Buscar

1 PORTIFOLIO PC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	
ATIVIDADE:
Aulas: 01/02/03/04
	Aluno: 
ALYSSAN AMANDA SOUZA FEITOSA 
	RGM:
103.10055
	Polo:
CHAPADÃO DO SUL MS 
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
1-2021
	
DATA PARA ENTREGA: 07/04/2021
	 Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
 Olá Caríssimos aluno (a) 
Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 16/04/2021
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4, no portfólio 1, até o dia 07/04/2021, poderão corrigir as atividades caso seja considerada necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DA ATIVIDADE CORRESPONDENTE.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
Para refletir:
“A única pessoa à qual você pode se comparar é com você mesmo, no passado”. (Sigmund Freud)
Atenciosamente
Profa. Doutora Silvia Mara Pagliuzo Muraki.
	 ATIVIDADES DA AULA 1
1.1 A Psicologia passou a ser conhecida como ciência após ter se libertado da Filosofia, justamente quando apresentou um método científico reconhecido como recursos eficientes para tentar resolver problemas. Após ler sobre a origem da psicologia explique sobre:
a) Subjetividade; Significa que cada indivíduo tem as suas próprias experiência e vida e são essas particulares que nos fazem único, mesmo nos tendo características parecidas com outras pessoas ou até mesmo com nossos irmãos, nós temos nosso modo de agir pensar e fazer. Cada indivíduo irá se posicionar no mundo de acordo com seus valores, princípios. 
b) Descreva no mínimo quatro mecanismos de Defesa proposto por Freud o pai da Psicanálise,.
Negação: é a defesa que baseia se em negar a dor, ou outras sensações de desprazer, o comportamento é ‘mentir’.
Projeção: ocorre quando uma representação reprimida é projetada externamente desfigurada, ocorre quando uma pessoa com baixa auto-estima ri de todas as pessoas que apresentam sintomas de baixa auto-estima.
Delírio: É a maneira pela qual o sujeito justifica esses eventos ou representações alucinatórias, ocorre quando o sujeito é excluído é ‘aceita’.
Racionalização: consiste na justificativa daquelas ações que realizamos e cujo motivo reprimido não queremos conhecer , o sujeito apresenta várias razões mais muitas vezes a razões dele e sempre meias verdades.
1.2 As primeiras abordagens da psicologia que surgiram foram: Estruturalismo, Funcionalismo e o Associacionismo. Contudo no século XX essas abordagens foram substituídas por novas teorias. Explique sobre: Behaviorismo, Gestalt e a Psicanálise.
Behaviorismo: Watson contribuiu para o surgimento do behaviorismo, que o termo vem do inglês ‘behavior’ significa comportamento. Tornou- se importante por ter definido o fator psicológico de forma concreta, a partir da noção de comportamento, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é ação dos organismo sobre o meio e o efeito resultante desta, ou seja, a aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito. 
Gestalt: Esta abordagem nasceu na Europa, surgiu em protesto contra as ideias das escolas que estavam surgindo no início da psicologia científica, ciências que tinham uma visão fragmentada das ações e processos humanos. Gestalt postulava a ideia da necessidade de se compreender o homem como uma totalidade, por essa visão ela e a tendência teórica da filosofia.
Psicanálise: Psicanálise nasceu com Freud na Áustria, a partir da prática médica, recuperando para a psicologia a importância da afetividade postulando o inconsciente como objeto de estudos, quebrando a tradição da psicologia como ciência da consciência e razão, caracteriza se pelo método interpretativo , que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e alavra , ou até mesmo pela imaginação , sonhos , associação livre.
ATIVIDADES DA AULA 2
2.1 No decorrer do estudo da aula 2, irá perceber que a Psicologia Organizacional e do trabalho, 
desempenham um importante papel. Com base na leitura:
a) explique de que forma a Psicologia Organizacional pode contribuir para melhorar o ambiente de trabalho;
 Organizacional influencia no dia a dia de uma organização, por definição, uma empresa é uma pessoa jurídica que busca por meio de bens e serviços atender alguma necessidade humana e, cujo processo produtivo tem como finalidade alcançar o lucro. Entretanto, além dos bens materiais, uma empresa é composta essencialmente por pessoas. E é importante lembrar que são estes profissionais que cuidam dos processos e tornam os resultados tangíveis. 
ATIVIDADES DA AULA 3
3.1 Elabore um texto sobre Liderança. 
A liderança é necessária em todos os tipos de organizações humanas, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos, assim pode ser vista como um fenômeno que ocorre exclusivamente nos grupos sociais e no decorrer dos relacionamentos entre pessoas em determinada estrutura social. A influência da liderança sobre o comportamento das pessoas foi constatada pela teoria das relações humanas. 
3.2 Nesta aula verifica-se que liderar exige o uso do poder e que para adquirir este poder de influenciar o comportamento de seus colaboradores, é necessário primeiro reconhecer as principais fontes. Explique sobre os tipos de poder apresentados na aula 3: 
a) Poder de recompensa; Baseia-se na capacidade para alocar resultados recompensadores, seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. EX; elogios, promoções e aumento de salário . 
b) Poder coercitivo ou de punição; Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis, seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros.
c) Poder de competência; Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.
ATIVIDADES DA AULA 4
4.1 Como vimos na primeira aula a psicologia se subdividi em vários ramos. A aula 4 aborda a Psicologia Social e aspectos do ambiente de trabalho. Sendo assim peço que: Conceitue Psicologia Social e relate suas principais contribuições para o ambiente de trabalho.
Psicologia social: é o ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam com outras pessoas, em relação ao objetivo de estudo, a psicologia social procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamento do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Alguns itens que a psicologia social estuda:
· a interdependência entre os indivíduos.
· a comunicação.
4.2 Dentre os objetos de estudo da Psicologia Social, descreva sobre:
a) Papeis sociais: Pode ser entendido como posição que um indivíduo assume no grupo , definido pelas obrigações e direitos que regulam a interação do indivíduo com os demais membros. Desta forma, entende-se por papel social, o comportamento que se espera de quem ocupa uma determinado status. Em cada grupo em que o indivíduo participa, ele desempenha um papel de acordo com as normas e regras de funcionamento, bem como, o estatuto que lhe é atribuído. 
b) Grupos sociais; Pode se definir grupo social como uma comunidade humana, que se move por seus padrões de conduta, atividade conjunta, por se localizar num determinado tempo e espaço, por utilizar-se de formas específicas de comunicação e organização. 
OBS: Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos.
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais