Buscar

Atividade_01_Manutenção

Prévia do material em texto

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MECATRÔNICA - Turma: 64401
Aluna: Hosana Elyon Souza dos Santos
Disciplina: Manutenção Aplicada Docente: Cleidison Cesar Data: 12/04/2021
Introdução e Conceitos Básicos de Manutenção Industrial
Respondas as questões abaixo com o próprio punho, fotografe/digitalize e poste na data planejada.
1) Manutenção
a) Definição, conforme norma 5462: Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane, destinada a colocar um item em condições de executar uma função requerida.
b) Vantagens da Execução da Manutenção: Aumento da vida útil do equipamento ou ativo, recupera uma função ou previne que ocorra a perda do uso do ativo e maximiza a redução dos gastos de aquisição ou troca de novos equipamentos.
c) Problemas em não se executar a manutenção: Risco de ocorrência de falhas no equipamento, redução da vida útil, maiores gastos com trocas de componentes.
2) Sobre os tipos de manutenção abaixo, informa o conceito, vantagem, desvantagem e exemplo
a) Manutenção Corretiva: Manutenção que soluciona o problema após a ocorrência de uma incapacidade ou possibilidade de incapacidade de funcionamento pleno do equipamento, ela é útil quando existem componentes disponíveis para a substituição e a interrupção do equipamento não é significativa para comprometer as operações, no entanto, ela causa um risco maior de impactar na vida útil do ativo e de aumentar os custos com manutenção no geral. Ex.: Um elevador em plena operação deixa de funcionar. Assim, o conjunto de técnicas utilizadas para que ele volte a funcionar é uma manutenção corretiva.
b) Manutenção Preventiva: É realizada com base em uma análise crítica relacionada à probabilidade de falha ou degradação de um ativo. Ela previne que o equipamento sofra uma pane e que ocorra uma falha, isso acaba por diminuir os custos com a manutenção do ativo, por evitar paradas de equipamentos com uma criticidade para determinadas operações, mas acaba não utilizando os itens substituídos em seu pleno tempo de operacionalidade, já que ela trabalha em cima de históricos de ocorrências. Ex.: Revisões sistemáticas do equipamento com planos de calibração e de aferição de instrumentos.
c) Manutenção Preditiva: É realizada através de uma supervisão e uma abordagem técnica de amostragem que trabalha em cima das características normais de funcionamento e utilização dos equipamentos. Ela é uma manutenção mais cara e exige uma capacitação técnica e especializada para realização das análises e planejamento das ações de manutenção, ela é a mais certa para ser aplicada em equipamentos críticos, dessa forma é uma ferramenta essencial para evitar paradas que representam grandes perdas e diminui a imprecisão gerada pela manutenção preventiva, servindo também como uma base para amplificar a percepção dos períodos de realização da manutenção preventiva. Ex.: Uma moto que apresenta defeito contínuo, mas nas revisões periódicas não mostra haver problemas, então é feito uma preditiva para conseguir resolver.
3) Sobre as principais normas aplicáveis a operação/manutenção de equipamentos abaixo, informe o que são, se são obrigatórias e dê exemplos
a) NR’s: As Normas Regulamentadoras são obrigatórias e servem para instruir e equalizar os requisitos básicos para realização de determinadas atividades. Ex.: NR 10 dá a permissão para operar em redes elétricas, seguindo os devidos procedimentos de segurança e de utilização de EPI’s.
b) NBR’s: As Normas Brasileiras que não são obrigatórias e servem como uma forma das empresas melhorarem suas atividades, seguindo padrões mais específicos, diferentemente da abordagem das NR’s que trazem um contexto de requisitos mínimos e obrigações.
4) Sobre os conceitos relacionados a manutenção, informe o conceito e dê um exemplo
a) Defeito: É uma característica fora dos padrões. Ex.: Um motor com um ruído estranho.
b) Falha: É uma situação que atrapalha o funcionamento do equipamento. Ex.: O sensor causando erros de leitura.
c) Pane: É quando um equipamento fica incapaz de realizar sua função. Ex.: Um equipamento elétrico parando por algo interno ter queimado.
5) Sobre os principais tempos de manutenção defina.
a) Tempo de Manutenção corretiva efetiva: É o tempo desde o início do trabalho diagnosticando o problema até a eliminação dele.
b) Tempo de reparo: É a união do tempo de diagnóstico, tempo de verificação e de correção da pane.
c) Tempo de diagnóstico: É um prazo necessário para realizar uma avaliação do problema e descobrir o motivo dele existir.
d) Tempo de verificação: É um prazo necessário para verificar se o equipamento não está fora dos requisitos padrões exigidos para suas operações.
6) Identifique as ferramentas abaixo utilizadas na área de manutenção de equipamentos
	
Resposta:
1- Chave grifo;
2- Chave gancho;
3- Chave biela tipo L;
4- Chave allen;
5- Chave fixa;
6- Chave fixa de bater;
7- Chave combinada;
8- Alicate universal;
9- Alicate de bico meia cana;
10- Chave de fenda;
11- Parafuso phillips;
12- Chave phillips.
7) Sobre os tipos de chaves de fenda, identifique cada tipo
 (
5
) (
4
) (
3
) (
2
) (
1
)
Resposta:
1- chave de fenda
2- Chave phillips;
3- Chave pozidriv;
4- Chave torx;
5- Chave sextavada.
8) Sobre a chave de grifo, informe as partes a finalidade/aplicação da ferramenta
Resposta:
1- Mordente fixo;
2- Mordente móvel;
3- Anel roscado;
4- Mola;
5- Braço.
A chave grifo é utilizada em circuitos hidráulicos, mas também pode utilizar para outras aplicações, servindo para afrouxar ou rosquear peças, porcas, dentre outros.
9) Obre o Atrito informa
a) Conceito de atrito: É uma resistência ao movimento.
b) Atrito sólido: É o atrito gerado entre duas áreas de contato sólidas, sendo dividida entre deslizamento e rolamento.
c) Atrito fluido: É o atrito que possui um fluido separando duas superfícies, do contrato direto, evitando o desgaste da superfície.
d) Atrito estático: É a resistência ao movimento que ocorre quando um corpo está em repouso e é aplicada uma força para que se movimente.
e) Atrito cinético: É o atrito que surge em oposição ao movimento de corpos que estão se movendo.
f) Atrito de rolamento: É o atrito que acontece quando a superfície de um corpo rola sobre a superfície sem escorregar.
g) Atrito de deslizamento: É o atrito que ocorre quando a superfície de um corpo desliza ou escorrega em contato com a superfície de algum outro corpo, independente se essas superfícies são planas ou não.
10) Sobre lubrificação de máquinas e equipamentos, informe:
a) Conceito de lubrificação: Criar uma camada entre superfícies que possam acontecer um atrito impedindo o contato entre elas.
b) Finalidade da lubrificação: Evitar o desgaste dos equipamentos que ocasiona em aumento da vida útil e assim reduzir os custos com manutenção.
c) Problemas causados pela falta de lubrificação: Desgaste precoce, quebra do equipamento e dificuldade em fazer o equipamento realizar sua função normalmente.
11) Sobre os lubrificantes e suas características informe
a) o que são lubrificantes: Substâncias colocadas entre duas superfícies com intuito de reduzir o atrito e o desgaste entre elas.
b) o que são graxas: São lubrificantes com alta viscosidade, composto de óleos lubrificantes minerais, aditivos químicos e sais de ácidos graxos.
c) qual a classificação do lubrificante quanto a sua origem: São classificados em minerais, semissintéticos e sintéticos. Minerais são derivados de óleos básicos minerais, provenientes da catalisação do petróleo, semissintéticos são compostos de uma mistura de óleos minerais básicos e sintéticos, incluindo os aditivos e os sintéticos de óleos sintéticos e aditivos.
d) o que é viscosidade: É uma propriedade que representa a dificuldade de um fluído escoar, decorrente de características moleculares.
e) qual é o comportamento geral da viscosidade nos óleos lubrificantes em relação à temperatura: Quanto maior for a temperatura, menor será a viscosidade e quanto menor a temperatura maior a viscosidade do fluído.
f) o que é índice de viscosidade (IV):Relação entre a variação da viscosidade em função da temperatura mostrando a estabilidade do lubrificante em manter a viscosidade.
g) O que é ponto de fulgor?: É o responsável por mostrar a menor temperatura que o lubrificante pode alcançar sem que haja liberação de vapores que podem causar a combustão em contato com o oxigênio e uma fonte de ignição, além da temperatura.
h) O que é ponto de inflamação: É a temperatura mínima onde os gases liberados serão insuficientes para manutenção da combustão, no caso do contato dos gases com uma fonte de ignição.
i) O que é ponto de fluidez: É a temperatura mínima onde o lubrificante perde sua viscosidade ao ponto de ser influenciado apenas pela gravidade.
j) O que é ponto de gota: É o ponto onde uma substância de alta viscosidade passa de um estado sólido ou semissólido para um estado líquido.
g) O que são aditivos e qual a sua finalidade: São substâncias criadas para melhorar propriedades básicas de determinados lubrificantes, eliminar eventuais propriedades indesejáveis e atribuir novas características específicas ao lubrificante.
c) Cite duas ferramentas utilizadas para lubrificação: Almotolia e Bomba para Graxa.
d) Por que em alguns casos é necessária uma balança de precisão no processo de lubrificação?: Porque é necessário haver precisão em termos de massa e volume do lubrificante, impedindo o desperdício e uma má lubrificação decorrente do uso excessivo de lubrificante.
12) Sobre o planejamento das atividades de manutenção, informe
a) O que é uma ordem de serviço ou ordem de manutenção: É um documento explicando o serviço que o profissional irá exercer, detalhando tempo, peças e procedimentos realizados.
b) O que é permissão de Trabalha (PT): Uma autorização para que o trabalhador realize procedimentos baseados nos termos expressos em normas para realização dos trabalhos.
c) O que é Análise Preliminar de Riscos (APR): Uma avaliação dos potenciais riscos que o trabalhador estará exposto prevenindo a ocorrência de acidentes.
b) Cite alguns EPIs que são necessários para a utilização em serviços de manutenção: Botas, protetores auriculares, luvas, óculos, avental e máscara.
e) O que é o direito de recusa, e em qual norma ele pode ser respaldado: É um direito do trabalhador, onde ele pode recusar exercer determinada atividade de sua função, por achar que a situação coloca ele e outras pessoas a um risco grave.
13) Sobre a Manutenção Preditiva, informe
a) o que é a termografia: Uma técnica que mapeia os espectros de luz infravermelha vinda da radiação que um corpo emite.
b) o que é a análise de Vibração: É uma análise de variações nas vibrações das máquinas, servindo como diagnóstico de possíveis falhas e problemas.
c) Análise de óleo: É utilizada em análises preditivas, monitora as condições dos óleos lubrificantes das máquinas, buscando mudanças no estado do óleo.
d) Análise da assinatura elétrica: É uma análise energizada, onde são capturadas as formas de ondas de tensão e corrente que estão interagindo com o componente físico.
14) Sobre as ferramentas da qualidade aplicada a manutenção, informe o que é:
a) 5W2H: Um método que questiona um acontecimento buscando de forma mais rápida os fatores para realizar uma determinada ação, mostrando o que fazer; o porquê de ser feito; quem deve fazer; onde fazer e quando fazer. O 5W significa “What? Why? Where? Who? When?” e o 2H questiona como fazer e quanto irá custar (How? How much?).
b) Diagrama de Espinha de Peixe: Uma ferramenta que busca desvendar a causa raiz de uma determinada questão no processo organizacional. O diagrama de Ishikawa é dividido em 6 M’s: Método, Máquina, Medida, Meio ambiente, Material e Mão de obra. Tem a finalidade de mostrar como o processo influencia, quais equipamentos colocaram para o problema, como está sendo analisado o processo, como o ambiente influencia no sistema, a qualidade e o tipo dos materiais empregados, assim como as pessoas envolvidas.

Continue navegando