Buscar

Avaliação I - Organização dos Estados Federativos (GPU16)

Prévia do material em texto

Acadêmico: 
Disciplina: Organização dos Estados Federativos (GPU16)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX (peso.:1,50)
Prova:
Nota da Prova: 8,00
	1.
	A estrutura do território municipal dos estados que fazem da organização federativa do Brasil, tem a responsabilidade da distribuição dos serviços públicos ofertados à comunidade. Assim, fica sob a responsabilidade dos municípios a divisão e uso do solo, entre urbano e rural. Sobre a divisão de uso dosolo, analise as seguintes sentenças:
I- A comarca é uma unidade jurídica sob a responsabilidade jurídica de um só município, marcando os limites territoriais que ficam sobre as competências de um determinado juiz.
II- A zona rural é o território municipal que excede o perímetro urbano, inclusive podendo extrapolar os limites de um município, assim, sua administração pode ser feita em coordenação dos municípios próximos.
III- A zona urbana abrange a extensão territorial delimitada pelo perímetro urbano estabelecido por meio de lei municipal.
IV- A região metropolitana abrange vários bairros dentro de um grande perímetro urbano de um município, demandando de diversos serviços de interesse comum da região.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	Somente a sentença III está correta.
	d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	A Lei Orgânica Municipal que rege hoje o Brasil teve seu começo na época colonial. Naquele tempo, o Senado da Câmara era regulada sob as condições da normativa portuguesa, especificamente sob as condições das "Ordenações Filipinas", estabelecendo as atribuições administrativas e judiciais das Câmaras. Foi somente a partir da Constituição de 1988 que os municípios brasileiros tiveram as condições e a capacidade de estabelecer sua própria lei orgânica. Sobre o Art. 29 da Constituição de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Os municípios conseguem definir sua lei orgânica, a qual deve ser votada em três turnos em intervalos de tempo de pelo menos 5 dias.
	b)
	A Lei Orgânica deve ser aprovada pelo menos por 50% mais um voto dos membros da Câmara Municipal, obtendo assim a maioria de votos necessários para ela conseguir ser promulgada.
	c)
	A Lei Orgânica deve ser aprovada pelo dois terços dos membros da Câmara Municipal, obtendo assim a maioria de votos necessários para ela conseguir ser promulgada.
	d)
	Uma vez cumprido os votos mínimos necessários, a sua promulgação deverá ser conforme os princípios que regem as normas da Câmara Municipal, e em função das normas federais vigentes.
	3.
	Os trabalhos desenvolvidos dentro da administração pública por meio da prestação de serviços são desempenhados pelos agentes públicos que são classificados em algumas categorias. Os conceitos que determinam os agentes públicos são classificados de forma distinta, com características específicas. Com base no contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Agentes públicos: são pessoas físicas que prestam serviços ao Estado, possuem vínculo empregatício e sua remuneração é paga pelos cofres públicos.
(    ) Particulares em colaboração com o poder público: são as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado, não têm vínculo empregatício e podem ou não receber remuneração. A designação para executar essas atividades pode ocorrer através de delegação do poder público, requisição, nomeação ou designação ou, ainda, de forma espontânea, assumindo determinada função em situações especiais, como epidemias, incêndio, enchente etc.
(    ) Agentes políticos: são exclusivamente os componentes dos três poderes do Governo, levando em consideração somente os cargos por eleição para o exercício das atribuições.
(    ) Militares: são as pessoas físicas que prestam serviços às Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica, como também às Polícias Militares e ao Corpo de Bombeiros Militares dos estados, Distrito Federal e dos territórios.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - F.
	b)
	V - F - V - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - V - V.
	4.
	A partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que ficou bastante específico as competências necessárias à gestão municipal. Após essa data, os municípios possuem as competências para planejar de maneira mais independente suas políticas urbanas em função de suas necessidades regionais e particularidades socioeconômicas. Sobre essas competências, avalie as asserções a seguir:
I- Além de mais independência para desenhar suas políticas urbanas, os municípios a partir da CF/88 têm a competência de incorporar e/ou fusionar municípios ao seus redores em função de perímetros urbanos bem próximos.
PORQUE
II- Dentro da política urbana, os municípios podem planejar o uso do solo, no contexto de sua divisão entre urbano e rural, seu parcelamento e ocupação, fomentando, assim, o desenvolvimento urbano e rural do perímetro municipal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmação II está correta.
	b)
	Somente a afirmação I está correta.
	c)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que as duas estão inter-relacionadas.
	d)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que as duas não estão inter-relacionadas.
	5.
	A estrutura pública para conseguir oferecer seu serviço à comunidade precisa da prestação de serviços do agente público que possa executar as diversas atividades do estado brasileiro. Assim, o agente público é toda pessoa física que presta seus serviços ao governo, seja federal, estadual ou municipal. Conforme a Emenda Constitucional nº 18/98, os agentes públicos podem se enquadrar em quatro categorias: agentes políticos, servidores públicos, militares e particulares em colaboração com o Poder Público. Sobre esses agentes, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Para que uma pessoa possa virar agente público, é necessário que haja vínculo com o agente político eleito pela sociedade, havendo assim vínculo empregatício efetivo em troca de uma renumeração paga pelos cofres públicos.
	b)
	Para que uma pessoa física possa virar agente político é necessário que ela seja eleita, salvo ministros e secretários que são de livre escolha do chefe do executivo.
	c)
	Os agentes políticos fazem parte do atividade governamental em diversos ângulos de atuação, desde altos cargos do Poder Executivo até consultores que prestam serviços ao Estado para executar obras que visam ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
	d)
	O agente público possui vínculo empregatício para ocupar cargos públicos como servidores estatuários, assim como os servidores temporários que servem para projetos públicos específicos com tempo de duração previamente definido.
	6.
	O órgão público cumpre diversas funções conforme as necessidades da gestão pública, mas sempre levando em consideração o principal objetivo do Estado brasileiro, atendendo aos interesses e às necessidades da sociedade. Assim, o órgão público consegue executar diversas atividades do governo nos seus diversos setores de atuação, tais como o setor de saúde pública, educação, segurança nacional etc. Sobre o órgão público, analise as seguintes sentenças:
I- Em termos de suas funções, o órgão público é apenas uma unidade do todo, assim, sob esse conceito, ele não possui personalidade jurídica própria. 
II- Os órgãos públicos são considerados como unidades de execução que têm atribuições pontuais dentro da estrutura organizacional do Estado. Assim, cada órgão atua como centro de competência governamental.
III- O órgão público cumpre a função de executar as atividades específicas do governo, atuando como entidade independente de direito público, em função da normativa federal que rege cada um dos poderes do Estado e níveis do Governo Federal, estadual e municipal.
IV- Deve-se observar que o órgão público vem a ser uma parte do todo que faz parte da estrutura da gestão pública do Estado. Assim, ele representa as atividades de uma parcela da União, dos estados, do DistritoFederal e dos municípios.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	Existem situações específicas, previstas na Constituição Federal de 1988, em que o município pode sofrer intervenção estadual, com o propósito de restabelecer a ordem legal ou para corrigir uma situação anormal. Trata-se de uma medida corretiva de ações irregulares de gestão. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ausência de prestação de contas por parte do município sempre resulta em sua intervenção.
(    ) Uma intervenção se interrompe quando cessam os motivos que levaram ao ato interventor.
(    ) A intervenção autoriza o Poder Judiciário a exigir e processar sob o rigor da lei o ente federado.
(    ) No exercício de sua função, o interventor precisa prestar contas de suas ações ao tribunal de contas e ao governador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 5 dez. 2019.
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	V - F - V - V.
	c)
	V - F - V - F.
	d)
	F - V - F - V.
	8.
	O órgão público, em termos de abrangência de ação, é uma parte do todo que faz parte da estrutura governamental. Ele executa as atividades de uma parcela da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Assim, ele é apenas uma unidade do todo que não possui personalidade jurídica própria. Sobre a área de atuação em esferas centrais e locais, analise as sentenças a seguir:
I- Os órgãos de esfera de ação centrais possuem atribuições ao longo do território nacional, estadual e municipal.
II- Os órgãos de ação central dependem das entidades federais, ou seja, eles estão centralizados no poder federal sem ter atribuições regionais.
III- Os órgãos de esfera local têm área de ação em parte do território, como os postos de saúde.
IV- Os órgãos de esfera local são dependentes da poder executivo dos municípios, uma vez que seus serviços são referentes a uma região geográfica, seja ela urbana ou rural. Eles devem estar vinculados aos municípios sem ingerência das entidades federais, por exemplo, o posto de saúde representa o município e não o Ministério de Saúde do Governo Central.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	9.
	A partir da independência do Brasil, no ano de 1822, começou a se fortalecer a organização municipal em função de várias forças socioeconômicas da época, ficando mais forte essa correlação com o crescimento acelerado dos agrupamentos urbanos ao longo do país. A partir da Constituição de 1824, logo depois do Brasil Colonial, se estabeleceram as novas diretrizes dos municípios brasileiros. Sobre essa época, avalie as asserções a seguir:
I- A Constituição de 1824 foi de grande contribuição à formalização das competências e atribuições dos municípios do Brasil, os quais vinham de um longo período colonial.
PORQUE
II- A Constituição de 1824 fortaleceu o processo da criação gradativa da câmara de vereadores e foi de grande apoio a definição de competências e funções municipais tanto na gestão das rendas do município como da segurança municipal.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	Somente a afirmação I está correta.
	b)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que as duas não estão inter-relacionadas.
	c)
	Somente a afirmação II está correta.
	d)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que as duas estão inter-relacionadas.
	10.
	O conceito do município brasileiro é semelhante ao praticado em outros países, mas tem suas diferenças em função da conjuntura brasileira e do município como ente federado. Assim, no contexto federado a autonomia do município é demarcada pela Constituição Federal de 1988. Essa autonomia política dos municípios do território brasileiro possui algumas características importantes. Sobre essas características, avalie as asserções a seguir:
I- Os municípios têm a capacidade de auto-organização, isso fica mais claro a partir da autorização para que eles possam elaborar sua própria lei orgânica.
PORQUE
II- A capacidade de elaborar sua própria lei orgânica permite aos municípios se juntarem sob a administração de um só município sem a necessidade de autorização federal, desde que eles superem uma população de 500.000 habitantes, formando as conhecidas regiões metropolitanas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	A afirmação I está correta, sendo que a II é falsa.
	b)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que a sentença II não é consequência da I.
	c)
	Ambas afirmações estão corretas, sendo que a sentença II é consequência da I.
	d)
	Ambas afirmações são falsas.

Continue navegando