Buscar

Análise- Revolução dos bichos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise do Filme – A Revolução dos bichos 
No filme “ A Revolução dos bichos “, podemos observar a abordagem dos temas como as fraquezas humanas, o poder, a revolução, o totalitarismo, a manipulação política e etc. A ideia de utilizar os bichos como atuantes da cena política, traz à tona a questão de animalização dos homens. Na análise é possível relacionar com o Contratualismo e citar o estado de natureza dos animais/homens, os interesses e benefícios próprios, a consolidação da nova sociedade dos bichos e as suas leis.
O Contratualismo divergem sobre os fatores que levaram os seres humanos ao abandono de estado de natureza e a realização do contrato social. Como no filme, onde os animais tem o seu estado natural onde estão sobre os cuidados do Sr. Jones, mas muitas vezes explorados. Diante disso, eles fazem uma revolução como forma de encontrar a própria liberdade. 
Essa Revolução lembra o contrato Hobbesiano, onde decide-se abrir mão da “liberdade natural" em favor de um Estado que possa garantir paz e segurança para todos. Eles expulsam o Sr. Jones da granja e iniciam a revolução, e os porcos lideram por serem mais inteligentes, um dos líderes da Revolução o Porco “Bola de Neve" quer realizar a construção de um moinho e o Porco Napoleão é contra a ideia, por fim, Bola de Neve é expulso da granja e Napoleão assume o lugar do Major e começa a ter uma postura autoritária, e os outros bichos percebem que não foi a melhor escolha. 
Nesse momento do filme se observa os interesses pessoais e ainda a corrupção e o golpe. Podemos relacionar com o pensamento de Locke onde ele diz que os seres humanos são egoístas e que esse egoísmo leva a disputa de interesses. O filme relata o Porco Napoleão fazendo contratos com humanos para a construção do moinho, os materiais não podiam ser obtidos na granja e necessitava, portanto de contratos comerciais advindos de outros lugares. Analisamos os interesses pessoais dos humanos e dos Porcos, líderes que estavam a frente da Revolução, com isso, se inicia a exploração de animais contra animais colocando a ideia do Animalismo, o trabalho para o bem comum. 
Podemos citar também o contratualista Rousseau que defendia que o estado de natureza era um período pacífico. O personagem do filme Sansão, o cavalo trabalhador que foi mandado para o matadouro de cavalos quando caiu fraco, acreditava no “bem comum" e que seria possível os animais viverem em harmonia.
O final do filme se dá a ideia de união dos Porcos e os homens, demonstrando seus próprios interesses e dá um significado mais intenso a frase de Thomas Hobbes “ O homem lobo do homem", ou seja, tanto os humanos como os animais no filme são capazes de colocar em risco sua própria espécie por instintos de autoprevenção e egoísmo.

Outros materiais

Outros materiais