Buscar

Realidade Cidadã Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cidadania: origem do conceito
A palavra cidadania tem origem do latim civitas que quer dizer cidade. Sua origem remonta à Grécia antiga, nas cidades-estados, a polis, ou seja, as cidades-estados gregas, cujas características eram equivalentes ao que conhecemos hoje como cidade. Neste contexto histórico estava relacionado aquele indivíduo que vivia na cidade-estado e gozava de plenos direitos de vida. Era cidadão nas cidades gregas aquele que era livre e podia usar, por exemplo, da palavra em locais públicos, neste caso na ágora, praça pública Grega. A civilização grega inaugurava uma grande revolução na história da humanidade. As decisões eram tomadas publicamente, na ágora, por meio da palavra, do argumento, não mais pela força, pela violência. Trata-se da superação institucional da força em detrimento do argumento. Algo inédito da história da humanidade. Era um modo de diferenciar pessoas gregas das demais, escravizadas em razão da dominação de suas comunidades pelos gregos.  
Mulheres e escravos, os metecos, não podiam fazer uso da palavra, o direito de falar era restrito a homens adultos. Mesmo que nos pareça estranho era um avanço significativo que culminou, gradativamente, com as mudanças que temos hoje.  
São dos gregos e seu sistema político que estruturamos muitas das vivências atuais. Tratavam-se de povos bastante avançados para sua época e guardadas as devidas proporcionalidades históricas, muito avantes em relação ao seu tempo. É deles também a responsabilidade pelo desenvolvimento do conceito de Democracia. Algo que não é tema de nossa aula neste momento.  
Enfim, é na Antiguidade Grega que a humanidade deu um passo importante afim de superar o entendimento da condição de nascimento. Até então, um indivíduo possuía determinadas obrigações e concessões (não podemos falar em direito nesta época, porque esse conceito ainda não existia) em razão do seu nascimento ou por suas conquistas físicas, por meio da força. Inaugura-se uma nova forma de condição no mundo, a capacidade de argumentar, ou seja, um resultado do pensamento, da racionalização da vida humana.  
Portanto, todo homem adulto que pertencia à cidade, e não fosse escravo ou mulher, era igual entre si, e podia ter a mesma condição.  
Ao longo de muitos séculos o conceito de cidadania aprimorou-se e semanticamente não quer dizer atualmente apenas que alguém mora ou pertence a uma cidade, está relacionado à capacidade e à condição de exercer direitos e deveres em uma determinada comunidade e contexto social. Desenvolvemos direitos civis e políticos e todos, indistintamente, sejam mulheres, homens, negros, brancos, crianças, de qualquer nacionalidade ou idade, podem exigir e exercer seus direitos.  
Algo que remonta a milhares de anos atrás, fruto da ação filosófica da humanidade, resultou em algo tão crucial e determinativo para que nossa vida atual fosse mais confortável. Uma das formas de exercer a cidadania é o voto.

Outros materiais