Buscar

APX1 Sociologia e Educação 2021.1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
)
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
APX1 – 2021.1
Disciplina: Sociologia e Educação–Período: 12 a 17 de abril (sábado)
Atéas 10h
Coordenação: Prof.ª Elaine Ferreira Rezende de Oliveira
Caríssimo(a) estudante,
esta é a nossa Primeira Avaliação de Sociologia e Educação do 1º semestre do ano de 2021.Nela você encontrará questões referentes às aulas 05, 06, 07 e 08.
Leia as questões com atenção, reflita e responda o que está sendo solicitado.
Saudações fraternas,
Equipe de Sociologia e Educação
Questão 1(2,5 pontos): 
Na aula 05 o tema “Saber e sabedoria” é analisado de forma geral e em particular na prática pedagógica em sala de aula. Prática essa que os autores sugerem sejam“quebrados paradigmas” em relação ao saber institucionalizado.
Explique o que você entendeu sobre como pode ocorrer essa “quebra de paradigmas” numa sala de aula da Educação Básica, citando uma situação-problema como exemplo.
																																																																																																	
Questão 2 (2,5 pontos):
Na aula 06 o tema sobre “saberes” continua, mas de forma diferente da aula anterior. Nessa aula vimos a diferença entre “saber popular” e “saber erudito”. E vimos que um dos objetivos expostos foi o de contribuir para que o estudante desta disciplina conseguisse realizar uma comparação entre os dois saberes.
Dessa forma, tomando por base a frase de Lucien Lefebvre - “antes de elevar-se ao nível teórico, todo conhecimento começa pela experiência, pela prática” (Lefebvre, 1975, p. 49apud Aula 06, p. 29), explique o que você entendeu sobre a diferença entre esses dois saberes. 
																																																																																																		
Questão 3 (2,0 pontos):
Marque a opção em que os conceitos de saber instituído e saber instituinte, presentes na aula 7, são apresentados corretamente.
a) Os saberes instituintes aparecem no cotidiano escolarnas exigências de aplicação do currículo oficial e no cumprimento da legislação educacional, já os saberes instituídos aparecem como ações, emoções, cultura na leitura de mundo dos alunos.
b) O saber instituído são as relações construídas na comunidade escolar para dar conta do que não estava previsto na legislação e no currículo oficiale que podem se unir aos saberes instituintes na resolução de questões do dia a dia da educação. 
c) Os saberes instituídos são as ações produzidas e reconstruídas no e pelo cotidiano escolar. Os saberes instituintes são idéias e ações que podem vir a ser, ou seja, regras normas e valores estabelecidos pela União, estados e municípios.
d) Os saberes instituídos são as regras, normas, valores e condutas estabelecidos pelas instituições sociais, como leis, currículos oficiais, decretos, normas e etc.. Os saberes instituintes são idéias e ações que podem vir a ser, ou seja, tudo que podemos fazer para transformar as instituições ou os saberes instituídos.
Questão 4 (3,0 pontos):
Além da escola, outros espaços educam e socializam os indivíduos. Conceitue corretamente espaços educativos não-formais e cite um exemplo desses espaços existente em sua cidade.
																																																																																																	____
Boa Sorte!!

Continue navegando