Buscar

SEGUNADA AV DE PROJETOS DE BIM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(2,0 pontos) Durante a fase de planejamento da construção de um edifício, novas tecnologias têm auxiliado o estudo do processo de construção e definição das várias fases do canteiro de obras. A) Quais as fases de desenvolvimento que compõem a metodologia BIM e as suas definições? B) Quais os tipos de modelos que podem ser construídos em BIM? Responda com no mínimo 100 palavras.Requer resposta. Texto de linha única.
RESP: (letra A e B) BIM 2D – Modelo paramétrico: É o detalhamento usando desenhos tradicionais em duas dimensões, em pranchas e detalhes. BIM 3D – Modelo paramétrico: É protótipo virtual da edificação. Aqui, todos os projetos estão representados em três dimensões, e seus elementos possuem informações que poderão ser utilizadas nas próximas etapas da concepção da edificação, como: planejamento, orçamento, gestão, operação, entre outros. BIM 4D – Tempo e planejamento de execução da obra: É possível associar o modelo elaborado ao cronograma da obra, vincular tarefas, tempos e gerar um planejamento visual de andamento da obra, proporcionando ao engenheiro de execução ou gerente de projeto acompanhar o avanço físico de cada etapa. Tudo na tela do computador, com riqueza de informações em tempo real. BIM 5D – Orçamento: Após vincular o modelo ao planejamento com sequenciamento de tarefas e tempos, a próxima etapa é efetuar composições utilizando códigos dos sistemas de orçamentos, caixa a partir dos quantitativos extraídos do modelo. Essa ação permite adicionar informações dos custos da obra aos elementos modelados. BIM 6D – Sustentabilidade: Com o modelo rico em informações dos seus elementos constituintes, chegou a etapa da análise de eficiência energética da edificação, que auxilia na tomada de decisão durante o processo de concepção de um edifício para que seu resultado seja o mais sustentável possível. Diversas ferramentas possibilitam essa ação, e o projetista pode simular distintos cenários para avaliar os resultados das suas definições e o impacto técnico e financeiro de forma rápida e econômica. BIM 7D – Manutenção e Operação: O modelo com informações de término de obra dos elementos de projeto pode ser utilizado para operação da edificação, com a possibilidade de gerar planos de manutenção, verificar informações de equipamentos, garantia de fabricantes, especificações técnicas e ainda acrescentar mais informações que sejam pertinentes a gestão da edificação no seu ciclo de vida.
(2,0 ponto) O Industry Foundation Classes (IFC), que pode ser considerado parte do esforço internacional de padronização ISO-STEP, é um formato de arquivo aberto e público, orientado a objetos 3D. Apresente a definição da característica por trás da utilização do IFC as possibilidades alcançadas com isso. Responda com no mínimo 100 palavras.Requer resposta. Texto Multilinha.
RESP: Ele possibilita a comunicação entre as diferentes ferramentas, de forma que todos os envolvidos na construção possam trabalhar no mesmo projeto sem depender de um único software. Essa possibilidade também é conhecida como openBIM, sinônimo para interoperabilidade entre softwares. Portanto, todo software, para ser considerado BIM, precisa importar e exportar as informações do modelo através de arquivos compatíveis . O IFC tem sido reconhecido como o melhor formato para interoperabilidade e permite a exportação de todos os dados do modelo de um aplicativo para outro. é uma abordagem universal para projetos realizados em colaboração, sendo elaborados e gerenciados por padrões e fluxos de trabalhos abertos. Sendo é a extensão do arquivo que permite essa interoperabilidade.
(2,0 pontos) Nos últimos anos, o conceito BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) vem sendo implantado e amplamente utilizado nas diversas obras da construção civil. Essa tecnologia veio revolucionar a forma de elaboração de projetos. Considere as afirmativas: 
I) Um projeto desenvolvido na plataforma BIM, trata-se apenas de um modelo 3D detalhado, sem atributos de objetos, tendo como objetivo somente a visualização gráfica do projeto. 
II) O modelo 3D gerado pelo software BIM é projetado diretamente em vez de ser gerado a partir de múltiplas vistas 2D. Ele pode ser usado para visualizar o projeto em qualquer etapa do processo com a expectativa que terá dimensões consistentes em todas as vistas. 
III) Não há ferramentas de projeto BIM que permitam aos projetistas extrair uma lista precisa de quantitativos de materiais e produtos, que pode ser utilizada para estimar o custo. 
IV) Tendo em vista que, na utilização do BIM, o modelo virtual 3D da construção é a fonte para todos os desenhos 2D e 3D, os erros de projetos causados por desenhos 2D inconsistentes são eliminados. 
V) Uma vez que o BIM fornece um modelo preciso de projeto e dos recursos materiais requeridos para cada segmento do trabalho, ele proporciona a base para uma melhoria no planejamento da obra e no cronograma e ajuda a garantir a chegada de pessoal, equipamentos e materiais, no momento exato da sua necessidade. 
Quais as afirmativas CORRETAS? Justifique as que você considerar INCORRETAS (40 palavras para cada, no mínimo).Requer resposta. Texto Multilinha.
RESPOSTAS
 CORRETAS - II, IV e V
INCORRETOS - I: os projetos desenvolvidos na plataforma BIM não é apenas um modelo 3D, trata-se de juntos de elementos ele também pode agregar diferentes dimensões, conforme a proposta de cada empreendimento, tendo representações desde 3D a 8D, sendo o mais comum é trabalhar até a dimensão 5D, que contempla projeto, planejamento e orçamento. Porém, já começa a crescer a necessidade das simulações contempladas no 6D para atender a norma de desempenho.
III: No projeto de BIM os projetistas tem sim um lista precisa da extração de quantitativos para qualquer finalidade, sejam de elementos, de equipamentos, para uso em orçamento ou para planejamento de obra, deve estar prevista no Plano de Execução do Projeto BIM, que deve estabelecer em quais etapas determinado tipo de levantamento quantitativo será executado, por quem e em que nível de detalhamento. Tendo diversos tipos de estimativas de custos até se atingir um orçamento executivo da obra.
(2,0 pontos) A plataforma Building Information Modeling − BIM faz parte da última geração de inovações da tecnologia Computer Aided Design − CAD. O principal objetivo desta ferramenta é a conjunção de dois grupos de informações: as geométricas, que dizem respeito às características espaciais do produto, tais como forma, posição e dimensões e as não geométricas, onde se incluem custo, resistência, peso, entre outros atributos. A respeito da tecnologia BIM, considere: 
I. As modificações e aperfeiçoamentos ao projeto são processados automaticamente nas planilhas de custos, nas plantas baixas e elevações da construção, permitindo um incremento significativo na qualidade da comunicação e, consequentemente, na qualidade do produto final, a edificação. 
II. Propicia ao profissional que a utiliza a possibilidade de conceber um projeto construindo seu modelo parametrizado, o que permite que visualize a volumetria, estime custos, quantifique e qualifique o material aplicado, observando e ajustando conforto ambiental e outros itens projetuais, e facilitando a comunicação entre os diversos profissionais integrantes do processo. 
III. É capaz de contribuir na integração dos processos a partir da eliminação de ineficiências e redundâncias, aumentando a colaboração e comunicação a fim de garantir melhores resultados de produtividade com menor custo e redução de tempo de projeto. 
IV. Permite a concepção do projeto estrutural de uma edificação automaticamente, sem a necessidade de outros profissionais e programas de computador, reduzindo-se o tempo e o custo de todos os projetos e, consequentemente, os custos finais da edificação. 
Quais as afirmativas CORRETAS? Justifique as que você considerar INCORRETAS (40 palavras para cada, no mínimo).Requer resposta. Texto de linha única.
RESPOSTAS
I, II e III são as corretas.
Incorretas: IV - A ferramenta BIM servepara que todas as disciplinas de projeto consigam trabalhar dentro de um mesmo modelo, e a partir disso se consiga realizar a compatibilização de projetos mais facilmente, a partir das colisões que a ferramenta apresenta ao projetista. O projeto tem como um dos principais características a integração do modelo entre todos os profissionais.

Continue navegando