Buscar

SISTEMA ENDÓCRINO (ESTRUTURA E FUNÇÕES)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
COMPONENTE CURRICULAR: Anatomia Humana
DOCENTE: Prof. Ms. Jéssica Costa Leite
DISCENTES: Anna Júlia, Dayverson Luan, Matheus Crispim, Raisa Laura, Talita Cardoso, Viviane Maria.
SISTEMA ENDÓCRINO
(ESTRUTURA E FUNÇÕES)
 
CAMPINA GRANDE – PB
Sistema Endócrino
 Ele é formado pelas glândulas endócrinas, essas são estruturas responsavéis pela produção de substâncias que tem determinada função no nosso corpo, e irão por sua vez, secretar hormônios dentro dos capilares sanguíneos, o sistema endócrino humano produz hormônios que interferem em todas as funções do organismo, além de interagir com o sistema nervoso que se comunica por meio de impulsos nervosos. As glândulas que formam o sistema endócrino são a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos), o timo e a glândula pineal.
Hipófise - estrutura e função
 Situada na base do cérebro, região superior ao palato (céu da boca), apresenta tamanho bem reduzido (com dimensões de uma ervilha), a hipófise possui duas porções bem distintas: a neuro-hipófise formando o lóbulo posterior da hipófise (um agregado de neurônios partindo de uma extensão do hipotálamo), o lado posterior é conectado à parte do cérebro chamada de hipotálamo através do infundíbulo. Os hormônios são feitos nos corpos celulares dos nervos posicionados no hipotálamo, e estes hormônios são então transportados pelos axônios das células nervosas em direção à hipófise posterior; E a adeno-hipófise, constituindo o lóbulo anterior (estruturada por células do tecido epitelial), o lóbulo anterior é derivado do ectoderma oral e é composto de epitélio glandular. Através da conexão vascular da hipófise anterior com o hipotálamo, o hipotálamo integra sinais estimulatórios e inibitórios centrais e periféricos. Os hormônios da hipófise anterior que funcionam como inibidores ou liberadores, são hormônio de crescimento, prolactina, hormônio folículo-estimulante, luteinizante, estimulante da tireóide e o hormônio adrenocorticotrófico. 
Hipotálamo - estrutura e função
 Localiza-se nas paredes laterais do III Ventrículo, abaixo do sulco hipotalâmico. é constituído fundamentalmente de substância cinzenta que se agrupa em núcleos, muitas vezes não distinguíveis e nela se localizam os principais núcleos do tálamo. As principais funções do hipotálamo são: Controlar o sistema nervoso autônomo dos seres humanos; Atuar no controle da temperatura do corpo humano; Controlar e regular os processos de sede e fome; Atuar no controle das emoções e comportamentos (funções exercidas em conjunto com o sistema límbico); Atuar no processo de contração muscular (cardíaco e liso); Atuar na regulação de secreção de diversas glândulas que produzem hormônios; Agir no controle de vários hormônios pela hipófise; Agir nos processos relacionados ao desejo sexual; Regular os estados de consciência e ritmos circadianos (horários de vigília e sono).
Tireoide - estrutura e função
Está localizada na região ântero-inferior do pescoço, ântero-lateralmente à traqueia e logo abaixo da laringe, no nível entre a quinta vértebra cervical e a primeira vértebra torácica. Possui dois lobos (direito e esquerdo), que são conectados entre si por uma parte central denominada istmo da glândula tireoide. A tireoide é uma glândula formada por pequenos sáculos preenchidos por uma proteína rica em iodo denominada Tireoglobulina. Sua principal função é regular o metabolismo e o ritmo com que o nosso organismo produz, utiliza e armazena energia. Contém dois tipos de células: as células foliculares, e as células parafoliculares. As células foliculares secretam e armazenam dois hormônios tireoidianos: Triiodotironina (T3) é produzido principalmente por conversão nos tecidos periféricos e Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina); tem Cerca de 93% da produção diária da tireoide. As glândulas parafoliculares, secretam o seguinte hormônio: Calcitonina que é importante para o metabolismo do cálcio.
Paratireoide - estrutura e função
 As paratireóides são quatro pequenas glândulas que se localizam atrás da glândula da tireoide, na região do pescoço. Essas glândulas secretam um hormônio chamado de paratormônio (PTH) e são responsáveis pelo equilíbrio do cálcio e manutenção de fosforo no organismo.
Suprarrenais – estrutura e função
 As suprarrenais, também conhecidas como adrenais,  estão localizadas acima dos rins. A parte externa, denominada córtex, tem a função de produzir hormônios  que têm uma estrutura química similar  denominados esteroides. Eles são: Cortisol: Provoca alterações no metabolismo que ajudam o organismo a lidar com o estresse. Aldosterona: Ajuda os rins a regular a quantidade de sal no sangue e ajuda a regular a pressão sanguínea. Andrógenos Adrenais: São hormônios que podem ser convertidos para as formas mais comuns dos hormônios sexuais estrogênio e testosterona em outras partes do corpo. A quantidade desses hormônios produzidos pela glândula suprarrenal é normalmente pequena se comparado com o que é produzido em outras partes do corpo. Os testículos produzem a maior parte dos andrógenos (hormônios masculinos) em homens. Os ovários produzem a maioria dos estrogênios (hormônios femininos) em mulheres. A parte interior da glândula adrenal, denominada medula, é realmente uma extensão do sistema nervoso. Os hormônios do sistema nervoso, tais como a norepinefrina (noradrenalina) e epinefrina (adrenalina) são produzidos na medula. Estes dois hormônios atuam em reações psíquicas e físicas geradas por situações emocionais fortes (principalmente relacionadas ao estresse emocional).
Pâncreas – estrutura e função
O Pâncreas é um órgão alongado com aproximadamente 15cm, divide-se em três partes: cabeça, corpo e cauda. A cabeça encontra-se em contato com o duodeno enquanto a cauda está em contato com o hilo esplênico. Localização: Porção superior do abdômen, posterior ao estômago. Classificado como glândula anfícrina: Por possuir porção exócrina e endócrina, exócrina: É responsável pela síntese do suco  pancreático que contém enzimas digestivas; Endócrina: desempenham uma função hormonal (produção de insulina e glucagon)
  O pâncreas é formando pelas ilhotas de Langerhans que constituem quatro tipos de células produtoras de hormônios (alfa, beta, delta, G e PP) as mais importantes são as Alfas e betas sendo a primeira responsável pela produção de glucagon e as segundas pela insulina. Esses hormônios regulam a quantidade de glicose no sangue.
Gônadas (Ovários e Testículos) – estrutura e função
Gônadas
Gônadas são glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais: testículos (masculino) e ovários(feminino).
Testículos
Os órgãos genitais masculinos têm a missão de produzir as células reprodutoras masculinas, os espermatozoides, assim como o líquido seminal que lhes serve como veículo e lhes proporciona os nutrientes que necessitarão durante o seu percurso pelo aparelho genital feminino. Os testículos geram os espermatozoides, enquanto que as vesículas seminais e a próstata elaboram o líquido seminal. Outros componentes de extrema importância são os epidídimos, os canais deferentes e os canais ejaculadores, que constituem as vias que transportam os espermatozoides e o líquido seminal em direção ao exterior para finalmente lançar o esperma na uretra no momento da ejaculação.
Ovário
Os órgãos genitais internos da mulher são os ovários, as trompas de Falópio e o útero. Cada um com a sua função específica, e são essenciais no processo de reprodução: os ovários encarregam-se de produzir as células reprodutoras femininas; as trompas, que ligam os ovários ao útero, constituem o ponto de encontro das células reprodutoras femininas com as masculinas e, portanto, o ponto de uma eventual fecundação; e o útero encarrega-se de “alojar” e proteger o produto da gestação até ao momento do parto.
As glândulas sexuais produzemos seguintes hormônios:
Estrogênio (Ovário); Função: promove desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e regulagem do ciclo menstrual.
·Progesterona (Ovário); Função: promove o desenvolvimento do endométrio (fase proliferativa lútea do ciclo menstrual), preparação do útero para gravidez e das mamas para lactação. Disfunção: Atrofia das características sexuais, alteração no ciclo menstrual, aborto espontâneo.
Timo - estrutura e função
 localizado na porção antero-superior da cavidade torácica, no mediastino, em frente ao coração e atrás do esterno. O timo é composto por dois lobos, que são divididos em lobos por um ou dividindo partição. O timo tem duas partes: o núcleo do córtex e periférico. Sua principal função é a maturação funcional dos linfócitos T, mas também é o responsável pelo estabelecimento da tolerância aos autoantígenos. Os hormônios produzidos pelo timo são:
- timosina, fator tímico humoral (FTH), mantém e promove a maturação de linfócitos- T e órgãos linfóides como o baço e linfonodos, timulina ou fator tímico sérico (FTS), exerce função na placa motora (junção dos nervos com os músculos) e, portanto,nos estímulos neurais e periféricos, sendo considerada grande responsável por uma doença muscular chamada miastenia grave timopoietina (todos relacionados ao desenvolvimento e amadurecimento de células T)
Glândula pineal – estrutura e função
Glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, está situada na parede posterior do teto do diencéfalo e tem origem ependimária (ligação com o teto do 3° ventrículo ou ventrículo médio). A pineal é a primeira glândula do corpo a ser formada ainda na fase embrionária, e é bem distinguível ao redor da terceira semana após a concepção.
 
		Sua função é secretar a melatonina,  neuro-hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo (ciclos circadiano), relógio biológico e o sono
	Apresenta um padrão de secreção dia-noite, sensível a luminosidade, com início de elevação no início da noite e queda no final.

Continue navegando