Buscar

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL 8 1

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Historicamente o Serviço Social é reconhecido como categoria profissional que tem sua ação profissional voltada para os interesses da classe trabalhadora. Este compromisso é reafirmado através do projeto ético-político da profissão e no reflexo da sua atuação cotidiana junto aos usuários do serviço. É o profissional que atua no enfrentamento das expressões da questão social, estabelecendo junto ao seu usuário uma relação que afiança a autonomia e sua emancipação. Neste sentido, podemos afirmar que para o Serviço Social, a ética profissional está imbricada na sua práxis, o que pressupõe uma ação:
		
	 
	Racional.
	 
	uma ação mínima.
	 
	Fatalista.
	 
	Reflexiva.
	 
	Indiferente.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:28
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Em qual espécie de trabalho podemos encontrar a produção voltada para a valorização da mercadoria?
		
	
	Está no trabalho social e acadêmico a produção voltada para a valorização da mercadoria.
	
	Está no trabalho social a produção voltada para a valorização da mercadoria.
	 
	Está no trabalho abstrato a produção voltada para a valorização da mercadoria.
	
	Está no trabalho econômico a produção voltada para a valorização da mercadoria.
	
	Está no trabalho acadêmico a produção voltada para a valorização da mercadoria.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:34
	
Explicação:
A alternativa correta é a B.  Está no trabalho abstrato a produção voltada para a valorização da mercadoria.
As alternativas A, C, D e E estão incorretas, pois a produção voltada para a valorização da mercadoria está no trabalho abstrato.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	ENADE 2010 - As transformações internacionais da década de 1970 significaram uma verdadeira revolução originária, cujas consequências foram os desequilíbrios nas balanças de pagamento, choque do petróleo, globalização do comércio, finanças e setor produtivo, crise do sistema fordista e substituição pela especialização flexível. Essas rápidas transformações implicaram sérias dificuldades para os países em desenvolvimento, entre os quais o Brasil, devido à dependência tecnológica e as consequentes dificuldades de competitividade no novo cenário. Nesse cenário, o Brasil reagiu, à época, de acordo com as recomendações dos organismos internacionais, alinhados com a(s)
		
	
	Inovação tecnológica do parque industrial brasileiro visando superar a dependência externa e qualificar a mão de obra.
	
	Flexibilização do processo produtivo, que ampliou o mercado de trabalho interno devido ao aumento das exportações.
	
	Medidas protecionistas, que iniciaram o processo de desconcentração interna de renda.
	
	Lógica keynesiana de ampliar o papel do Estado de maneira a constituir um novo patamar de proteção social.
	 
	Vertente neoliberal, que resultou, ao longo do tempo, na manutenção do processo de concentração de renda.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:38
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Sobre a atenção na atuação profissional do Serviço Social, o que é correto afirmar?
		
	 
	A profissão do profissional de Serviço social, constante reflexão sobre a conjuntura dos fatos, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento sobre em como servir o Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante reflexão sobre o que está correto em seu projeto ético político, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade sem afetar a área economica.
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento do necessidade de melhorar a autoridade do Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	
	A profissão do profissional de Serviço social, constante conhecimento sobre a obrigação da sociedade sendo maior que do Estado, para que seja possível analisar e intervir numa dada realidade.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:42
	
Explicação:
A profissão exige de nós a constante reflexão sobre a conjuntura dos fatos, para que possamos analisar e intervir numa dada realidade temos que fazer o exercício de mergulhar profundamente nos fatos envolvidos. Como nos coloca Martinelli, (2011, p.2):.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	ENADE 2013 - As transformações societárias que ganharam impulso a partir de 1970 trouxeram mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital no bojo do projeto neoliberal. No entanto, as transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. Tal fenômeno foi sentido com intensidade nas chamadas sociedades tardio-burguesas, ou periféricas. NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: v. 111, jul-set, p. 413 - 429, 2012 (adaptado). O modelo neoliberal em sociedades periféricas desenvolveu-se tendo como pressuposto I. a privatização do patrimônio do Estado, transferindo riquezas nacionais ao grande capital. II. o pleno emprego, em decorrência da ampliação exponencial do processo produtivo industrial e do setor de serviços. III. a flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações tayloristas-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas. IV. a desregulamentação das relações comerciais e financeiras, resultando na flexibilização das proteções comerciais-alfandegárias e na liberalização dos fluxos financeiros. É correto apenas o que se afirma nas proposições:
		
	 
	I, II e III.
	 
	II e IV.
	 
	I, III e IV.
	 
	I e II.
	 
	III e IV.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:51
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado:
		
	
	no CREAS.
	
	no CRAS.
	 
	na LOAS.
	
	na política de ação social.
	
	nas diretrizes do Estado.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:53
	
Explicação:
Alternativa correta -  A. A política nacional propõe a gestão da assistência social e apresenta detalhadamente as atribuições e as competências dos três níveis de governo nas ações socioassistenciais conforme preconizado na LOAS ¿ Lei Orgânica da Assistência Social.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Como constituem-se as políticas sociais?
		
	
	As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de intervenção profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial a assistência privada.
	
	As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de intervenção profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial ao modelo socioeconômico.
	
	As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de pesquisa profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial ao modelo capitalista.
	
	As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de pesquisa profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial a assistência as grandes empresas.
	 
	As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de intervenção profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial a assistência.
	Respondido em 31/08/2021 16:24:57
	
Explicação:
As políticas sociais constituem-se como um campo privilegiado de intervenção profissional, na administração e na execução de ações vinculadas a esta, em especial a assistência. P. 25 do livro.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Na virada do século XX, observam-se no Brasil várias transformações que modificaram o perfil da sociedade brasileira. Assim, todas as questões que são citadas abaixo estão corretas, exceto:
		
	
	As condições de vida do trabalhador eram insalubresMuitas mulheres e crianças tinham a mesma carga horária de trabalho dos homens, com salários inferiores
	
	Os espaços de trabalho eram insalubre e muitas vezes perigosos
	
	Aos trabalhadores não era assegurado o direito de férias e descanso semanal remunerado
	 
	Aos trabalhadores são assegurados diversos direitos e garantias legais
	Respondido em 31/08/2021 16:25:01

Continue navegando