Buscar

QUAL A IMPORTÂNCIA DO JULGAMENTO DE NUREMBERG PARA A FORMAÇÃO DO DIREITO CONTEMPORÂNEO? RESPOSTA FUNDAMENTADA.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a relação do julgamento de Nuremberg com o direito contemporâneo?
 	O julgamento de Nuremberg foi um tribunal militar internacional formado pelas forças aliadas em 1946 para julgar os crimes cometidos pelo alto escalão nazista durante a Segunda Guerra Mundial. O tribunal instituído em Nuremberg, julgou 22 réus que foram sentenciados à morte, prisão perpétua ou reclusão por 20 anos, e somente 3 foram declarados inocentes. 
 	À vista disso, os estudiosos de direito buscam compreender a influência que tal tribunal exerceu à justiça contemporânea, visto que o julgamento foi pioneiro na intenção de sentenciar um grande crime externo e coletivo, e muitos dos seus acertos foram incorporados no direito moderno.
 	Em primeira análise, é de grande valia analisar a influência do Tribunal de Exceção (ad hoc) no direito Internacional uma vez que foi a primeira tentativa de aplicar princípios capazes de se estender além das fronteiras nacionais. O julgamento de Nuremberg, introduziu o “indivíduo” nas questões penais universais e trouxe uma grande contribuição para a fundação do direito penal internacional que reconhece incondicionalmente os direitos fundamentais da pessoa humana e protege a dignidade inerente ao ser humano. Além disso, o Tribunal serviu como base para a elaboração de diversos outros tribunais internacionais de exceção, como em 1993, para a Iugoslávia, e em 1994, para Ruanda, e a corte especial para Serra Leoa e Timor Leste. A Corte Penal de Nuremberg influenciou também diversos instrumentos internacionais de direitos humanos como o Estatuto de Roma que criou um Tribunal Internacional fixo em 1998, e a Convenção de Viena sobre Direitos dos Tratados, que buscava formalizar os acordos efetuados entre as nações no âmbito dos direitos humanos.
 	Em segunda análise, cabe discorrer sobre as críticas em relação a legalidade do ad hoc, apesar de sua indiscutível utilidade e importância, o Tribunal de Nuremberg, violou diversos princípios concernentes ao Direito Positivado na época, como o princípio da reserva legal e da anterioridade, impossibilidade do reconhecimento da responsabilidade penal dos entes coletivos; impossibilidade de atuação do direito penal internacional contra os indivíduos e a questão da obediência hierárquica. No entanto, era de extrema importância que ocorresse o julgamento, mesmo que não houvesse nenhum documento internacional que previsse os crimes contra a humanidade e os tipificasse penalmente, os atos praticados pelos nazistas não podiam passar em branco e era necessária uma resposta à própria humanidade e principalmente às pessoas que foram subjugadas às atrocidades cometidas pelos alemães. 
 	Concluo portanto, que a importância do Julgamento de Nuremberg para a formação do direito contemporâneo, se dá no reconhecimento internacional e formalizado dos direitos humanos, além de originar um novo jeito de promover a justiça universal, em detrimento das guerras, já que os crimes extra territoriais seriam devidamente julgados, neste contexto, segundo Henry King, um dos promotores do tribunal “em certo sentido, marcou a chegada do direito internacional como uma força a ser reconhecida no nosso planeta”. Ou seja, Nuremberg findou com o sistema jurídico internacional no qual a guerra ainda é uma opção aceitável.
Referências Bibliográficas:
SILVA, Tatiane Fonseca da. O Julgamento de Nuremberg e sua relação com os direitos fundamentais e com o direito internacional: uma análise necessária. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/levs/article/view/3746/2824. Acessado em: 6 abr. 2021.
CASSILA, Lucio Correa. Julgamento de Nuremberg: Apresenta enfoque diferenciado sobre o Tribunal de Nuremberg, demonstrando sua importância para o Direito Internacional. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5465/Julgamento-de-Nuremberg. Acessado em: 6 abr. 2021.
Convenção de Viena Sobre o Direito dos Tratados https://saudeglobaldotorg1.files.wordpress.com/2016/07/portugal-declaracao-sobre-a-cv-69.pdf Acessado em: 6 abr. 2021.
ROSSETI, Victor. Tribunal Penal Internacional: o que é e como atua? https://www.politize.com.br/tribunal-penal-internacional/. Acessado em: 6 abr. 2021.

Continue navegando