Buscar

Seção 1 - Formação Integral em Saúde

Prévia do material em texto

Seção 1
Atividade Diagnóstica 
1. Apesar da multiplicidade de conhecimentos disciplinares que compõem o campo de saberes, a epidemiologia, as ciências sociais, as ciências humanas e a política e planejamento são consideradas os alicerces da Saúde Coletiva.
I. A epidemiologia estuda o processo saúde e doença, a distribuição e os determinantes de estados e eventos relacionados à saúde em populações definidas e a aplicação deste conhecimento para a resolução dos problemas de saúde.
PORQUE
II.Traz importantes contribuições para o planejamento de práticas e avaliação de ações em saúde. Associada às ciências sociais, contribui para o estudo demográfico, da geografia, colaborando na compreensão e estabelecimento do diagnóstico situacional de saúde.
As duas asserções são verdadeiras e a II é a justificativa correta da I. 
2. A epidemiologia adotou novo método sistemático para prevenir e controlar as doenças na população, já que a doença ocorre a partir da interação entre agente e determinantes e se desenvolve no meio interno do organismo. Nesse contexto, analise as afirmativas e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( V ) Período pré-patogênico: não há manifestação da doença, os agentes físicos e químicos, nutricionais e genéticos e os determinantes econômicos, culturais e psicossociais interagem com o indivíduo, tornando-o vulnerável.
( V ) Período patogênico: o processo patológico está ativo e iniciam-se as primeiras modificações no estado de normalidade, desencadeados pela ação de agentes patogênicos.
( F ) Período pré-patogênico: neste período há manifestação da doença e não são adotadas as medidas de atenção primária.
3. O que significa o conceito ampliado de saúde?
Considera não apenas fatores biológicos, mas outros que podem estar influenciando a relação social, econômica, interferindo na autonomia e nas condições de vida dos sujeitos.
2. A Saúde Coletiva teve suas origens pautadas no movimento preventivista e na medicina social, e reformulou questões referentes à prevenção e à promoção da saúde. Dessa forma, determina suas intervenções e tomadas de decisões fazendo análises segundo:
( F ) As práticas: formas de distribuição do poder, eleição de prioridades, perspectivas de inclusão social e visão de saúde
( F ) As políticas: ações institucionais, profissionais e relacionais, permeabilidade às culturas, produção de conhecimento.
( F ) As técnicas: são os meios aplicados para a intervenção.
Atividade de Aprendizagem
1. A Saúde Coletiva teve suas origens pautadas no movimento preventivista e na medicina social, e reformulou questões referentes à prevenção e à promoção da saúde. Dessa forma, determina suas intervenções e tomadas de decisões fazendo análises segundo:
( F ) As práticas: formas de distribuição do poder, eleição de prioridades, perspectivas de inclusão social e visão de saúde
( F ) As políticas: ações institucionais, profissionais e relacionais, permeabilidade às culturas, produção de conhecimento.
( F ) As técnicas: são os meios aplicados para a intervenção.
2. O que podemos afirmar com relação à Saúde Coletiva?
 É multiprofissional, interdisciplinar e adota o conceito ampliado de saúde.
3. Do que a Saúde Pública faz uso?
Das disciplinas de epidemiologia, planejamento normativo e administração científica

Continue navegando