Buscar

APRESENTAÇÃO TCC2

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ENGENHARIA CIVIL 
LAJE PRÉ-MOLDADA 
Recife - 2020
Aluno: MAYANA CIBELLY MONTEIRO DA SILVA 	
Orientador: RILDO DUARTE AZEVEDO FILHO 
INTRODUÇÃO
COLOCAR AS REFERENCIAS UTILIZADAS EM CADA PÁGINA
As lajes pré-moldada são elementos estruturais de uma edificação com função de desanimar as cargas para vigas e pilares. São constituídas por vigotas de concreto e lajotas (tavelas) de concreto ou cerâmica. 
Entretanto, a utilização em grandes vãos leva à adoção de espessuras elevadas, o que aumenta o peso próprio e a torna antieconômica, pois grande parte de sua capacidade resistente é consumida para resistir aos esforços devido ao peso próprio (MAGALHÃES, 2001; BUIATE, 2004). 
Para aumentar a produtividade e reduzir custos passou-se a utilizar nervuras pré-moldadas, compostas geralmente por trilhos ou treliças, nas edificações de pequeno e médio porte, ao invés de outras tipologias como a laje maciça (CARVALHO & FIGUEIREDO FILHO, 2004).
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O deste trabalho é a verificação das vantagens e desvantagens do sistema de uma laje pré-moldada.
Visando buscar uma maior compreensão técnica para as diversas utilizações de lajes com nervuras pré-moldadas, desenvolve-se um amplo projeto de pesquisa que contempla diversos aspectos de projeto, execução e utilização desse sistema estrutural.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
COLOCAR AS REFERENCIAS UTILIZADAS EM CADA PÁGINA
>História mundial;
Não se tem uma data exata quando começou a pré-moldado e sim que o nascimento do concreto e o pré-moldado ocorrem junto. 
Acredita-se que sua primeira utilização ocorreu na França em 1981, na primeira décadas das edificações.
>Chegada no Brasil;
Já no Brasil a primeira obra a utilizar foi o Hiprodromo da Gavea no Rio de Janeiro em 1926, utilizou a técnica no desenvolvimento da fundação e nas cercas do perímetro reservado ao Hipodromo. As estacas da fundação do Hiprodomo foram moldado no próprio local constituído recorde sul-americano 8 quilômetros de estacas com comprimento variados de 24 metros.
A laje pré-moldada, também conhecida como laje pré-fabricada, se trata de um elemento estrutural de uma edificação cuja a principal função é disseminar, ou seja, deslocar as cargas de peso do teto em direção as vigas e pilares da construção. 
A estrutura da laje pré-moldada é produzida por meio de processos industriais e consequentemente apresentam uma montagem unidimensional já que seus moldes são pré-fabricados. Seu arranjo é composto por vigotas de concreto e materiais que proporcionam o seu respectivo ligamento.
Com o passar do tempo, a laje pré-moldada se tornou cada vez mais conhecida, tornando-se assim uma excelente solução construtiva para os profissionais que atuam na área da construção civil. Além de ser mais barata, a laje pré-moldada pode ser facilmente instalada na edificação, apresenta maior precisão em suas dimensões e suporta diferentes tipos de cargas vencendo inclusive as áreas com vãos.
LAJE PRÉ-MOLDADA
MONTAGEM DA LAJE
 Imagem da montagem de uma laje pré-moldada de EPS(isopor)
Fonte: https://www.lajesmontreal.com.br/post/como-montar-laje-pr%C3%A9-moldada
Armadura de distribuição (aço de capa ou mesa)
Fonte: https://www.lajesmontreal.com.br/post/como-montar-laje-pr%C3%A9-moldada
Concretagem da laje de EPS(isopor)
Fonte: youtube.com
METODOLOGIA
Para a elaboração deste trabalho, foram feitos estudos em livros, revistas, artigos, normas, trabalhos científicos e monografias, todos com temas relacionados ao assunto. 
Logo em seguida foi feito um acompanhamento do processo construtivo de uma laje com vigotas treliçadas onde por intermédio do acompanhamento foi possível traçar o seguinte fluxograma do processo de execução. 
Na segunda parte do trabalho, efetuasse as definições de um pré-moldado; os tipos de lajes que existente; quais matérias compõem uma laje e por fim como se constrói uma laje de uma residência. 
 RESULTADOS E DISCUSSÃO
As lajes pré-moldadas são alternativas para lajes construídas totalmente do zero. A função delas é cobrir, proporcionar conforto térmico e acústico, além de ser possível a sua utilização para futuros complementos para os ambientes, como criar um sótão, por exemplo. 
Uma das questões que mais influência em uma construção é o orçamento disponível. Entretanto, utilizar este tipo de laje reduz o tempo gasto dos colaboradores necessários para a montagem da laje, pois o material contém dimensões maiores em comparação as outras lajes. 
Nem precisamos falar sobre o quanto os elementos da estrutura são importantes para a obra, afinal, são eles que irão proteger, garantir a segurança e proporcionar durabilidade a edificação.
CONCLUSÃO
A engenharia está em constante evolução, novos processos de construção são utilizados para atender as necessidades do mercado e dos clientes, produzindo edificações de qualidade cada vez mais rápido.
O sistema pré-moldado de concreto apresenta grande potencial de otimização dos processos e materiais utilizados na construção civil.
O aprendizado sobre esse tema ainda não é oportunizado, de forma geral, nos cursos de graduação em Engenharia Civil, sendo que os engenheiros que têm interesse no sistema devem aprendê-lo posteriormente em cursos e pós-graduações
11
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABCIC - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Institucional. Histórico. 2016. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2016.
 ABCIC - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto. Pré-fabricado de concreto - Curso básico ABCIC. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016.
 ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Manual da construção industrializada - Conceitos e etapas - Vol 1: Estrutura e vedação. Brasília: ABDI, 2015.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado: NBR 9062. Rio de Janeiro, 2006. ASSOCIAÇÃO 
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Saídas de emergência em Edifícios: NBR 9077. Rio de Janeiro, 2001.
12

Continue navegando