Buscar

AVALIAÇÃO II FORMAÇÃO SOCIAL HISTORICA E POLITICA DO BRASIL PV 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Marcia Figueira Porto (3285370)
	Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:669607) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	29805058
Parte superior do formulário
	1.
	Na primeira metade do século XX, o Brasil passou por diversos momentos marcados por agitação política, que eram movidos por frentes partidárias e se remetiam e criticavam diretamente à conjuntura política e ao Governo Federal. Dentre eles, pode-se relacionar o caso da Aliança Nacional Libertadora, que foi fundada por Luis Carlos Prestes. Qual foi a ideologia política do movimento liderado por Luis Carlos Prestes?
	
	a) Socialista/comunista.
	
	b) Populismo.
	
	c) Federalismo.
	
	d) Nazi-fascismo.
	 
	 
	2.
	Em 1932 foi fundada a Ação Integralista Brasileira - AIB -, liderada por Plínio Salgado, que defendia um programa de cunho ideológico e doutrinário nos termos de que "os povos dirigidos por Deus e os homens e as classes têm tudo para viverem harmoniosamente?, o que acabava evidenciando a negação da luta de classes e o materialismo histórico. Por outro lado, acabou por se alinhar com o pensamento católico tradicionalista da época, ou seja, revelando-se ideológica e politicamente como anticomunista ou antimarxista. Com base no exposto, qual foi o lema utilizado pelo movimento integralista?
	
	a) Deus, Pátria e Família.
	
	b) Pátria, Sociedade e Família.
	
	c) Sociedade, Deus e Família.
	
	d) Estado, Poder e Família.
	3.
	O longo período em que Getúlio Vargas (1882-1954) esteve no comando da presidência do Brasil, deu-se mediante diferentes regimes políticos, tanto democráticos como antidemocráticos. No segundo semestre do ano de 1937, foi instaurado o Estado Novo, que vigorou até a segunda metade do ano de 1945. Com relação às primeiras ações lançadas pelo presidente após a implantação do Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Intervenções da União nos estados, fim da autonomia dos estados, repressão generalizada.
	
	b) Generalização da repressão às dissidências, censura à imprensa, regulamentação do Bipartidarismo.
	
	c) Legalização do aborto, federalização do poder, autonomia do Exército com relação à Marinha.
	
	d) Regulamentação do Bipartidarismo, criação do sindicalismo corporativo, federalização do poder.
	4.
	Entre os anos de 1930 e 1964 desenvolveu-se no Brasil uma prática política singular, denominada Populismo. Esta prática não ocorreu somente no Brasil, também foi implementada em países como a Argentina e o México. O populismo no Brasil ocorreu em um momento de forte crise das oligarquias e de passagem ao liberalismo. De maneira geral, tinha como finalidade fazer do representante político um líder popular em meio à população. Sobre esta prática, analise as seguintes sentenças:
I- No caso brasileiro, teve que se apoiar sempre em algum tipo de autoritarismo, seja o autoritarismo institucional da ditadura Vargas (1937-45), seja o autoritarismo paternalista ou carismático dos líderes de massa da democracia do pós-guerra (1945-1964).
II- Foi uma experiência política cujas relações de poder unidirecionais resultaram na total submissão das massas populares aos interesses de governantes estrangeiros.
III- Foi uma das manifestações das debilidades políticas dos grupos dominantes urbanos quando tentaram substituir-se à oligarquia nas funções de domínio político de um país tradicionalmente agrário, numa etapa em que pareciam existir as possibilidades de um desenvolvimento capitalista nacional.
IV- Foi uma estratégia lançada por parte das elites dominantes diante da necessidade de incorporação das massas populares em meio ao cenário político e no contexto do desenvolvimento urbano e industrial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Jânio Quadros (1917-1992) foi empossado presidente do Brasil em janeiro de 1961 e em agosto do mesmo ano, em meio a uma forte crise partidária, com o Poder Legislativo e frustrando a expectativa das elites brasileiras, renunciou ao cargo. No momento de sua renúncia, deixou uma carta ao então ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, que continha o seguinte conteúdo: "[...] Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior. Forças terríveis levantam-se contra mim, e me intrigam ou infamam, até com a desculpa da colaboração. Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, e indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo, que não manteria a própria paz pública. Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes e para os operários, para a grande família do país, esta página de minha vida e da vida nacional. A mim, não falta a coragem da renúncia [...]".  Com relação às circunstâncias desfavoráveis que se instauraram em meio ao governo de Jânio Quadros e à inusitada renúncia, analise as sentenças a seguir:
I- Faltava alimentos nas cidades, devido à forte migração da população do campo à cidade.
II- A concentração da maior parte da população no campo fazia com que a indústrias não produzissem por falta de mão de obra.
III- Defendia as reformas de base e a reforma agrária, o que desagradava as elites políticas conservadoras.
IV- A renúncia ocorreu tendo em vista a expectativa de que o povo fosse às ruas reclamar pela permanência de Jânio.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: QUADROS, J. Carta de renúncia. Brasília, 25 ago. 1961.
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	Os primeiros anos do longo governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foram marcados por várias mudanças no acordo e pacto político entre os estados da federação e o governo da União. Estes conferiam novas responsabilidades, novos cargos e mandos no cenário político regional e federal. Sobre as mudanças políticas mencionadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Governo Federal promoveu a centralização administrativa, inclusive destituindo governadores nos estados e nomeando interventores estaduais.
(    ) No entendimento do governo, o bem da nação estava acima dos interesses dos estados, historicamente dominados pelas oligarquias, por isso o domínio político, muitas vezes, era autoritário e coercitivo.
(    ) A nomeação de interventores foi pacífica e não resultou em nenhum tipo de conflito, pois era uma forma de resposta ao clamor popular por mudanças. Vargas teve inteiro apoio popular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V.
	
	b) F - V - F.
	
	c) F - F - V.
	
	d) V - V - F.
	7.
	Tendo em vista a governabilidade e o fortalecimento do aparato administrativo, Getúlio Vargas desenvolveu ações em três direções. Partindo dessa informação, analise as seguintes sentenças:    
I- Definiu um novo padrão de relações políticas entre o Governo Federal e os estados.
II- Ampliou a importância e o papel desempenhado pelo Exército.
III- Promoveu a criação de instituições com abrangência nacional, principalmente aquelas ligadas à economia.
IV- Desenvolveu políticas que facilitaram a entrada de capital estrangeiro no país.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença IV está correta.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	8.
	A Revolução de 1930, através da qual Getúlio Vargas chegou ao poder da presidência do Brasil, possui grande importância na trajetória de revoluções políticas pelas quais o país passou, em especial para a história do conturbado regime de República do país.Sobre os significados e os impactos da Revolução de 1930, analise as seguintes sentenças:
I- A Revolução teve um caráter social e econômico e contou com ampla participação das classes subalternas nos momentos de decisão.
II- A Revolução de 1930 atribuiu à industrialização elemento principal de desenvolvimento da nação soberana, atenuando a importância das elites agrárias.
III- Através da regulamentação da estrutura sindical se deu a inclusão de parcelas consideráveis de trabalhadores na vida política e econômica do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	9.
	Getúlio Vargas governou o Brasil por um longo período de tempo e por meio de regimes políticos distintos. Antes da instauração do regime de "Estado Novo", no ano de 1937, foi publicado o Plano Cohen, que tinha por finalidade fornecer legitimidade às guinadas do governo de Vargas, em especial à implementação do Estado Novo que data do mesmo ano. Sobre o contexto em que foi aplicado e no que consistiu o Plano Cohen, analise as sentenças a seguir:
I- Pretendia intimidar um suposto plano comunista que promoveria atos e eventos de desordem política no Brasil.
II- Plano redigido por integrantes das forças armadas, da ala integralista, e que defendia a legalidade e a ordem nacional.
III- Existem interpretações de que se tratou de um documento forjado para estabilizar o governo de Getúlio Vargas.
IV- Plano redigido pelo grupos liderados por Luis Carlos Prestes e que possuía forte influência do modelo político soviético.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Durante o governo de Juscelino o populismo chegou ao seu auge. O Plano de Metas, cujo lema era ?Cinquenta anos em cinco?, expressão máxima do nacional-desenvolvimentismo, resultou na criação de novas rodovias, na ampliação da fronteira agrícola em direção a estados como Goiás e Mato Grosso. Sobre o governo de Juscelino Kubitschek, analise as seguintes sentenças:
I- Juscelino não abre mão do intervencionismo estatal e fecha a economia para investimentos estrangeiros.
II- Uma diferença marcante do modelo de desenvolvimento econômico adotado por Juscelino com relação ao conduzido por Vargas foi o investimento maciço na produção de bens duráveis.
III- Durante o governo de Juscelino ocorreu o surgimento de novas cidades, a exemplo da nova capital, Brasília (maior ícone do projeto de modernização do Brasil).
IV- O resultado mais imediato do tipo de política econômica adotado por Juscelino foi a elevação do índice de inflação e a contração de uma pesada dívida externa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando