico de Comportamentos Disfuncionais.
	
	Sinônimo do diagnóstico de Sociopatia.
	 
	Sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial.
	Respondido em 14/04/2021 16:52:53
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	A ___________________________ é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições (disciplina paterna inconsistente). Ou seja, encontra-se à margem da normalidade psicoemocional e comportamental.
		
	 
	Psicopatia
	
	Paranoia
	
	TP Ansiedade
	
	TP Esquizóide
	
	TP Histriônica
	Respondido em 14/04/2021 16:53:07
	
Explicação:
Embora popularmente a psicopatia seja conhecida como tal, ou como "sociopatia", cientificamente, a doença é denominada como sinônimo do diagnóstico do transtorno de personalidade antissocial. Também pode ser denominada de transtorno de caráter, transtorno sociopático, transtorno dissocial.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Em 6 de abril de 2001, o presidente da República sancionou a 10.216, aprovada pelo Congresso Nacional, que ficou conhecida como:
		
	
	Lei Maria da Penha
	
	Código de menores
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	Lei da doutrina da situação irregular
	 
	Lei da reforma psiquiátrica
	Respondido em 14/04/2021 16:53:14
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Hereditário e assimilado. A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser :
		
	
	Internalizado singular.
	
	Assimilado e congênito.
	
	Adquirido e internalizado.
	 
	Congênito ou adquirido.
	
	Adquirido e percebido.
	Respondido em 14/04/2021 16:53:37
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável. Como compreender os motivos e as necessidades destes indivíduos? Podemos compreender que o querer da vontade é sempre um querer motivado, além de intelectualizado. Motivação pode-se entender como o conjunto dos motivos, quer dizer, de tudo aquilo que, a partir do meu interior, me move a fazer (e a pensar e a decidir). Marque a alternativa correta:
		
	
	A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser congênito ou adquirido. A doença mental é um modo de estar, mas as escolhas dos indivíduos são sempre imputáveis.
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é legitimar sua capacidade e responsabilidade por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo embora distorcido sejam escolhas intelectualizadas.
	 
	Dizer que o indivíduo é inimputável é deslegitimizar sua capacidade e de responsabilizar-se por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo estão distorcidos, e não representam escolhas intelectualizadas providas de responsabilidade.
	
	A deficiência mental é diferente da enfermidade mental. O deficiente mental tem um déficit de inteligência, de cognição, que pode ser congênito ou adquirido. A doença mental é um modo de ser, mas as escolhas dos indivíduos são sempre imputáveis.
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é deslegitimizar sua capacidade e de responsabilizar-se por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo estão distorcidos, mas representam escolhas intelectualizadas providas de responsabilidade.
	Respondido em 14/04/2021 16:53:46
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Dentre os diversos transtornos mentais temos aquele que é "um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições (disciplina paterna inconsistente). Ou seja, encontra-se à margem da normalidade psicoemocional e comportamental". A partir dessa descrição podemos afirmar que se trata de qual transtorno mental?
		
	 
	Transtorno da personalidade antissocial.
	
	Transtorno de personalidade Borderline.
	
	Transtorno de personalidade esquizoide.
	
	Transtorno de personalidade esquizotípico.
	
	Transtorno de personalidade bipolar.
	Respondido em 14/04/2021 16:53:55
	
Explicação:
O transtorno de personalidade antissocial é um distúrbio mental grave caracterizado por um desvio de caráter, ausência de sentimentos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, egocentrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições (disciplina paterna inconsistente). Ou seja, encontra-se à margem da normalidade psicoemocional e comportamental.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Considerando a temática do comportamento antissocial e as afirmativas apresentadas, marque dentre as opções de resposta a sentença correta:
I - Indivíduos antissociais frequentemente ignoram a possibilidade de estar afetando negativamente outras pessoas, por falta de empatia com o sofrimento de alheio.
II - São considerados indivíduos antissociais aqueles que possuem aversão ao convívio social, são introvertidos, tímidos ou reservados.
III - O comportamento antissocial é, exclusivamente, um sintoma de uma psicopatologia em psiquiatria: a esquizofrenia.
IV - Clinicamente, antissocial aplica-se também a inibições ou preferências pessoais, como a introversão, timidez, pois esses indivíduos, normalmente, não convivem bem em grupos sociais.
V - Indivíduos antissociais frequentemente expressão opiniões negativas sobre as mazelas e falhas da sociedade.
		
	
	Apenas as alternativas II, IV e V são falsas
	
	As alternativas I, II e IV são verdadeiras
	 
	Apenas a alternativa I é verdadeira
	
	Apenas a alternativa V é falsa
	
	As alternativas I e II são verdadeiras
	Respondido em 14/04/2021 16:54:02
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Analise o enunciado e marque dentre as opções de resposta a alternativa correta: Os Traumas sociopsicológicos na infância como abuso emocional, sexual, físico ou negligência, violência, conflitos e separação dos pais resultam em indivíduos com fragilidade do ego acarretando em algum tipo de transtorno de personalidade, está alternativa é:
		
	 
	Falsa, pois não necessariamente traumas da infância acarretam em algum tipo de transtorno de personalidade. A hipótese da etiologia do transtorno de personalidade envolve não apenas traumas da infância, mas também disfunções cerebrais ou traumas neurológicos e Predisposição Genética.
	
	Falsa, pois o transtorno de personalidade antissocial possui, exclusivamente, causas genéticas, ou seja, nasce com o indivíduo e é caracterizado por uma disfunção neurológica que resulta em comportamentos marginais desde tenra idade e perdura até a vida adulta.
	
	Verdadeira, pois abusos emocionais, sexuais, negligência, ausência de afeto, negligência na infância não são favoráveis para a constituição saudável do ego e tais indivíduos desenvolvem algum tipo de sociopatia, possuem tendência para timidez e dificuldades nas relações interpessoais.
	
	Verdadeira, mas precisamos considerar que não necessariamente os abusos na infância acarretarão na fragilidade do ego. A história de desenvolvimento do indivíduopode ser favorável, e assim, permitindo uma superação e fortalecimento do ego. Caso o ego constitua-se fragilizado, o indivíduo, necessariamente, desenvolverá algum tipo de sociopatia.
	
	Falsa, pois não existe nenhuma relação entre abusos da infância e os transtornos de personalidade

Continue navegando