A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação l

Pré-visualização | Página 1 de 2

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual ( Cod.:669370) ( peso.:1,50)
	Prova:
	28436239
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Social, política e civil.
	 b)
	Social e Civil.
	 c)
	Social e política.
	 d)
	Civil e política.
	2.
	Possuir um título de Organização Social no Brasil, atualmente, garante o recebimento de benefícios do Estado. No entanto, devem atender a uma demanda específica da comunidade. Sobre as organizações sociais no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Essas Organizações Sociais realizam a gestão do espaço público e querem melhorar a vida das pessoas e a sociedade como um todo.
	 b)
	Estão presentes, atualmente, na gestão de hospitais, santas casas, museus e institutos de fomento à pesquisa.
	 c)
	As Organizações Sociais estão presentes em projetos voltados a algumas áreas específicas, como saúde e cultura.
	 d)
	As Organizações Sociais não podem realizar a gestão do espaço público, nem promover a sua melhoria.
	3.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	A questão da corrupção no meio político é assunto constante na mídia, tanto no Brasil quanto em outros países. Esse tipo de conduta criminosa nos faz refletir sobre a ética e a moral humana, especialmente quando ocorre no serviço público, com os representantes políticos do povo. Um caso curioso foi o ocorrido em novembro de 2016, quando a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) viveu uma condição atípica em razão da prisão de um de seus Deputados. Na ocasião, mesmo o deputado estando preso, a ALAP não poderia cassá-lo por falta de um instrumento considerado fundamental para reger os bons costumes e nortear medidas administrativas dentro da Assembleia Legislativa do Amapá: o Código de Ética e Decoro Parlamentar. Sobre os conceitos de ética e moral e sua aplicação em sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ética é uma das áreas da filosofia que investiga sobre o agir humano na convivência com os outros.
(    ) Nossas ações perante a sociedade em que vivemos são orientadas por princípios éticos e morais.
(    ) A ética investiga o agir humano tanto com os outros quanto consigo mesmo.
(    ) A expressão da ética ocorre no meio público e privado, e que é normativa a conduta antiética.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2017/03/falta-de-codigo-de-etica-impede-alap-de-cassar-de-deputado-preso.html>. Acesso em: 30 jan. 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	Leia o texto a seguir:
Em 79º lugar, Brasil estaciona no ranking de desenvolvimento humano da ONU, país registrava crescimento do IDH desde 2010, mas manteve mesmo patamar entre 2014 e 2015. O ranking de desenvolvimento humano foi divulgado pela Organização das Nações Unidas com dados de 188 países. O Índice de Desenvolvimento Humano leva em consideração três fatores: Saúde (expectativa de vida); Conhecimento (média de anos de estudo e os anos esperados de escolaridade); Padrão de vida (renda nacional bruta per capita).
Se for levado em conta o "IDH ajustado à desigualdade", o índice de desenvolvimento humano do país cairia de 0,754 para 0,561 e o Brasil cairia 19 posições no ranking mundial.
Com relação ao IDH e à desigualdade social no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/em-79-lugar-brasil-estaciona-no-ranking-de-desenvolvimento-humano-da-onu.ghtml>. Acesso em: 18 jan. 2018 (adaptado).
	 a)
	Graças à promoção de políticas públicas de inclusão, educação de qualidade e saúde para todos, o IDH médio do Brasil tem melhorado nos últimos anos, especialmente em 2014 e 2015.
	 b)
	O IDH brasileiro de 2014 e 2015 revela que o país estacionou no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à educação, saúde e distribuição de renda.
	 c)
	Com IDH de 0,754, Brasil é considerado elevado no desenvolvimento humano, mesmo se for considerado o IDH ajustado à desigualdade.
	 d)
	A estabilização do IDH brasileiro demonstra que o país já atingiu um patamar de desenvolvimento sustentável ideal, onde a saúde, a educação e a renda da população melhoraram nos últimos anos.
	6.
	Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea.
(    ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
(    ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
(    ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	7.
	A democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Deliberativa.
	 b)
	Indireta.
	 c)
	Participativa.
	 d)
	Direta.
	8.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e