Buscar

Atividade A3 gestão financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Potiguar 
Engenharia Civil 
Gestão Financeira
Anna Luiza Dantas do Nascimento 
Atividade A3
O orçamento pode ser visto como uma ferramenta de planejamento financeiro pessoal que contribui para a realização de sonhos e projetos. Para fazer um bom planejamento, é necessário saber aonde se quer chegar; é necessário internalizar a visão de futuro, trazida pela perspectiva de realização do projeto e estabelecer metas claras e objetivas, as quais geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas ou para que ajudem a atingir objetivos maiores.
A partir do conteúdo estudado, descreva os principais itens que devem compor um orçamento pessoal e, na sequência, exemplifique. Para a sua resposta, você pode reunir informações pessoais e comparar com o conteúdo estudado.
As principais etapas para ter um bom planejamento financeiro são: saber quanto você ganha e quanto gasta, e sempre anotar tudo, depois, é necessário anotar também os custos variáveis, ou seja, aqueles que você faz no dia a dia e que nem sempre têm o mesmo valor, como um cinema ou restaurante ou até algum imprevisto, tipo carro quebrado etc. Analise os gastos por categoria, o quanto gasta com comida, transporte, planos de saúde e lazer. Economize dinheiro, conhecendo o quanto gasta em cada categoria, você consegue pensar em formas de economizar e fazer sobrar mais dinheiro no final do mês. Essa é uma prática essencial para quem quer otimizar o uso da sua renda e fazer mais com menos. E por fim, evite dividas e tenha metas claras, a existência de metas claras facilita seu compromisso com o orçamento, pois você vai lembrar com frequência o que está buscando. Assim, vale a pena definir suas metas de economia e pensar na quantia que quer poupar mensalmente.
O orçamento pessoal é a ferramenta que permite que você planeje suas finanças. Ele retrata a sua situação financeira, ou seja, mostra quais são seus ganhos e gastos ao longo do mês. Dessa forma, é possível fazer previsões, analisar custos e tomar decisões mais eficientes com o próprio dinheiro. Na minha família aprendemos desde cedo a valorizar a organização, e sem dúvidas o gerenciamento do nosso dinheiro. Hoje uso o Excel para manter minha planilha de gastos, e assim conseguir economizar dinheiro, fora o Excel existem, hoje, muitos outros aplicativos que ajudam na hora de organizar suas finanças.

Continue navegando