Buscar

4ª AULA - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	O Brasil promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007 com o Decreto nº 6949 de 25 de agosto de 2009.O objetivo desta Convenção foi de:
		
	 
	a) O objetivo que norteou tal convenção foi promover proteger e assegurar os direitos humanos, cidadania e liberdade de todas as pessoas com deficiência.
	 
	c) O objetivo que norteou foi propiciar informação acessível para as pessoas com deficiência a respeito de ajudas técnicas para locomoção, dispositivos e tecnologias assistivas, incluindo novas tecnologias bem como outras formas de assistência, serviços de apoio e instalações.
	
	b) O objetivo que norteou tal convenção foi de postergar os direitos humanos, a cidadania e liberdade de todas as pessoas com deficiência.
	
	e) Nenhuma das respostas anteriores.
	
	d) O objetivo que norteou foi de ter o direito de adquirir nacionalidade e mudar de nacionalidade e não sejam privadas arbitrariamente de sua nacionalidade em razão de sua deficiência.
	Respondido em 22/04/2021 13:34:55
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Entende-se por deficiência permanente de acordo com o que define o decreto nº 3.298/99 que regulamenta a Lei nº 7.853/89 e que estabelece alguns parâmetros sobre deficiência:
		
	
	e) Aquela que ocorreu e não se estabilizou durante um período de tempo para permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere.
	
	d) Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psíquica, fisiológica ou anatômica que gera uma degeneração para o desemprenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
	
	b) Uma redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais, para que a pessoa portadora de deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estar pessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida.
	
	a) Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano.
	 
	c) Aquela que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se altere, apesar de novos tratamentos.
	Respondido em 22/04/2021 13:35:10
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Tem objetivo de captar recursos destinados a estimular e desenvolver a prevenção e a reabilitação da pessoa com deficiência, incluindo-se promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação e indicação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.Assinale a opção CORRETA.
		
	
	CREAS.
	 
	Programa Nacional de Apoio à Atenção a Saúde da Pessoa com deficiência PRONAS/PCDN.
	
	CRAS.
	
	Programa sentinela.
	
	BPC.
	Respondido em 22/04/2021 13:35:22
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	O CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e a CORDE - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência estão vinculados ao Ministério
		
	
	da Educação e Cultura e à Secretaria de Educação Especial.
	
	da Saúde e à Secretaria de Atenção à Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas.
	
	do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Secretaria Nacional de Assistência Social.
	
	do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e à Coordenadoria Geral de Ações Intersetoriais do Departamento de Benefícios Assistenciais.
	 
	da Justiça e à Secretaria Especial dos Direitos Humanos.
	Respondido em 22/04/2021 13:35:59
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	A II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que teve como tema: ¿Inclusão, Participação e Desenvolvimento ¿ Um novo jeito de avançar¿, ocorreu em:
		
	 
	e) 2005
	 
	b) 2008
	
	a) 2009
	
	d) 2006
	
	c) 2007
	Respondido em 22/04/2021 13:36:12
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Sobre os direitos assegurados à pessoa com deficiência, assinale a afirmativa correta.
		
	
	reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência está relacionado à sua condição social, não tendo pois caráter universal.
	 
	A deficiência, para efeito de benefício social, deverá ser comprovada por laudo de equipe multidisciplinar do SUS, do INSS ou de entidade reconhecida.
	
	As pessoas com deficiência, no caso de concursos públicos, estão isentas de determinadas fases do processo em virtude do tipo de deficiência.
	
	A pessoa com deficiência tem direito ao Benefício de Prestação Continuada, independente de suas condições econômicas e sociais
	
	A reserva de empregos para pessoas com deficiência é de responsabilidade das empresas, devendo manter uma relação com seu lucro financeiro anual.
	Respondido em 22/04/2021 13:36:19
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	No Brasil o Movimento das Pessoas Portadoras de Deficiência cresceu entre as décadas de:
		
	
	e) Entre as décadas de 50 e 70
	
	d) Entre as décadas de 80 e 90
	 
	c) Entre as décadas de 70 e 80
	
	b) Entre as décadas de 50 e 60
	
	a) Entre as décadas de 60 e 70
	Respondido em 22/04/2021 13:36:39
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Acerca dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, são marcoshistóricosrelevantes: 1980 ¿ O 1º Encontro Nacional de Entidades de Pessoas em Brasília, de 22 a 25 Estabelece diretrizes para a organização do movimento no Brasil e apresentar uma pauta comum de reivindicações. 1981 O Ano Internacional das Pessoas Deficientes; 2° Encontro Nacional de Entidades de Pessoas Deficientes 1982 3° Encontro Nacional de Entidades de Pessoas Deficientes: criação Federal Nacional de Pessoas Portadoras de Deficiência
		
	
	I e II, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II, apenas.
	 
	I,II e III, apenas.
	 
	I, II e III.

Outros materiais