Buscar

A formação profissional do estudante de administração frente as demandas atuais

Prévia do material em texto

A formação profissional do estudante de administração frente as demandas atuais.
Aluno: Renan Farias Alves Barbosa – 1800020087
ADM04NA – 14/04/2021
A formação do administrador é algo amplo no cenário atual, pois são diversos caminhos que ele pode trilhar, tendo em vista o mercado que a ele é oferecido. Mas uma das principais áreas disponíveis aos administradores, é com certeza no setor privado. Pois empresas de grande e pequeno porte precisam de uma boa administração para sobreviver, e uma pessoa que é formada em administração pode trabalhar em vários departamentos dentro de uma empresa, graças as suas matérias, que são bem diversificadas, tais como com Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, etc. Então, no setor privado encontra-se uma ampla diversidade de oportunidades.
Hoje, o curso de Administração é segundo com mais matrículas no país, ficando atrás apenas do Direito, e isso traz muita concorrência para o profissional. Somando-se a isso, o advento da tecnologia e globalização também trouxe especializações, e cada vez mais as pessoas estão se especializando. Hodiernamente, se o profissional apenas se formar, em uma eventual corrida ele já está atrás, pois ele não possui especialização alguma, e junto disso é relevante ter alguma experiência, o que pode ser adquirido através do estágio obrigatório que é necessário para o curso ser concluído, pois ali o acadêmico já vai estar diante da prática. Ademais, também em palestras e seminários, o acadêmico vai estar diante de vozes experientes da profissão que o ajudarão a adquirir cada vez mais experiência.
Segundo Luz (2014) A administração, portanto, é a concretização de objetivos de maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do processo administrativo, que envolve planejar, organizar, executar, liderar/dirigir e controlar.
O mercado já era difícil para os formandos em administração, em tempos pandêmicos a situação piorou, pois o mundo passa provavelmente pela pior crise já vista pela humanidade, pois em outros momentos de crises, o mundo não era tão desenvolvido quanto é hoje, e a pandemia afetou o mundo inteiro, e não apenas uma parcela. Portanto, a disputa ficou maior, pois as vagas diminuíram, então como citado acima, o profissional que tiver o melhor preparo, fatalmente será o escolhido, temos visto que empresas dos mais diferentes portes estão tendo que fechar as portas, causando índices altos de desemprego, torcemos para que a situação melhore nos próximos anos, caso contrário, não haverá mesmo, vaga para todos.
Referências
LUZ, Lucas Henrique da. Formação profissional do administrador: Reflexões da profissão e do planejamento de carreira. 2. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2014.

Continue navegando