Buscar

Sociedade e meio ambiente prova 4

Prévia do material em texto

1.
	Em virtude do crescimento exponencial de nossa população, atualmente, somos mais de sete bilhões de pessoas, aglomeradas em todos os cantos do planeta Terra. Esse número é alarmante do ponto de vista do fornecimento de suprimentos para todos os indivíduos e também aos impactos ambientais associados. Desta forma, com relação às diferenças entre o nomadismo e sedentarismo, analise as sentenças a seguir:
I- O sedentarismo foi a alternativa mais eficaz para a transformação da sociedade moderna, assim como do ambiente, em busca do desenvolvimento sustentável.
II- Na época dos povos nômades, a regeneração dos recursos naturais era mais lenta, em função da exploração ser local e mais intensa.
III- Ao estabelecermos cidades e aglomerados urbanos no período sedentário, provocamos transformações profundas e quase irreversíveis no meio ambiente e ecossistemas naturais.
IV- O sedentarismo sempre teve como premissa a questão social, econômica e ambiental.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Algumas ferramentas foram criadas para auxiliar a sociedade e a comunidade empresarial na criação de um meio ambiente sustentável. A economia de baixo carbono está ligada a este desenvolvimento sustentável. No que consiste esta prática?
	 a)
	Serve de ferramenta para o desenvolvimento de inventários de emissões de GEE.
	 b)
	Serve para que seja gerado o menor impacto possível sobre o clima da Terra, com alternativas relacionadas à sustentabilidade.
	 c)
	Serve para auxiliar na redução da emissão de oxigênio na atmosfera terrestre.
	 d)
	Serve de tratado internacional com compromissos compulsórios para o aumento da emissão dos gases.
	3.
	?A sustentabilidade é a capacidade dos diversos sistemas da Terra, incluindo as economias e os sistemas culturais humanos, de sobreviverem e se adaptarem às condições ambientais em mudança? (MILLER JÚNIOR, 2013, p. 30). No entanto, os seres humanos, através do consumo desenfreado dos recursos, vêm destruindo os sistemas ecológicos dos quais a humanidade e as demais formas de vida dependem. O conceito de sustentabilidade está alicerçado em alguns pilares centrais. Partindo deste princípio, analise as opções a seguir:
I- Manutenção e inter-relação entre os ambientes.
II- Sociedade e ambiente antrópicos.
III- Ambiente equilibrado e justo.
IV- Sustentabilidade social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MILLER JÚNIOR, G. T. Ciência Ambiental. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	4.
	A responsabilidade socioambiental envolve não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente. A responsabilidade socioambiental das organizações levou à criação de documentos para direcionar as empresas. Com relação a estes documentos internacionais para a prática da responsabilidade socioambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.
(    ) Declaração Nacional do Meio Ambiente.
(    ) Declaração do Rio-92 e Agenda 21.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	A expressão Direitos Humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Esses direitos são considerados fundamentais porque sem eles a pessoa humana não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e de participar plenamente da vida. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os seres humanos devem ter asseguradas, desde o nascimento, as condições mínimas necessárias para se tornarem úteis à humanidade.
II- Todos os seres humanos devem ter o direito de ser e existir dentro da coletividade, participando com seus talentos e potencialidade e recebendo os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar.
III- Os direitos fundamentais são direitos que condicionam a vida em sociedade, sem os quais a pessoa é capaz de participar plenamente da vida e receber os benefícios que a vida em sociedade deve proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
	 a)
	Revolução Mexicana.
	 b)
	Carta Magna.
	 c)
	Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
	 d)
	Revolução Russa.
	7.
	Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
	 a)
	Industrialização.
	 b)
	Capitalismo.
	 c)
	Desenvolvimento sustentável.
	 d)
	Socialismo.
	8.
	A classificação dos Direitos Humanos em gerações obedeceu à ordem cronológica dos acontecimentos históricos, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o escopo atual. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São apresentados como Direitos Humanos de Primeira Geração aqueles relativos à Liberdade, em consonância com o que propunham documentos como a Carta Magna, a Revolução norte-americana, a Revolução Francesa e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
	 b)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Liberdade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.
	 c)
	São apresentados como Direitos Humanos de Segunda Geração aqueles que têm por base a Fraternidade, representada pelas aspirações humanas durante a Revolução Industrial, a Revolução Mexicana, a Revolução Russa, a Constituição da República de Weimar e a Declaração Universal dos Direitos do Homem, de 1948.
	 d)
	São apresentados como Direitos Humanos Terceira Geração aqueles relativos à Igualdade, em conformidade com a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos e a Carta de Paris para uma Nova Europa.
	9.
	O tema da sustentabilidade começou a ganhar corpo em 1968, quando um pequeno grupo de líderes da academia, indústria, diplomacia e sociedade civil se reuniram num pequeno vilarejo em Roma. Esse grupo passou a ser chamado de Clube de Roma. Partindo desse marco, o tema sustentabilidade foi pauta de conferências mundiais específicas em que se delinearam conceitos, ações, diretrizes e metas na busca de promover o chamado desenvolvimento sustentável. Com base na trajetória dos marcos da sustentabilidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em 1972, a ONU realizou a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo, em 1972, sendo criada a partir dela o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com a responsabilidade de promover a conservação do meio ambiente e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.
(    ) Em 1984, realizou-se outra conferência, cujo principal resultado foi a criação de uma Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Organização das NaçõesUnidas (ONU) e teve como temas principais a economia verde no contexto do desenvolvimento econômico sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
(    ) Em 1992, realizou-se, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o desenvolvimento, que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou popularmente chamada de Rio-92 e teve como principais resultados a introdução do assunto da sustentabilidade diretamente na agenda pública e a adoção da Agenda 21 e da Carta do Rio de Janeiro.
(    ) Em 2012, realizou-se, na cidade do Rio de Janeiro, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, criando-se uma nova declaração universal sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável, intitulado Relatório Brundtland, também conhecido como Nosso Futuro Comum.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Para fugir da escravidão, os negros se embrenharam nas matas brasileiras. Pelos meados de 1600, esses negros fugidos realizaram uma reunião e decidiram formar uma comunidade. Como era chamada essa comunidade?
	 a)
	Senzala.
	 b)
	Quilombo.
	 c)
	Tribo.
	 d)
	União.
	11.
	(ENADE, 2005) As ciências sociais contemporâneas resgatam abordagens clássicas, como aquelas relacionadas à classe, ideologia, cultura, entre outras, e atualizam essas ideias com novos temas resultantes da complexidade da sociedade atual, como demonstram as categorias de análise de gênero, etnia, sexualidade, autoritarismo, ação solidária, exclusão social, novas identidades culturais, entre outras. Com relação a esses temas, assinale a opção CORRETA:
	 a)
	O fenômeno da exclusão social é um problema típico do século XXI.
	 b)
	Segundo as ciências sociais, a sociedade ocidental não possui elementos de cultura autoritária.
	 c)
	A ação solidária é uma questão ideológica que não está contemplada pelas ciências sociais.
	 d)
	A luta das mulheres contribuiu para que o estudo de gênero fizesse parte das ciências sociais contemporâneas.

Continue navegando