Buscar

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR

Prévia do material em texto

2
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR
²
	
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo salientar a importância da pesquisa na profissão neste trabalho cientifico especificamente o profissional da educação, refletir sobre a o pesquisar profissão docente. A pesquisa para a busca do conhecimento é constante, ela sempre foi e continua sendo o ápice para o conhecimento e para exercer uma profissão. A cada novo conhecimento adquirido hoje pode se tornar novo, tornando ultrapassado que sabíamos ontem e assim estar sempre abertos e receptivos ao novo. Sabendo que também devemos compartilhar este conhecimento, não apenas ensinando, mas que possamos interagir de forma recíproca, na busca incessante de pratica em que se ensina o que se aprende e aprende o que se ensina a fim de se ter uma boa formação e se tornar um bom profissional sempre na busca constante do pesquisar. 
Palavras-chave: Educador; Pesquisar; Profissão
.
1. INTRODUÇÃO
 Neste trabalho, será discorrido sobre a pesquisa e sobre sua importância para a profissão e também para o crescimento pessoal do ser humano, sabemos que o conhecimento é algo que se adquire ao longo do tempo, através de estudos mas principalmente pela vivencia. também na prática contribuídos por teoria e pratica, ou seja é necessário estar apto, correspondendo as exigências necessárias para a profissão.
 Neste aspecto entendemos que a formação é indispensável para a pratica que se baseia principalmente na teoria pois é nisso que se constitui o ápice da profissionalização. Assim os objetivos que serão abordados no desenvolvimento deste trabalho são para caracterizar e identifica-los durante a teoria da formação. 
 O tema formação de professores, especialmente no que tange o curso de pedagogia, quando bem instruído para o docente, é o alicerce para construir profissionais e alunos com mais ética e humanismo. Por isso que surge a importância que os profissionais da educação estejam sempre atualizados e preparados.
A formação deve ser compreendida em forma de processo dinâmico, que tenha permanência e continuidade na formação profissional não só dos professores mas também das demais profissões que estão no mercado de trabalho.
Quando falamos em formação, estamos nos referindo aos conjuntos das perspectivas da educação na qual cada ser constrói e acumula diariamente saberes e funções. Os profissionais da área da educação estão em constante aprendizagem e formação buscam através de varias formas aprimorar seus conhecimentos pessoais e profissionais sendo essa busca pela tecnologia, acervo pessoal, cursos, palestras, experiências diárias e etc...
Faz-se necessário que o professor esteja em constante formação, pois através da pratica no cotidiano escolar, o faz aprender e crescer. Este profissional esta em processo constante e permanente de atualização, ou seja, em busca de aprendizagem sempre, terá mais oportunidades e possibilidades de trabalho no âmbito profissional.. 
 
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Pesquisar é uma forma de encontrar respostas para diversas perguntas, é se manter atualizado e informado, para assim trazer benefícios para a formação do individuo . Existem diversas formas para se encontrar essas respostas, tais como: investigar, indagar, conhecer outras realidades, ir através de novos métodos e ensinos assim a partir dessas respostas, pode-se conseguir formular novas ideias sobre determinados assuntos ou, aprimorar assuntos já existentes. É através disso que se nota como a pesquisa, na formação do professor, é importante para seu bom desempenho em diversos lugares mais principalmente em sala de aula.
Para isso o professor deve estar incessantemente sendo estimulado a buscar através de estudos, aprimorar seus conhecimentos para desta forma conscientizar-se do quanto esta formação lhe trará resultados positivos e de qualidade em quanto forem aplicados em um ambiente escolar que vise crescimento cultural e formador de identidade.
 Portanto, os professores devem estar aptos para que possam analisar melhor as áreas de conhecimentos dos alunos para se adaptar as suas diferentes necessidades no processo ensino aprendizagem, no mínimo realizar diferentes atividades e elaborar materiais com base nas necessidades dos alunos. Além disso também devem fornecer maneiras de como avaliar os alunos, com a finalidade que os mesmos obtenham uma educação de qualidade.
A pesquisa, na formação é uma forma de mostrar, para os profissionais, como é importante buscar novos conhecimentos, pois é preciso ser inovador, ser criativo, perante os desafios do dia a dia que estão sempre presentes trazendo novos conteúdos.
Assim como diz Demo: “Pesquisa é o processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo”. (DEMO, 1997,p.16).
 E infelizmente é nessa fase que as deficiências do ler, interpretar e elaborar se revelam.
Segundo Freire(1993, p.36) […] “pela pesquisa como ato de conhecimento, os sujeitos educados alteram a qualidade de seus conhecimentos da realidade concreta, que passam para uma etapa mais elaborada e sistematizada”.
A pesquisa para a formação continuada tem muito a oferecer nesse processo, porque ajuda o professor a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas, e assim dar a continuidade na sua profissionalização, que tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários.
FONTE: Disponível em: <http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2015/11/inscricoes-abertas-para-curso-de.html>. Acessado em 23/11/2020
É através do processo de formação que se é capaz de mobilizar os saberes da teoria da educação que os docentes compreendem e desenvolvem as competências e habilidades necessárias para a investigação e continuação da sua própria trajetória de profissionalização, dessa forma pode-se perceber a importância do professor na sua própria formação e na formação dos educandos.
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que‐fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, procurando. Ensino porque busco, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade FREIRE (1996, p. 29)
A busca pela formação continuada é também uma das formas encontradas pelos docentes para que sua profissionalização esteja evidenciada mesmo assim, o que temos é a formação geral que oferece as ferramentas para o trabalho necessário com diferentes níveis de aprofundamento para profissão.
Os desafios exigem mais, a sociedade da informação e do conhecimento e ainda, todo desenvolvimento ofertado pelo uso das tecnologias nos espaços escolares faz com que algo mais precise ser buscado, por isso a continuidade no processo formativo é tão importante. Quando o professor busca a formação continuada para aprimorar seus conhecimentos, essas questões ficam claras, assim ele desenvolve-se a criticidade que consequentemente fará parte do planejamento. 
A formação continuada pode ser desenvolvida em qualquer temática, a qualquer momento e permite práticas mais reflexivas que envolvem a formação básica dos estudantes, mas, também, inclui a parte diversificada de maneira muito eficaz.
Para mim é impossível compreender o ensino sem o aprendizado e ambos sem o conhecimento. No processo de ensinar há o ato de saber por parte do professor. O professor tem que conhecer o conteúdo daquilo que ensina. Então para que ele ou ela possa ensinar, ele ou ela tem primeiro que saber e, simultaneamente com o processo de ensinar, continuar a saber por que o aluno, ao ser convidado a aprender aquilo que o professor ensina, realmente aprende quando é capaz de saber o conteúdo daquilo que lhe foi ensinado. Freire (2003, p. 79)
Percebe-se que a formação do professor deve ultrapassar o espaço de formação, saindo das paredes da mesmice , e levando em conta o meio social em que o individuo se encontra, observando as coisas, analisá-las, e leva-las à sala de aula os conhecimentos adquiridos por ambos.Por fim na formação que construímos podemos encontrar meios para uma relação teoria e prática mais atual e fortificada, podemos compreender que cabe ao professor buscar em seu interior a necessidade da mudança, construir seu conhecimento de maneira que auxilie em sua vida pessoal e profissional. 
 Ludke e André (1976, p.2) afirmam em pesquisa em educação abordagens qualitativas, que fazer pesquisa significa promover o confronto entre dados, evidencias e informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico a respeito. Esse conhecimento, fruto da curiosidade, da inquietação, da inteligência e da atividade investigativa do sujeito a partir de leituras a respeito do tema também representa a continuidade do que já foi elaborado e sistematizado por outras pessoas que estudam a temática.
 Conforme Gatti (2002, p.9-10) afirma que:
Pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa [...], contudo, no sentido mais estrito, visado a criação de um corpo de conhecimento de certo assunto, o ato de pesquisar deve apresentar certas características especificas, não buscamos com ele qualquer conhecimento, mas um conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato na explicação ou na compreensão da realidade que observamos[...]
O formar-se é uma atividade individualizada que emerge na busca de outros que também querem sentir-se e ver-se como professores.
 
	
 3. MATERIAIS E MÉTODOS 
Esta pesquisa caracteriza-se pelo método de abordagem explicativa, que parte da importância da formação profissional do professor e se desenvolve mostrando este contexto na formação continuada através de pesquisa.
Quanto aos procedimentos que foram utilizados para a composição deste trabalho na coleta de dados foram as pesquisas bibliográficas, no acervo pessoal, na biblioteca virtual e trabalhos já realizados.
A pesquisa abrange em boa parte as analises o pensamento dos autores e as interpretações que são baseados nos livros e ou artigos, onde foram devidamente classificados para a elaboração do trabalho.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Neste trabalho obtivemos vários aspectos sobre a formação do professor e a importância de se fazer pesquisa. Também foram abordados a importância dessa profissionalização ser continuada, a importância de suas pesquisas para que elas sejam um portal pelo qual o professor possa se aperfeiçoar cada vez mais , auxiliando assim na sua formação para o entendimento de ambos.
Mesmo com diversas dificuldades ainda existem professores profissionais que se empenham em suas pesquisas e em diversas outras, ele procura através dessas pesquisas aprender e repassar o que ele adquiriu, colocando em prática o que foi aprendido e assim agregando para sua formação profissional 
 5 CONCLUSÃO
Conclui-se neste trabalho que o professor que mantem sua formação profissionalizante atualizada tem mais conhecimentos na sua área e que ele deve sim continuar sua especialização e fazer sua pesquisa, para que ele tenha mais êxito no que ele faz.
 Esse profissional também na pesquisa possibilita abrir sua imaginação, curiosidade, para que sua docência seja mais proveitosa.
O professor que faz pesquisa tem mais conhecimento e domínio para transmissão de conhecimento para seus alunos e para si próprio, assim os ele eleva seu conhecimento podendo aprender mais e descobrir novas oportunidades.
Por fim esse profissional que se atualiza na pesquisa e que sempre esta buscando transmitir e adquirir coisas novas, acaba por ser um professor inovador é aquele que busca em suas pesquisas aprender algo novo elevando seu nível de conhecimento em diversos fatores.
REFERÊNCIAS
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso - PAPEL DA PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESORES. SÃO PAULO; PAPIRUS 2002.
FREIRE Paulo – PEDAGOGIA DA AUTONOMIA SABERES NECESSÁRIOS Á PRATICA EDUCATIVA- SÃO PAULO PAZ E TERRA 1996.
FREIRE Paulo – CRIANDO METODOS DE PESQUISA ALTERNATIVA. IN. BRANDDÃO, CARLOS RODRIGUES (ORG) PESQUISA PARTICIPANTES. SÃO PAULO. BRASILIENSE 1983.
FREIRE, P. & HORTON, Myles. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2003.
GATTI, Bernadete Angelina. CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL. PLANO 2002.
<http://gre-garanhuns.blogspot.com.br/2015/11/inscricoes-abertas-para-curso-de.html>. Acessado em 23/11/2020
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996

Continue navegando