Buscar

A1_DESIGN CONTEMPORANEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 – DESIGN CONTEMPORÂNEO
Os anos 60 foram marcados por uma onda de protestos no mundo das artes, como uma forma de crítica ao sistema imposto à sociedade daquela época. As novas experiências e comportamentos foram expressados em forma de música e arte, e foram desenvolvidas novas formas de comunicação gráfica. O psicodelismo é um exemplo de como as ideias eram expostas em cartazes, fazendo uma dura crítica à militância social, política, feminismo e preconceitos. O psicodelismo se expandiu para diversos países como Estados Unidos, Brasil, Inglaterra e Espanha. Em cada país desenvolveu sua forma própria de expressão. Com base em seus estudos, descreva o conceito de psicodelismo, alguns exemplos dele no Brasil e de que forma influenciou o campo do design gráfico.
O psicodelismo surgiu nos anos 60 nos EUA, onde nasce também o LSD, substancia alucinógena capaz de oferecer a quem consome consciência alterada. O movimento alcança o setor artístico fortemente, influenciando o estilo de vida das pessoas. Possui características do surrealismo, por se tratar de exploração do subconsciente. Isso tudo acontecia com o peso da guerra fria, o homem pisando na lua. Conquistou o Rock e a Pop art.
Nas artes Gráficas eram reproduzidas formas e cores vista nos momentos de alucinações, efeitos dos alucinógenos.
 Estas características eram percebidas por: ” Temas fantásticos, metafísicos e surrealistas. Alto ou brilhante contraste de cor. Colagens e sobreposição de objetos ou temas”. O objetivo dos designers psicodélicos da época era reproduzir esses efeitos todos em seus trabalhos, com duplicações de imagens, distorções e saturações de cores.
No Brasil podemos ver a influência desse movimento em publicidades das havaianas por exemplo, onde fica visível o desenho e cores fortes.
Sendo uma mistura de pop, rock, que por sua vez vai influenciar o design gráfico fazendo um mixe de pop art e psicodélica, com movimento hippie. 
No LP do Caetano Veloso abaixo, vemos: nudez, folhagens, frutas, com referências a história em quadrinhos nas suas formas, forte influência da arte nouveau, cores quentes, variando entre vermelho e amarelo, temos uma tipografia onduladas e entornadas. J á no LP da Gal, temos o psicodelismo desde a tipografia, imagens que sugere o surrealismo, grafismos adornados, sobreposições de imagens e contraste de cores, luzes e sombras.
 
Referências:
1- https://www.youtube.com/watch?v=c0Z1_FuFUFU
2- https://turmadod.com/alunos/downloads/6s2011_2/d_g_contemporaneo/psicodelismo_trab_escrito.pdf
3- http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3869-1.pdf

Outros materiais