Buscar

Avaliação Online Homem e Sociedade

Prévia do material em texto

Avaliação Online Homem e Sociedade
Questão 1
Texto da questão
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro".
ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30.5.2009.
Escolha uma:
a. “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
b. “Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo”.
c. “Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto”.
d. "Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros”.
e. E aqui na América já existiam centros cerimoniais no Peru.
Questão 2
Texto da questão
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
Escolha uma:
a. A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.
b. Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.
c. Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo. 
d. A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
e. A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.
Questão 3
Texto da questão
“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:
Escolha uma:
a. Tal afirmação implica uma boa dose de preconceito, não servindo a nossas discussões acadêmicas.
b. Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista.
c. Lévi-Strauss, grande antropólogo e responsável pelo combate a essa visão estrutural, afirmava que os traços culturais das sociedades devem ser analisados com base numa referência única e seriamente constituída.
d. Todo hábito cultural deve ser visto como uma expressão da globalização econômica que define os costumes, e, portanto, torna-se propulsora das grandes transformações culturais, apagando os traços próprios de cada povo.
e. A frase dá margem a muitos preconceitos e é utilizada para condenar pessoas inocentes apenas por integrarem determinadas comunidades culturais.
Questão 4
Texto da questão
A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.
Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.
Escolha uma:
a. O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.
b. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.
c. O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.
d. A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.
e. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.
Questão 5
Texto da questão
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
Escolha uma:
a.  As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo evolutivo, pois em nada contam os eventuais novos padrões de comportamentos assim gerados.
b. Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam seus atributos e habilidades essencialmente humanas, sem a consideração dos recursos ambientais. 
c. A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
d. A simbolização comentada é, estritamente, a criação das palavras.
e. Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente induzidas, impostas pelo ambiente.
Questão 6
Texto da questão
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
Escolha uma:
a. Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b. Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.
c. Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.
d. Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.
e. Como nenhum lugar e nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.  
Questão 7
Texto da questão
A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
Escolha uma:
a. Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de nossa própria época, nos lugares em que habitamos.
b. Procuramos sempre novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio.
c. Sempre considerarmos muito melhores os costumes alheios,uma vez que a rotina e a tradição reprimem a liberdade de expressão de nossa identidade.
d. Considerarmos as culturas tradicionais como melhores, uma vez que elas parecem ter maior controle
e. Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
Questão 8
Texto da questão
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
Escolha uma:
a. O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
b. O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.
c. Entidade pensante que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.
d. O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
e. O único à imagem e semelhança de Deus.
Questão 9
Texto da questão
A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos.
b. Os Estados nacionais são formações separadas da cultura e não requerem território (recursos ambientais).
c. A totalidade de uma cultura, necessariamente, coincide com os traços nacionais.
d. A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados; afastando-os das negociações tanto comerciais quanto diplomáticas.
e. O conceito de nação está vinculado, basicamente, à dimensão biológica.
Questão 10
Texto da questão
A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.
Escolha uma:
a. A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.
b. Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.
c. A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.
d. O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
e. Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas e do comportamento.

Continue navegando