Buscar

Atividade de Pesquisa 02 - Instrumentação em Higiene Ocupacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
INSTRUMENTAÇÃO EM 
HIGIENE OCUPACIONAL
Aluno(a):
Data: 
 / /
Atividade
 de Pesquisa
 02
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
contém 
1
0
 questões,
 totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave 
o arquivo com o nome Atividade
de Envio
 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1) Cite efeito à saúde pela exposição ao frio.
Além da hipotermia, temos outras consequências da exposição ao frio intenso, como frieiras, as já conhecidas doenças respiratórias e a “vasoconstrição” (contração dos vasos sanguíneos) que reduz o fluxo de sangue para a pele, causando “roxeamento” das extremidades.
2) Quais os principais sintomas em uma atividade laboral com a presença do risco físico frio?
Após uma longa exposição a ambientes frios, sem a correta proteção, o corpo começa a perder a sensibilidade. Isso faz com que a pessoa pare de sentir frio e dor, o que é seguido por fraqueza muscular e adormecimento. Também pode diminuir a capacidade de percepção, dilatação das pupilas e alucinações.
3) Como ocorre o tipo de avaliação ambiental nos ambientes ocupacionais com frio?
Para determinar se os trabalhadores estão ou não expostos a baixas temperaturas, a fiscalização avalia três pontos principais:
1. Temperatura ambiente: medida com um termômetro de bulbo seco comum, com gradação que segue até – 50 °C (graus Celsius).
2. Velocidade do vento: utiliza um anemômetro – aparelho para medir a velocidade de gases e líquidos – com escala de km/h (quilômetros por hora).
3. Atividade física: a partir de tabelas que determinam o gasto calórico em cada atividade, calcula o calor produzido pelo corpo do trabalhador, em kcal/h (quilocalorias por hora).
Esses três pontos são muito importantes porque, juntos, determinam o grau de exposição do empregado e as medidas de segurança a serem tomadas. Quanto menor for a temperatura no local de trabalho e maior a velocidade do vento, por exemplo, maior deve ser o isolamento térmico proporcionado pela roupa de proteção e menor o tempo de exposição ao frio.
4) Quais as principais recomendações de trabalho no frio?
Em primeiro lugar, é importante proteger o tronco e membros com um uniforme que garanta a manutenção da temperatura corporal. Luvas e botas também são indicadas, já que evitam o contato direto de mãos e pés com ambiente e produtos frios. Por fim, para proteger o rosto e a cabeça, é indicado o uso de capuz de segurança.
5) Como ocorre o processo de avaliação ambiental das vibrações?
A medição da vibração é baseada principalmente nas Normas ISO 2631-1 (1997) para corpo inteiro e ISO/DIS 5349-1 (2001) para mão e braço, as quais determinam os níveis de ação e os limites de exposição. É realizada por meio de instrumentos ligados a um transdutor de aceleração conhecido como acelerômetro, que capta o movimento vibratório, transformando-o em um sinal elétrico proporcional à aceleração. Os acelerômetros mais utilizados são os piezoelétricos, que medem a aceleração absoluta da vibração, tendo características gerais superiores em relação a qualquer outro tipo de transdutor de vibrações. Na vibração de corpo inteiro (VCI), o acelerômetro triaxial é montado em um adaptador de assento, posicionado no ponto de transmissão da superfície do corpo. Já na medição de vibração de mão e braço (VMB), o acelerômetro é montado na superfície vibrante, utilizando-se adaptadores adequados.
6) Quais os principais sintomas das vibrações no organismo?
O corpo humano reage às vibrações de diferentes maneiras. A exposição ocupacional continuada das vibrações pode causar efeitos diretos sobre o corpo, podendo ser destacados os seguintes problemas: perda do equilíbrio e falta de concentração, desordens gastrointestinais, aumento da frequência cardíaca, perda do controle muscular de partes do corpo, distúrbios visuais com visão turva, descalcificação de pequenas áreas dos ossos do corpo, lesões na coluna vertebral e degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso. Além disso, uma doença muito comum e reconhecida resultante da exposição prolongada das mãos à vibração e a impactos repetidos é a síndrome dos dedos brancos ou doença de Raynaud, causada pelo espasmo das artérias digitais, que limita o fluxo sanguíneo nos dedos, sendo que, em casos extremos, pode causar danos permanentes ou gangrena.
7) Quais os tipos de radiações apresentados no texto da aula 4?
Tipos de Radiações Ionizantes: Existem basicamente dois tipos de radiações: corpusculares (raios alfa, raios beta) e eletromagnéticas (raios x e raios gama).
Tipos de Radiações Não-Ionizantes: São de natureza eletromecânica, tendo exemplo nas radiações derivadas das microondas, radiações infravermelhas, radiações ultravioletas, raio laser e iluminação.
8) Quais os principais efeitos biológicos da Radiação Ionizante?
A exposição do tecido vivo à radiação ionizante resulta em dano às células componentes. Tal dano por radiação pode ser útil para a humanidade (assim como no tratamento de câncer sob condições controladas cuidadosamente), mas sob a maioria das condições deve ser evitado o máximo possível. Os possíveis efeitos estão resumidos a seguir:
Efeitos Agudos: Eritema; Alteração Sanguinea; Esterelidade; Morte.
Efeitos Crônicos: Câncer; defeitos Hereditários.
9) Como é feita a avaliação ambiental dos agentes biológicos?
Este é um risco identificado apenas de forma qualitativa e por este motivo não há uma técnica para monitorá-lo no ambiente de trabalho. Porém, a saúde do trabalhador exposto pode ser monitorada por meio de exames ocupacionais e assim pode-se identificar a necessidade de tratamento, além da aplicação de medidas preventivas, como a vacinação.
10) Comente a respeito da legislação do Ministério do Trabalho e Emprego que fala sobre os agentes biológicos.
A NR 32 define que a capacitação do trabalhador deve ser ministrada sempre que ocorram mudanças nas condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos patogênicos, durante a jornada de trabalho e por profissionais familiarizados com a temática.
Considera como risco biológico a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos (microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons).
11) Defina através do método dos efeitos combinados, a dose diária de exposição do trabalhador exposto a diferentes níveis de pressão sonora nos seguintes termos: Exposição de 92 dB(A) durantes 1,7h; 78 dB(A) durante 0,3h, 102 dB(A) durante 2h; 88 dB(A) durante 1,5 h; 81 dB(A) durante 1,5h e por fim 93 d(A) durante 1h.
Cn = 4,13
Explicação:
Cn = (C1/T1 + C2/T2 + C3/T3 + ⋯ + Cn/Tn )  x 100  [%]
Onde:
C = Exposição do Trabalhador em cada nível de ruído
T = Máxima exposição definida pela NR-15 para cada nível de ruído
Cn = 102/180 + 18/480 + 120/45 + 90/300 + 90/480 + 60/160
Cn = 4,13 (413%), ou seja, maior que 1 (100%), tornando o local insalubre
12) Defina o limite de tolerância para ruído dos seguintes tempos de exposição:
a) 8h = 85dB
b) 6h = 87dB
c) 7,5h = 85,5dB
d) 12h = 82dB
 (
Atividade
de Pesquisa
 0
2
: Instrumentação em 
Higiene Ocupacional
)

Outros materiais