Buscar

prova bioquimica veterinaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 -Quais são os compostos intermediários que os aminoácidos cetogenicos e neoglicogenicos precisam formar para entrar nessas rotas metabólicas?
Neoglicogenicos: piruvato, a-cetoglutarato, succinil-CoA, fumarato, oxaloacetato, acetil-CoA e acetoacetato.
Cetogenicos: ácidos graxos ou corpos cetonicos, sendo degradados a acetil-CoA ou acetoacetato.
4 – os monossacarídeos são classificados quanto ao numero de carbonos. Cite e explique essa classificaçao
Monossacarídeo é a unidade fundamental de um carboidrato. O carboidrato é formado por carbono, hidrogênio, e odxigenio. Os monossacaridoes são diferentes pelo nu,erro de carbono que cada molécula de monossacarídeo contem.
A formula será sempre uma unidade de C e de O para duas de H, sendo assim temos:
TRIOSE: monossacarídeo que contem 3 atomos de carbono. Formula: C3H6O3. EX: o gliceroldeido e a dihidroxicetona q são metabólicos intermediários da glicose.
TETROSE: contem 4 atomos de carbono. Formula: C4H8O4. EX: entrose (participa da via não oxidativa do ciclo das pentoses).
PENTOSE: contem 5 atomos de carbono. FORMULA: C5H10O5.EX: DNA, RNA, ATP, ADP, AMP, xilose,arabinose.A xilose é o principal componente a xilose, já a arabinose é o componente da hemicelulose e da pectina.
HEXOSE: contem 6 atomos de carbono. FORMULA: C6H12O6. EX: glicose (é a principal hexose), que é a principal fonte de energia dos não ruminantes,
3- a maior fonte de proteína é a proteína microbiana. Para isso, é preciso ter uma fonte de nitrogênio (que vem da amônia – PDR), e de uma fonte de alfa-cetoácidos, que vem dos carboidratos. E além dessas duas fontes, precisa haver sincronicidade para a degradação dessas proteinasq degradáveis no rúmen, para formar amônia e os alfa-cetoacidos. Isso é para otimizar ao Maximo a formação da proteína microbiana e consequentemente, ter mais proteína metabolizável.
9- a celulose é o principal componente estrutural das células vegetais, estando presente nas fibras, talo, raízes, folhas.
O estomago dos ruminantes contem enzimas especificas, a celulase, que decompõem fácilmente os microorganismos (digestão química). Lembrando que a celulose é um homossacaridio composto por glicose e formada por ligações beta 1-4: os microorganismos tem capacidade para quebrar facilmente essas ligações dos compostos estruturais. Já os mamíferos não sintetizam enzimas porque não possuem os microorganismos específicos para esse fim.
8. os polissacarídeos são moléculas que contém mais de 10 moléculas de carboidratos estão presentes no processo de digestão porque são quebrados a gradativamente até tornarem-se um monossacarídeo que contém uma molécula de carboidrato uma vez que somente o monossacarídeo consegue ser absorvido e aproveitado pelo organismo. esses polissacarídeos podem ser formadas por tipos diferentes de monossacarídeos então: homossacarideo: é formada apenas por um único tipo de monossacarídeo.um exemplo é acelulose que é formado apenas por moléculas de glicose. O amido também é outro exemplo, também é formado apenas por moléculas de glicose.
Já o heterossacarideo é formado por mais de um tipo de monossacarídio. Ex: a hemicelulose que é formada por 2 xiloses e 1 glicose. A pectina tbm é outro exemplo: composto por ácido galacturonico, galactose e arábinose
 7 - a proteína
6- as vias de reciclagem da ureia é pela saliva e transepitelial. o excesso dessa ureia que não foi utilizada na proteína microbiana tem três destinos: ou vai para o fígado onde participa do ciclo da ureia e forma ureia, depois ele vai para o rim, para bexiga e é excretada pela urina. outra parte da ureia pode ser excretada no leite e a outra parte será reciclada e pode ficar disponível para o animal através da Via transepitelial e também via salivar. é através da reciclagem da ureia que o nitrogênio libera amônia e a proteína verdadeira gera os aminoácidos que também geram amônia, essa que é usada como fonte de nitrogênio para de formação da proteína bacteriana
2- amônia vem do processo de reciclagem da ureia: o RUMINANTE vai ingerir nitrogênio e o excesso será excretado entrando no ciclo da ureia. parte dela será eliminada na urina e a outra parte será reciclada para voltar a ficar disponível para o animal através da saliva (que é a maior quantidade de ureia) e transepitelial (que sera absorvida a nível ruminal). o nitrogênio da dieta que está disponível vira amônia, os nitrogênios não degradados no rúmen dão ao origem aos aminoácidos e peptídeos que posteriormente também viram amônia, essa amonia terá uma parte excretada, outra parte forma nitrogênio microbiano que segue no trato digestivo para ser digerida em amônia.
 5- dissacarídeos são dois monossacarídeos unidos por ligacao de condensacao. é uma fonte imediata de energia Por que é facilmente ingerida a sacarose por exemplo facilmente metabolizado no rúmen por microrganismos presentes ali a sacarose a quebrada já no rúmen à lactose o açúcar do leite e a principal fonte do alimento de mamíferos jovens, é sintetizada no intestino delgado pela enzima lactase. 1 polissacarídeos são mais de 10 na sua cara desunidos a celulose é um a sacaria de composto por glicose e possui ligação Beta 1-4. é um carboidrato estrutural que é degradado no intestino grosso em mamíferos porque ela que tem os microrganismos capazes de sintetizar a celulose. Mila antes do processo ocorre no rúmen e a hemicelulose que também é um carboidrato estrutural formado por xilose arabinose e ácido glicurônico também é degradado no intestino grosso em mamíferos e nos ruminantes e degradação ocorrem no rúmen
10- ruminantes: digestão química ocorre no abo macho e é semelhante à dos monogástricos; AGVs são sintetizados no rumen precisa ser gerada amônia no rúmen; precisa ser gerada amônia como fonte de nitrogênio para as bactérias ruminais;
Celulose, hemicelulose e pectina são quebradas no rúmen onde tem a flora microbiana que quebra esses carboidratos estruturais
 Monogastricos: a digestão química e mecânica ocorre no estômago e absorção dos carboidratos ocorrem no intestino (borda em escova); a energia do animal vem da quebra dos monossacarídeo; o principal carboidrato digerido é o amido visto que a maior parte do alimento dele; a celulose, hemicelulose e pectina são quebradas no intestino grosso porque é lá que estão os microrganismos capazes de sintetizar as celulose. O estômago dos monogastricos é unicavitario.

Continue navegando