Buscar

Trabalho Tecnologia da construção civil

Prévia do material em texto

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS
Tecnologia da Construção Civil
Projetos e Preparação para a Implantação.
Goiânia, Go
2021
FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS
Tecnologia da Construção Civil
Projetos e Preparação para a Implantação.
Douglas Rezende Silva RA:37062
Gabriele Gomes Lourenço RA:37446
Guilherme Leandro Nunes de Jesus RA:36876
Mateus Felipe Marques Mendes RA:37165
Wellenson nascimento pinheiro Ra:43452
Goiânia, Go
2021
INTRODUÇÃO
Um eficaz projeto de obras contém várias partes de um projeto de construção é de extrema importância aplicar princípios e utilizar com bastante cautela para que ele possa ser usado dentro da edificação.
Em algumas vezes o planejamento estudado e criado no papel demonstra ser bastante bem feito e satisfatório, mas ao longo que está sendo feito a obra, não tem possibilidade de fazer o que está no papel e sim havendo mudança entre o que foi planejado e o que é possível fazer.
Na maioria das vezes alguma das perguntas mais frequente é, como fazer um bom projeto? 
Para que isso possa acontecer deverá juntar todos os conhecimentos que tem sobre a realização da obra, entre elas o que se espera da obra, os custos, as ideias, colocar em conta os imprevistos que essa obra pode ter, a mão de obra que será utilizada, o que se pode economizar, entre outras coisas bastantes importantes, assim tirando o que foi desenvolvido e elaborado no papel passando pra pratica na realização da obra.
Muitas vezes criam-se planejamentos somente com propostas de que a realização da obra seja em ótimas condições e situações, sem propor os riscos que se tem na construção, sendo assim uma coisa atrapalhando a outra, entre elas o prazo de entrega dessa obra, os gastos a mais pela demora da obra, e a falta de concordância do que se tá no papel para o que se está realizando na obra.
PROJETOS E PREPARAÇÃO PARA A IMPLANTAÇÃO
A construção civil não só no Brasil como em todo o mundo é de grande importância para o desenvolvimento de cidades, estados e do próprio país. Sua importância também está ligada ao fato de ser um ramo de grande geração de emprego diretamente e indiretamente, desde a extração da matéria prima até os canteiros de obras, se tornando assim parte crucial do PIB do nosso país. 
Em uma obra até termos o produto final, passamos por diversas etapas antes mesmo de iniciar a construção, desde a análise do solo, definição da fundação que será utilizada, definir o projeto arquitetônico, a execução da obra e posteriormente a entrega de tudo o que foi trabalhado para o cliente final, nós temos diversas etapas. 
A engenharia civil inclui várias etapas para orientar o trabalho das equipes relevantes e garantir que todas as ações e tarefas necessárias para a entrega da obra sejam previstas e executadas. Dentre as várias etapas que envolvem um projeto de construção, sua preparação e implantação nós estaremos destacando algumas que podem ser as principais.
Análise Do Local E Levantamento De Informações
Qualquer projeto deve ter suas fases de planejamento bem definidas e executadas para garantir eficiência e sucesso no produto final. No caso do projeto arquitetônico, é essencial que sejam coletadas todas as informações do local onde será construído ou o ambiente no qual se planeja uma reforma ou remodelação.
Esse processo é conhecido como levantamento arquitetônico e você poderá conferir neste post, como isso pode influenciar o rendimento e eficácia do seu projeto.
Geralmente concebida antes dos estudos preliminares e do anteprojeto, a etapa do levantamento arquitetônico constitui o processo de medições e análises da edificação “as built” ou do terreno onde será construída uma nova edificação.
Trata-se de uma visita in loco para coletar os dados que futuramente se tornarão base para a elaboração das plantas, desenhos e arquivamento das informações do local.
Quanto mais dados relativos à topografia puderem ser coletados, maior é a garantia de que o projeto a ser executado será melhor assentado no terreno. Mesmo para projetos de edificações em lotes urbanos, o formato do terreno pode influenciar diretamente na concepção das ideias relativas à edificação.
Todo projeto já construído possui detalhes que os registros anteriores não conseguem representar claramente, mas que são essenciais nas definições de uma reforma ou remodelação. 
Por exemplo, uma construção histórica que será reformada, pode possuir detalhes construtivos relativos à forma de uma estrutura ou mesmo à cor de uma parede que podem ser reaproveitadas ou devem ser obrigatoriamente preservadas e, por isso, precisam ser registradas para a concepção do novo projeto.
Concepção Do Projeto Arquitetônico
A concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto.
As observações empíricas que deram origem à pesquisa, foram confirmadas pela literatura científica, que aponta para uma situação de distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico, seus processos e produtos e o conteúdo das disciplinas de tecnologia da construção e afins. 
As experiências didáticas, por sua vez, mesmo com as suas diferenças de formato, demonstraram, com o direcionamento proposto, que foi possível alcançar o objetivo de fazer os alunos participantes refletirem sobre as questões construtivas no processo projetual, o que demonstrou a importância do estímulo do instrutor. Ao mesmo tempo, os resultados também expressaram que o aluno, devido a sua própria autonomia, não pode ser visto como mero receptor, configurando-se como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem. 
O trabalho é finalizado com indicações para o ensino de arquitetura e de projeto tais como a reaproximação com a prática construtiva na formação discente e o uso de maquetes físicas em todos os níveis do processo projetual a fim de estimular o uso do pensamento divergente. Estas recomendações pretendem colaborar, junto às discussões, quanto a um ensino capaz de gerar reflexão crítica e melhor integração entre o projeto e as questões tectônicas no projeto, buscando contribuir para minimizar o problema detectado.
Planejamento
A engenharia civil inclui várias etapas para orientar o trabalho das equipes relevantes e garantir que todas as ações e tarefas necessárias para a entrega da obra sejam previstas e executadas. Planeje uma das fases prioritárias com foco em garantir a melhor qualidade e menor custo. O planejamento é destacado porque permite à construtora gerir todas as obras desde a preparação da primeira obra até à execução harmoniosa e segura da obra, garantindo em última análise o lucro do negócio e a satisfação do cliente. 
O planejamento precisa ser organizado e executado, incluindo o orçamento e o plano de trabalho. Quando uma construtora investe em planejamento, além de evitar problemas relacionados à questão de recursos, sua equipe também pode prever imprevistos que possam ocorrer, antecipar soluções ou fazer planos. Dessa forma, os problemas que surgem no processo de desenvolvimento do trabalho podem ser resolvidos a tempo de manter o progresso. Só com planejamento é possível atuar com agilidade para que todos os prazos pré-determinados sejam cumpridos de acordo com o contrato inicial, de forma a atender a demanda, principalmente para atender às expectativas dos clientes.
Elaboração Dos Desenhos
Para a elaboração dos desenhos é necessário o levantamento das informações do que o cliente deseja. Quantos cômodos serão a sua edificação, suas finalidades, medidas aproximadas de cada e as necessidades e padrões que o cliente deseja obter.
Como isso o engenheiro define um projeto base, tendo ainda que fazer um estudo do solo, para prever problemas em relação ao terreno e o que poderá influenciar na realização da obra. Nessa etapa também são colhidas as medidas do terreno para a elaboração do projeto. Com essas informações em mãos, o engenheiro especialista consegue elaborar osdesenhos, que vão desde a fundação a os acabamentos. 
Os desenhos devem sempre levar em consideração o máximo de detalhes e informações para que seja de fácil interpretação do cliente o que o engenheiro propôs e o que foi acordado, não deixando dúvidas quanto a realização fiel do projeto apresentado. As elaborações dos desenhos são feitas desde a parte de fundação, pilares, vigas e lajes. Chamado de projeto estrutural e outros projetos também são desenhados como projeto hidráulico, projeto elétrico e qualquer outro que seja necessário para a realização da obra, para atender o desejo do cliente.
Revisão E Aprovação
O projeto de construção pode ser revisado para eliminar duvidas e corrigir erros ou imperfeições antes de prosseguir com a obra. Por exemplo, isso também pode acontecer quando a conflito entre projetos como o estrutural não alinhado com o arquitetônico, sendo necessário fazer alguma alteração para que seja viável a execução da obra de forma não prejudicar a integridade estrutural.
E muito importante que o projeto seja analisado em conjunto com todos os projetos que serão envolvidos na execução da obra, para evitar erros que possam apresentar quando fizermos um confrontamento com os demais projetos. Com tudo isso, minimizaremos o desperdiço e o retrabalho na obra. Com a revisão feita passamos para o processo de aprovação junto ao órgão competente, pois uma obra que não conste esta aprovação e considerada irregular, o que poderá ocasionar várias medidas, entre elas aplicação de multa.
Com todos os projetos revisados e necessário a aprovação da construção junto a prefeitura. Onde e realizado um registro do projetista de responsabilidade técnica dos projetos, onde será responsabilizado por qualquer problema na execução da obra. Esse processo para a liberação da obra não e de responsabilidade do engenheiro projetista. Mas poderá ser feito por ele se caso for acordado entre as partes.
Legalização Da Obra
Normalmente, com o projeto básico, os documentos da obra já podem ser preparados para apresentação à prefeitura. Portanto, na fase de projeto, deve ser consistente com o plano diretor ou quaisquer outras diretrizes urbanas para que o projeto seja executado sem problemas.
Durante este processo, algumas taxas também devem ser pagas de acordo com as leis locais. As obras só podem ser iniciadas após a aprovação da prefeitura, portanto esta etapa deve ser planejada e executada de forma adequada, e toda a documentação deve estar devidamente organizada. 
Caso contrário, todo o andamento da construção e o início da construção podem ser atrasados, e o prédio pode ser bloqueado. A legalização da obra começa antes da conclusão e continua nesta fase. Finalmente (ou perto do final), o corpo de bombeiros deve realizar uma inspeção para verificar questões de segurança e obter um certificado de Habite-se.
Definição De Prazos 
A definição do prazo é fundamental na construção. A edificação deve ter um plano com data final, bem como um plano de execução de cada serviço e a data de entrada e saída da equipe. 
Portanto, nesta fase, foi estabelecido um cronograma para a execução da obra. Por meio de projetos de construção bem planejados e realistas, não há necessidade de grandes reparos no processo, e o progresso estabelecido não será atrasado.
Desde o recente boom imobiliário no Brasil (que atualmente enfrenta uma crise), essa questão jurídica tem sido polêmica e está relacionada ao chamado "prazo de tolerância". Normalmente, o construtor ou incorporador promete entregar uma obra a ser construída dentro de um período especificado. E o não cumprimento desse prazo tem levado esses casos à justiça
Orçamento De Materiais E Mão De Obra
 
Uma das etapas importante de uma construção civil, e o que se pensa em primeiro momento é os gastos que vão ter. Dessa forma devemos primeiro ir atrás de uma empresa que tenha qualidade no seu serviço prestado é que possa atender suas necessidades é com o custo acessível.
O orçamento nada mais é do que o custo da obra, isso inclui desde o início à finalização da construção, é os gastos com os materiais e mão de obra. Esse orçamento a feito através de cálculos, e também deve conter todos os serviços a serem executados mostrando o custo de cada serviço a ser feito, e anota todas as informações, a partir dessas informações vai tendo uma visão da obra, podendo fazer uma estimativa do prazo de entrega da residência ou empreendimento, ferramentas que serão utilizadas, jornada de trabalho é outros fatores que serão desenvolvidos ao longo da construção é análise do projeto.
Para facilitar a fazer um orçamento é bastante usado a planilha ela acaba se tornando um documento do engenheiro que deve estar sempre em mãos pois serve para tirar dúvidas durante a execução da obra, esse documento se torna parte do contrato. Essa planilha e usada para obter o cálculo do orçamento da obra incluindo todas as fases até mesmo a parte arquitetônica, fica tudo especificado do que será usado na construção desde o início do projeto até a finalização da obra, na planilha é tudo bem organizado é fácil de mostrar para o cliente todas as etapas e os custos que serão gastos ao longo da construção, como valores dos materiais, mão de obra, ferramentas que será necessária e maquinas que vão ser utilizadas e quantidade da mesma. Ao finalizar a obra você não precisa desfazer desse documento, esse documento pode servir de base para outras obras, ou seja, o mesmo padrão apenas para usar como referência.
Importante lembrar que temos duas etapas de planilha, a primeira que é a de custo indireto, ou seja, a que especifica os custos gastos no canteiro de obra, e a segunda que se refere aos desperdícios classificados chamada de despesas indireta. Mas nem toda empresa faz utilização da planilha despesas indireta, ela e apensas para mostrar os desperdícios no canteiro de obra e o que você pode estar deixado de lucrar com esse desperdício. Depois dessas etapas da planilha serem concluídas podemos começar a elaboração e o planejamento da obra para alcança os resultados propostos.
Execução De Obra
A execução da obra tem sido bastante modificada ao longo dos anos, pois antes dessas modificações, ao finalizar um projeto podia acontecer de ficar inconclusivo, que era desenvolvido separadamente do projetista e os demais agentes de execução ficavam com prazo final e metas diferente um do outro no que resultava um produto de pouca qualidade.
Dessa forma entendemos que para a execução de uma obra tem que trabalhar em conjunto tanto as etapas de projeto e construção é etapas arquitetônicas, para que isso aconteça de forma cooperativa deve se ter um líder de projeto, onde ele irá se empenhar em pega todas as informações com a equipe ou ser responsável por fazer reuniões semanas ou quinzenais para elaboração do projeto com sua equipe, essa equipe deve ter metas individuais referente a cada profissional da sua ária especializada, mais também metais que ajude o projeto final ter uma excelente execução e todas etapas ter coerência com o projeto final. 
Acompanhamento De Obra
O acompanhamento de obras visa olhar todo o projeto elaborado, onde cada empresa tem um sistema operacional para fazer esse acompanhamento. O acompanhamento na obra e muito importante pois pode acontecer de ocorrer algum erro inesperado durante esse o processo da construção, onde pode implicar outras etapas do projeto até o resultado final. Esse erro pode impactar todo o projeto, interferindo no custo da obra, na execução causando até mesmo atraso no prazo final é leva ter alguns prejuízos até mesmo com empresas que foram contratadas para fazer outros serviços é também interferindo no valor final devido ao acúmulo de problemas encontrados ao longo do projeto e execução da obra.
Por isso é importante acompanhar a obra tanto na fase de execução até a fase de finalização como também manter atualizado no sistema operacional todas as etapas concluídas para o banco de dados, assim ele vai atualizar todo o processo que está ocorrendo e se está seguindo com o projeto realizadoantes do início da obra é mostrara o andamento da obra. Cada empresa busca ter melhor qualidade desde o planejamento do projeto até o final da obra, é isso é o que todo empreendimento busca e o que o cliente espera em ter um prazo de entrega rápido e qualidade no serviço, é não tendo problemas com a empresa com atrasos ou tendo que gastar mais do que foi combinado ao finalizar o projeto. É com isso toda empresa busca dá o seu melhor para anteder seus clientes com clareza e profissionalismo
CONCLUSÃO 
Neste trabalho abordamos o assunto relacionado as etapas de um projeto de obras, entre elas suas etapas desde o estudo e planejamento até a conclusão e entrega da obra. Nesse estudo aprendemos que não pode apenas planejar um projeto a partir de situações perfeitas e ideais para o bom andamento da obra, mas também os contratempos que se pode ter e os problemas causados a partir disso.
Foi muito importante para aumentar e abranger ainda mais o conhecimento sobre esse tema, permitindo assim que pudéssemos aprender ainda mais sobre esse assunto abordado.
REFERÊNCIAS
https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_959d115a9d448165d69c57fae3716424
https://www.sienge.com.br/blog/construcao-civil-passo-a-passo-do-projeto-a-entrega-das-chaves/
http://www.dep.uem.br/gdct/index.php/dep_tcc/article/view/1911
http://ofitexto.arquivos.s3.amazonaws.com/degustacao/orcamento-de-obras-em-foco-4ed_deg.pdf
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-86212014000400013&script=sci_arttext&tlng=pt

Continue navegando