Buscar

PSICOLOGIA AVALIANDO O APRENDIZADO 3 - psicologia juridica

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE4821  » PSICOLOGIA JURÍDICA     
	Aluno: 202001629271 - ADIJANE VIDAL DA LUZ
	Professor:
	ANNA KATARINA BARBOSA DA SILVA AMORIM
	Turma: 1002/AA
	
	Autenticação para a Avaliação On-line
	
	
	 1a Questão
	Ref.: 202005212702 
	Ricardo está separado há cerca de dois anos de Patrícia, que possui a guarda exclusiva de seus dois filhos. Ele possui o direito de visita em finais de semana quinzenais. Mas, ultimamente, o filho mais velho vem manifestando vontade de permanecer mais tempo em sua companhia. Com efeito, Ricardo ajuizou uma ação de guarda compartilhada, cujo pedido foi contestado pela outra parte, alegando que seu interesse era tão somente diminuir a pensão alimentícia. Patrícia também argumenta que Ricardo não possui carteira assinada, portanto, sem estabilidade financeira. Por fim, ela ressalta que a vontade de conviver por mais tempo com o pai é de apenas um dos filhos e não do outro. O caso foi encaminhado para avaliação psicológica.
Considerando que ao psicólogo cabe não apenas avaliar, mas também mediar, encaminhar, orientar e prestar esclarecimentos, o correto seria o profissional esclarecer às partes que: (TJ-SC- Psicólogo - 2015)
		
	
	o pedido de guarda compartilhada é o melhor caminho para a revisão da pensão, já que passará a ser dividida meio a meio;
	
	a ausência de emprego fixo pode gerar instabilidade financeira, sendo, no caso acima, impeditivo para a guarda;
	
	uma vez definida a guarda, ela não poderá mais ser modificada, salvo em casos excepcionalíssimos;
	
	o fato de não haver acordo entre as partes impede o exercício da guarda compartilhada, sendo mais indicada, nesse caso, a guarda exclusiva;
	
	mesmo que os irmãos manifestem vontades distintas, o ideal é que eles estejam sempre juntos e não haja diferenciação entre eles.
	Respondido em 08/05/2020 21:23:45
	
	 
	 2a Questão
	Ref.: 202005230677 
	O Estatuto do Idoso estabelece que é:
		
	
	garantido o fornecimento, a preços menores, de medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como de próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, à habilitação ou à reabilitação.
	
	permitida a cobrança de valores diferenciados pelos planos de saúde em razão da idade da pessoa.
	
	obrigatório o comparecimento pessoal do idoso enfermo junto ao posto de perícia médica do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), especificamente para expedição do laudo de saúde necessário à isenção tributária.
	
	vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese em que se admite o contato em sua residência ou por procurador, conforme o caso.
	
	facultativo ao idoso internado o direito à acompanhante, cabendo ao profissional de saúde responsável pelo tratamento justificar por escrito a autorização e a necessidade.
	Respondido em 08/05/2020 21:24:42
	
	 
	 3a Questão
	Ref.: 202005231053 
	No ano de 2001, após anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei ¿Paulo Delgado¿ foi sancionada no país. A Lei Federal 10.216 é responsável por propor o redirecionamento da assistência em saúde mental em todo território nacional, e fez parte do movimento iniciado na década de 70, chamado de Reforma Psiquiátrica. No Brasil, tal movimento lutou por uma série de mudanças na área de saúde mental, com exceção de:
		
	
	Aumentar gradual e progressivamente os leitos em hospitais psiquiátricos tendo em vista o aumento da demanda populacional por tal serviço.
	
	Incluir as ações de saúde mental na atenção básica.
	
	Ter garantia de sigilo nas informações prestadas.
	
	desinstitucionalizar pessoas com longo histórico de internação psiquiátrica, e quadro de abandono familiar.
	
	Qualificar, expandir e fortalecer a rede extra-hospitalar com a criação de Centros de Atenção Psicossocial.
	Respondido em 08/05/2020 21:25:14
	
	 
	 4a Questão
	Ref.: 202005224782 
	
Ao mesmo tempo em que denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes são frequentes, implicando medidas protetivas urgentes para as vítimas e punições para os perpetradores, também são crescentes os casos de falsas denúncias. Na comum inexistência de vestígios físicos, é recomendável que o perito psicólogo: (2019 - DPE-RJ - Técnico Superior Especializado - Psicologia)
		
	
	entreviste o abusador depois de encerrar todas as entrevistas com a criança;
	
	aplique os testes psicológicos específicos para a constatação da violência sexual;
	
	atente para os indicadores específicos de que a criança foi sexualmente abusada;
	
	realize perguntas fechadas para não contaminar os dados fornecidos pela vítima;
	
	integre de forma abrangente diferentes fontes de informação e indicadores.
	Respondido em 08/05/2020 21:26:50
	
	 
	 5a Questão
	Ref.: 202005230674 
	De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.471/2003), é obrigação do Estado e da sociedade garantir à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis (art. 10). Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta exemplo de direito à liberdade.
		
	
	tomar medicamentos sob supervisão de um tutor.
	
	expressar‐se e ter opinião própria.
	
	alimentar‐se com o quiser e no horário que desejar.
	
	ir e vir, desde que acompanhado por um responsável.
	
	
adotar a religião de seus familiares ou responsáveis.

Continue navegando