Buscar

8 -Acumulação Capitalista Questão Social

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0638_A8_201902152077_V1
	
	
	
	
		Aluno: KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre a atenção na atuação profissional do Serviço Social, o que é correto afirmar?
	
	
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento do necessidade de melhorar a autoridade do Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante reflexão sobre o que está correto em seu projeto ético político, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade sem afetar a área economica.
	
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante reflexão sobre a conjuntura dos fatos, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento sobre a obrigação da sociedade sendo maior que do Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento sobre em como servir o Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
Explicação:
A profissão exige de nós a constante reflexão sobre a conjuntura dos fatos, para que possamos analisar e intervir numa dada realidade temos que fazer o exercício de mergulhar profundamente nos fatos envolvidos. Como nos coloca Martinelli, (2011, p.2):.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		ENADE 2013 - As transformações societárias que ganharam impulso a partir de 1970 trouxeram mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital no bojo do projeto neoliberal. No entanto, as transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. Tal fenômeno foi sentido com intensidade nas chamadas sociedades tardio-burguesas, ou periféricas. NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: v. 111, jul-set, p. 413 - 429, 2012 (adaptado). O modelo neoliberal em sociedades periféricas desenvolveu-se tendo como pressuposto I. a privatização do patrimônio do Estado, transferindo riquezas nacionais ao grande capital. II. o pleno emprego, em decorrência da ampliação exponencial do processo produtivo industrial e do setor de serviços. III. a flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações tayloristas-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas. IV. a desregulamentação das relações comerciais e financeiras, resultando na flexibilização das proteções comerciais-alfandegárias e na liberalização dos fluxos financeiros. É correto apenas o que se afirma nas proposições:
	
	
	          
	I, II e III.
	
	          
	I, III e IV.
	
	          
	II e IV.
	
	          
	III e IV.
	
	          
	I e II.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A contribuição Guimarães (2006, p. 52), destaca a profunda analise que precisa ser feita sobre a realidade, as possíveis soluções à atual crise de civilização através do desenvolvimento sustentável haverá que buscá-las no próprio sistema social. Como ele destaca como caminho para essa busca?
	
	
	
	Pela renda familiar.
	
	
	Pela estrututação economica.
	
	
	Pela Educação.
	
	
	Pelo poder.
	
	
	Pelo Estado.
	
Explicação:
Alternativa A. A contribuição Guimarães (2006, p. 52), destaca a profunda analise que precisa ser feita sobre a realidade ¿as possíveis soluções à atual crise de civilização através do desenvolvimento sustentável haverá que buscá-las no próprio sistema social, e não em alguma mágica tecnológica ou de mercado ¿. Nesse caso, o que precisa ser fortalecida é a educação em relação à sustentabilidade.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado:
	
	
	
	na política de ação social.
	
	
	nas diretrizes do Estado.
	
	
	na LOAS.
	
	
	no CRAS.
	
	
	no CREAS.
	
Explicação:
Alternativa correta -  A. A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado na LOAS ¿ Lei Orgânica da Assistência Social.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Até o século XIX, o que é correto afirmar sobre quem teve influência no entendimento sobre  - ajuda - ?
	
	
	
	O Estado.
	
	
	A escola, o Estado e os burgueses.
	
	
	A sociedade, a família e os burgueses.
	
	
	A família, Igreja e Estado.
	
	
	A igreja e os burgueses.
	
Explicação:
Alternativa E. Conforme já estudamos ao entender o conceito de ajuda no processo histórico, a família, o Estado e a Igreja tiveram grande influência sobre esse entendimento.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Faleiros diz que as contradições do serviço social se dão no cotidiano da profissão, pois o assistente social é um trabalhador e não pode destruir seu emprego, busca lutar pelas pessoas em situação de vulnerabilidade social que muitas vezes são contrárias ao que é apresentado e defendido pelos contratantes. Marque a opção que reflete um caminho viável para o assistente social.
	
	
	
	Buscar a gestão compartilhada de forma a conduzir o processo de conscientização, dentro dos limites das regras da instituição.
	
	
	Instrumentalizar a classe trabalhadora com ferramentas e formas que conduzam os usuários na tomada de consciência, ajudando-os a sair do senso comum e criando estratégias de ação.
	
	
	Apresentar as políticas que o usuário tem direito.
	
	
	Criar mecanismos de revolução, de forma que o usuário não permita a demissão do assistente social.
	
	
	Demonstrar ao usuário que todas as pessoas são seres políticos, que deve estar pronto a assumir suas responsabilidades na sociedade, de forma a se posicionar contra os opressores, filiando-se a um partido e/ou movimentos que busquem equidade social.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O mundo globalizado não é homogêneo. É um espaço marcado por significativas diferenças culturais. O grande traço comum para as sociedades inseridas no processo de globalização seria justamente:
	
	
	
	As práticas de solidariedade
	
	
	As manifestações culturais
	
	
	As práticas de consumo
	
	
	As manifestações de classe
	
	
	As condições de sobrevivência
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Na virada do século XX, observam-se no Brasil várias transformações que modificaram o perfil da sociedade brasileira. Assim, todas as questões que são citadas abaixo estão corretas, exceto:
	
	
	
	Aos trabalhadores não era assegurado o direito de férias e descanso semanal remunerado
	
	
	Os espaços de trabalho eram insalubre e muitas vezes perigosos
	
	
	Aos trabalhadores são assegurados diversos direitos e garantias legais
	
	
	Muitas mulheres e crianças tinham a mesma carga horária de trabalho dos homens, com salários inferiores
	
	
	As condições de vida do trabalhador eram insalubres
F
V
F
F
F

Continue navegando