Buscar

AD1-Celso-IESP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao analisar os fatos, verifica-se que, as atividades da Divisão Militar da Guarda Real de Polícia era capturar os escravos, desordeiros, criminosos e patrulhar para reprimir as ações de contrabandos; Durante o Período Imperial, a Guarda Real, atuou no espaço da defesa interna e da segurança nacional; e na Constituição da República de 1967 a polícia priorizava a segurança nacional, desfavorecendo a segurança pública e criando um contexto negativo diante da sociedade. A Segurança Pública ganhou destaque devido ao crescimento das taxas de criminalidade, o aumento da sensação de insegurança nos grandes centros urbanos, e ação policial na prevenção da violência criminal. Percebe-se, então, que a Segurança Pública passou a ser considerada problema fundamental e um dos principais desafios ao Estado de Direito no Brasil, tornou-se constante nos debates de especialistas e do público em geral. Em face dessa realidade, o estudo sobre a história é importante para compreensão da realidade da Segurança Pública, e também como pode ajudar as Políticas Públicas no enfrentamento da violência e da criminalidade brasileira.
	A Polícia está presente em todos os países, organizados politicamente, com a função de repressão e manutenção da ordem pública e a implementação da Segurança Pública, quer dizer, realiza o controle social. No entanto, a Segurança Pública vem sofrendo constantes mudanças e esse momento, os estados tornaram-se os autores pela sua preservação e cooperação. Desse modo, não é uma atividade feita apenas por policiais, e sim realizada em cooperação da sociedade e governantes, objetivando mudar continuamente a perspectiva que a maioria das pessoas tem preestabelecidas sobre esse assunto, construindo mecanismos de redução da violência e crime mais eficientes; e ainda, buscando a prevenção e investigação de crimes.
	Levando-se em consideração esses fatos é imprescindível que todos se conscientizem de que a Segurança Pública é um fator primordial para o desenvolvimento de toda sociedade, é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A segurança pública é um eixo de ligação, um processo sistêmico e otimizado que envolve um conjunto tanto de ações públicas, como de ações comunitárias, tendo como objetivo assegurar a proteção do indivíduo e da coletividade, garantindo direitos e cidadania a todos.
Aluno(a): CELSO HENRIQUE LOPES DE LIMA
Matrícula: 20213150062
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Polo: Belford Roxo
Disciplina: Introdução aos Estudo sobre Segurança Pública
Avaliação à Distância 1
pág:

Continue navegando