Buscar

Licenciatura em foco - Avaliação II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( peso.:1,50)
	Prova:
	28460272
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A pessoa com deficiência intelectual passa pelos mesmos estágios do desenvolvimento, porém essas etapas são processadas de forma mais lenta. No processo de aprendizagem de indivíduos com deficiência intelectual, deve-se considerar como ponto indispensável para sua concretização a busca pelo desenvolvimento da autoimagem e da autoconfiança, como estímulo para que a pessoa com deficiência se esforce para atingir os objetivos que foram propostos inicialmente. No contexto escolar, é importante destacar que o sujeito com deficiência intelectual apresenta características singulares de aprendizagem. Sobre o processo educacional da pessoa com deficiência intelectual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É de extrema importância que se inicie um trabalho que aborde conceitos e operações simples e concretas, possibilitando de forma gradual a construção de ações mais complexas e abstratas.
(    ) Elogiar as conquistas obtidas, incentivar constantemente e desafiar a construção de novos conhecimentos são fatores indispensáveis quando se pretende intervir de forma positiva no processo de aprendizagem desse indivíduo.
(    ) Para que o aluno assimile o que foi ensinado não se deve explorar várias vezes os mesmos conceitos, pois pode tornar o processo cansativo, e o aluno pode relacionar diferentes contextos da realidade.
(    ) Avaliar quais os tipos de operações mentais que já consegue utilizar e de que conceitos que o indivíduo dispõe é importante para desenvolver ações adequadas ao estágio de desenvolvimento da turma regular, visando a sua interação com o grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	O Projeto Político Pedagógico (PPP), dentro do ambiente escolar, deve se apresentar como um documento dinâmico e flexível às transformações nas tomadas de decisões. Contudo, exige grande reflexão de toda equipe educativa no enfrentamento das dificuldades e na construção da educação que se almeja. Sobre o PPP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um documento que expressa os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola.
(    ) É um documento que traz a síntese das demandas sociais e legais do sistema de ensino.
(    ) É um documento que revela a cultura, os propósitos e as expectativas da comunidade escolar.
(    ) É um documento que preconiza o nivelamento do ensino, pois todos aprendem no mesmo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A escola possui muitas funções no âmbito social e seu valor formativo, visa entender o valor do seu papel no processo integral dos alunos, com intuito de efetivar sua formação na cidadania e para ela. Acerca dos maiores desafios para uma equipe gestora democrática e participativa no âmbito escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Apoiar a integração dos alunos, exceto os que têm alguma deficiência, pois eles precisam estar em meio a seus pares.
	 b)
	Atuar no coletivo, conquistando meios de parceria de educadores, educandos e comunidade escolar.
	 c)
	Criar formas de inserir os alunos num modelo tradicional de ensino, considerando que aprender depende unicamente dos conteúdos presentes no livro didático.
	 d)
	Estabelecer regras de convívio que atuem no controle dos alunos.
	4.
	A escola precisa estar preparada para oferecer condições adequadas, no intuito de atender às características individuais dos alunos. Nesse sentido, para que se possam desencadear resultados favoráveis, deve-se buscar dentro desses espaços educacionais uma prática pedagógica construída a partir da reflexão e do envolvimento de todos os profissionais inseridos nesse contexto, com isso destacamos a importância do trabalho realizado de forma conjunta. Nesse sentido, chamamos a atenção sobre a importância dos mecanismos de ações conjuntas para discutir questões de aprendizagem no contexto educacional. Para remover barreiras da aprendizagem, é preciso sacudir as estruturas tradicionais sobre as quais nossa escola está assentada. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dias atuais com uma educação plena, é indispensável que a proposta seja identificada.
II- Devemos remover barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
III- Para que a educação inclusiva se concretize, na plenitude de sua proposta, é indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, cujas origens são múltiplas e complexas.
IV- É indispensável que sejam identificadas e removidas barreiras conceituais, atitudinais e político-administrativas, mas as origens são múltiplas e complexas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	5.
	Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando em seus casos mais extremos atitudes preconceituosas, radicais e xenófobas. O relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura. Um ato considerado errado em uma cultura não significa que o seja também quando praticado por outros povos. Sobre o etnocentrismo, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	É a categoria central da antropologia, pois revela que as culturas devem ser relativizadas.
	 b)
	O barbarismo é uma forma de se atribuir a confusão, a desarticulação, a desordem ao "outro".
	 c)
	Expressa uma apreensão, no plano do pensamento, da tendência que os grupos possuem de colocarem seus valores, visão de mundo e costumes como centro de tudo.
	 d)
	Seu poder de explicação sobre as diferenças culturais está assegurado pela percepção do "outro" centrada no "eu".
	6.
	As discussões e as ações acerca da educação inclusiva no Brasil surgiram a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, com o objetivo de unir o ensino especial com o regular. No entanto, sua difusão deu-se somente com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca, no ano de 1994, que propôs a garantia da inclusão, por meio do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais, no ambiente escolar comum, atendendo à diversidade, seja ela racial, cultural ou de gênero. Sobre as políticas públicas no contexto da educação inclusiva no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Tratar a criança a partir dos princípios da inclusão não é um dever da escola, mas, sim, do Estado e das comunidades locais.
(    ) Estabelecem mudanças para garantir a qualidade na educação respaldada nos Direitos Humanos, que defendem uma educação para todos.
(    ) Visam à garantia de que toda criança tenha o direito e o acesso a uma educação individualizada, que atende a suas reais necessidades.
(    ) Preocupam-se com o desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar, respeitando os limites e as habilidades individuais dos educandos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	No ambiente escolar se constroem valores, relações sociais, respeito e se promove tolerância às diferenças. É no ambiente escolar que o educador pode transformar a realidade de insucesso da inclusão. O bom funcionamentoda escola se dá pela prática pedagógica do professor e, para isso, a própria instituição escolar deverá ter bem fundamentado todos os processos de ensino e aprendizagem. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O homem não é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
(    ) O homem é um ser histórico e se torna humano porque aprende com outros humanos. Decorrente daí que a inteligência não é herdada biologicamente; ou seja, o que é inscrito no código genético é a possibilidade de adquirir as estruturas inteligentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	8.
	A escola é de todas as crianças. Quando falamos na inclusão da criança com deficiência na escola comum, temos que levar em consideração que o trabalho não pode ser exclusivo ou de responsabilidade de um só. Sobre a inclusão da criança com deficiência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não necessita de um trabalho multidisciplinar, mas, sim, individual.
	 b)
	Deve promover o convívio com todos, mas ser estimulado a progredir a partir de seu ritmo.
	 c)
	Necessita da área da saúde e não escolar.
	 d)
	Deve ser inserido no ritmo dos demais alunos.
	9.
	Os valores como a ética e o respeito ao próximo devem ser eixo norteador no sentido de combater ações discriminatórias, bem como colaborar para a formação cidadã do sujeito. Existem acontecimentos quando entra num grupo "homogêneo" alguém com características - sejam elas físicas ou culturais - diferentes. No caso de ser em ambiente escolar, o educador deve saber lidar com essa situação, não permitindo que rótulos ou discriminações façam parte de um grupo em formação. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é um fenômeno humano, sendo impossível para outros animais desenvolver a faculdade de simbolizar e transmitir os símbolos com a mesma complexidade e diversidade com que fazem os seres humanos.
II- A cultura é um fenômeno variado nas diversas sociedades humanas. Seu grau maior de evolução em alguns lugares e sua diversidade dependem da espécie particular de Homo sapiens sapiens encontrada em cada sociedade.
III- A cultura é um fenômeno que varia conforme o maior ou menor favorecimento dos caracteres biológicos e geográficos encontrados nas diferentes sociedades. Assim sendo, a diversidade cultural depende da maior capacidade de simbolizar o meio ambiente.
IV- A cultura de cada sociedade é formada por sistemas de símbolos que variam, mas estes se instalam em um ser dotado de unidade biológica, o homem. Por isso, ao nascer, todo ser humano está biologicamente apto para ser socializado em qualquer cultura.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	A  Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, aconteceu no ano de 1994, na cidade espanhola de Salamanca. A partir dessa conferência nasceu a Declaração de Salamanca que trata de princípios, políticas e práticas no contexto das necessidades educativas especiais. Sobre essa declaração, analise as sentenças a seguir:
I- Toda a criança tem o direito à educação de qualidade e manter seu nível adequado de aprendizagem.
II- Crianças com necessidades especiais têm salas diferenciadas e não necessitam estudar em escola regular.
III- As escolas devem atuar numa concepção inclusiva para que todos tenham condições iguais de acesso ao ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentenças II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina