Buscar

PCC FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

Polo EAD- Florianópolis
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
Conversa com um professor de qualquer etapa da educação: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior
NOME: Jonas de Oliveira Monteiro
CURSO: Física- Licenciatura 
MATRÍCULA: 201908653787 
DISCIPLINA: Filosofia da Educação 
PROFESSOR (A): Claudia de Freitas Lopes Soares Machado da Silva
DATA: 08/06/2020 
Introdução 
 
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as relações de aprendizado existentes na
sala de aula utilizando o que foi estudado nas aulas de Filosofia da Educação.
 
 
Observação de uma aula 
 
 Quando os alunos entram na sala, a professora os comprimenta e cada um coloca suas mochilas no seu devido lugar, pegam seu material e escolhem onde vão se sentar. Ela me informa que acha importante ensinar as crianças a serem independentes. 
 Observei que a aula é bem dinâmica e ela tem total liberdade para elaborar o conteúdo a ser passado. Nas atividades, ao mesmo tempo que ela permitia que eles chegassem a suas próprias conclusões, ela também os orientava em certos momentos quando tinham dificuldade. 
 A professora costuma usar músicas, gravuras e até jogos como complemento das aulas o que prende a atenção do aluno, os estimula e facilita a aprendizagem. 
 
Entrevista com professor(a) 
 
O que é ensinar? 
 
 É conscientizar o educando que ele é sujeito de sua própria história. Ensinar é preparar para o futuro, orientar e levar o aluno a descobrir o conhecimento que ele já possui. 
 
Como você escolhe seus procedimentos de ensino? 
 
 A escola me permite, dentro do plano de ensino, planejar minhas aulas de forma livre. São de acordo com os interesses e curiosidade dos educandos. Os projetos de estudo devem instigar e assim precisam estar dentro do centro de interesse deles. 
 
Você se baseia em algum teórico? Qual? Como? 
 
 Alguns. Jean Piaget, Paulo Freire, Lev Vygotsky e Emília Ferreiro. Não acredito em uma teoria única. Esses teóricos tem estudos que es tão de acordo com minhas expectativas e crenças sobre educação. Faço um “mix” dessas teorias e estudos para orientar meu 	trabalho pedagógico. 
 
 
 
 
 
Como acontecem as relações interpessoais em sua sala de aula? Como você trabalha os conflitos? 
 
 Essa conexão ocorre c om tranquilidade na minha sala de aula. Desenvolver um projeto de trabalho em conjunto e dentro do centro de interesse dos educandos facilita o relacionamento entre eles. Regras bem acordadas e discutidas também auxiliam para 	 respeitar o espaço de convivência. Os conflitos são discutidos e confrontados com as regras da sala e as dinâmicas de grupo tem papel importante na resolução dos mesmos. 
 
 
Conclusão 
 
 Uma das frases de Immanuel Kant onde afirma que “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” explica porque o profe ssor é peça fundamental na construção do ser humano. Ele nos p repara para a vida, ensina sobre a importância do r espeito as diferenças, responsabilidade e com isso, como conviver e 	m sociedade. 
 Nesta turma, era nítido o carinho do professor para c 	om o aluno e isso faz toda a diferença no ensino, pois ao se sentir em acolhidos em sala, os alunos se sentem motivados a aprender. 
 Ao meu ver, o professor se compara ao filósofo pois ambos nos ensinam a pensar, a ser crítico, a refletir. 
 
Referências 
Aulas e conteúdos on-line da disciplina de Filosofia da Educação

Continue navegando