Buscar

Introdução a Questão Social

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	SDE0633_A2_201902152077_V1
	
	
	
	
		Aluno: KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: INTROD. À QUEST.SOC. 
	2020.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Considerando a seguinte situação: Um fazendeiro rico, proprietário de uma grande extensão de terras, onde ele cria hortifrúti e galinhas, empregando na sua propriedade dezena de trabalhadores. Outro exemplo é de um empresário, dono de uma indústria de leite em pó. Os dois exemplificam:
	
	
	
	Trabalhador assalariado
	
	
	Nenhuma das respostas acima
 
 
	
	
	proprietários, donos dos meios de produção
	
	
	Classe operária
	
	
	não proprietários, são donos apenas da sua força de trabalho
	
Explicação:
Representam a camada social que ocupa a produção dos bens, que são donos dos meios de produção e que recebem o lucro da produção.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre o conceito de classes pode afirmar que:
I Elas se definem pelas relações de produção;
II São duas as classes sociais mais importantes na sociedade capitalista: classe dos capitalistas e a classe dos trabalhadores;
III O assalariamento não é considerado um meio de inserção dos brasileiros no mundo do trabalho.
	
	
	
	São verdadeiras somente as afirmativas II e III
	
	
	Todas as afirmativas são falsas
	
	
	Somente a afirmativa III é verdadeira
	
	
	São verdadeiras somente as afirmativas I e II
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
Explicação:
A afirmativa III não é verdadeira, pois o assalariamento é considerado um dos principais meios de inserção do brasileiro no mundo do trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Podemos afirmar que existem 3 formas de estratificação social. A estratificação econômica, a política e a profissional. Quando afirmamos que 1 - Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja distinção entre pobres, ricos e pessoas em situação intermediária  e 2 -  Baseia-se em diferentes graus de importância. Estamos falando respectivamente da estratificação:
 
 
	
	
	
	1 estratificação política e 2  estratificação política
 
 
	
	
	1 estratificação econômica e 2  estratificação profissional
	
	
	1  estratificação econômica e 2  estratificação política
	
	
	1  estratificação profissional e 2  estratificação política
	
	
	1  estratificação política e 2 estratificação profissional
	
Explicação:
As estratificações sociais identificam um tipo de estrutura social que está vinculado o indivíduo de acordo com seu papel social, seu desempenho na sociedade, ou na posição social que esteja inserido.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em a Ideologia Alemã Marx e Engels conceituam a categoria analítica da Historicidade como:
 
 
 
 
	
	
	
	Nenhuma das respostas apresentadas
	
	
	Como o inteiro vir a ser do ser humano, sua produção, no sentido mais amplo da palavra, por ele mesmo, em sua atividade prática.
	
	
	Como parte do vir a ser do ser humano, sua produção, no sentido mais amplo da palavra, por ele mesmo, em sua atividade prática.
	
	
	Como o inteiro vir a ser do ser humano, sua produção, no sentido parcial da palavra, por ele mesmo, em sua atividade prática.
	
	
	Como o inteiro vir a ser do ser humano, sua produção, no sentido restrito da palavra, por ele mesmo, em sua atividade prática.
	
Explicação:
Serviço Social na Contemporaneidade, pág. 226.  Obra A Ideologia Alemã, vol.I, Lisboa, Livraria Martins Fontes, 1980, pp ¿ 11-102.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre as Leis Sociais, podemos considerar que:
	
	
	
	O reconhecimento das Leis Sociais só foi possível através da luta ¿ movimentos sociais ¿ que são elementos dinâmicos das profundas transformações que alteram o perfil da sociedade a partir da progressiva consolidação de um polo industrial. Sendo assim, o Estado e sociedade burguesa foram obrigados a se posicionar.
	
	
	Parte constitutiva dos direitos trabalhistas e sociais, reconhecidas pelo Estado desde os primórdios do capitalismo.
	
	
	As Leis Sociais são resultado da pressão do proletariado na sociedade capitalista, e também, da pressão da burguesia para manter condições de vida e subsistência mínimas para toda a sociedade.
	
	
	São legislações que protegem o trabalhador e o capitalista no processo de produção.
	
	
	As leis Sociais estão postas para todas as categorias do processo produtivo do capital.
	
Explicação: As Leis Sociais representam a parte mais importante da regulamentação do mercado de trabalho e de reconhecimento dos direitos da classe trabalhadora por parte do Estado. As Leis Sociais são resultado da organização da classe trabalhadora, em busca de melhores condições de vida e trabalho e a exigência do reconhecimento dos mesmos por parte do Estado.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		De acordo com o pensamento Marxiano, existe um imobilismo sócio-político no sistema capitalista, de forma que desapareça a exploração e a alienação. Marque a alternativa que justifica tal afirmativa:
	
	
	
	Pois não existe possibilidade de mudança da essência das relações no capitalismo
	
	
	Somente os artesãos podem provocar uma transformação social
	
	
	Pois o Comunismo não representa uma transformação social
	
	
	Pois somente o capitalismo pode propiciar sua própria transformação de forma a beneficiar o trabalhador
	
	
	Pois não há necessidades de mudanças sociais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Como se deu o surgimento do ser social?
	
	
	
	A partir da descoberta do fogo, pois passam a viver em comunidade.
	
	
	O homem sempre foi um ser social, já trouxe na sua concepção de humanidade.
	
	
	Resultado de um processo mensurável, numa escala de milhares de anos, mediante o trabalho os homens produziram a si mesmos, para além de seres naturais passando a seres sociais.
	
	
	A partir da Revolução Industrial, pois as indústrias irão dar uma nova dimensão ao ser humano, a de ser social.
	
	
	Resultado de um processo lento e doloroso, onde o homem cria novas formas de cultura e tradição, utilizando a educação e as histórias de seus antepassados, se tornando seres coletivos.
	
Explicação:
Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não "berço".
	
	
	
	 
		
	
		8.
		É no âmbito ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982).
IAMAMOTO,   Marilda  Vilela. CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico ¿ sociológico. São Paulo: Cortez/Celats, 1982.
	
	
	
	do funcionalismo
	
	
	da fenomenologia.
	
	
	do positivismo
	
	
	do marxismo
	
	
	do liberalismo
	
Explicação:
Marxismo é um método de análise socioeconômica sobre as relações de classe e conflito social, que utiliza uma interpretação materialista do desenvolvimento histórico e uma visão dialética de transformação social.

Continue navegando

Outros materiais