A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
sustentabilidade e meio ambiente III

Pré-visualização | Página 1 de 1

A visão ambiental tornou-se, de certo modo, um fenômeno global. As preocupações com o modelo de destruição do meio ambiente e a necessidade de uma formulação capaz de equilibrar crescimento econômico com a utilização dos recursos naturais crescem no mundo inteiro. Em qual momento histórico o termo desenvolvimento sustentável tornou-se fundamental para a política ambiental e de desenvolvimento das nações?
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	2ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, Rio 92.
	B)
	Comissão Brundtland.
	C)
	Convenção sobre Mudanças Climáticas.
	D)
	Convenção de Estocolmo.
	Complete as lacunas das sentenças a seguir:
 
 [...] A Agenda 21 é um programa dinâmico. Ela será levada a cabo pelos diversos ___________ segundo as diferentes situações, capacidades e prioridades dos países e regiões e com plena observância de todos os princípios contidos na Declaração do Rio sobre _____________ e ______________. Com o correr do tempo e a alteração de necessidades e circunstâncias, é possível que a Agenda 21 venha a evoluir. Esse processo assinala o início de uma nova associação mundial em prol do ________________ [...]”(A ONU E O MEIO AMBIENTE).
 
FONTE: ONU e o meio ambiente.Disponível em: <http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-e-o-meio-ambiente/>. Acesso em: 25 abr. 2012.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	atores - meio ambiente - desenvolvimento - clima.
	B)
	atores - mudanças climáticas - desenvolvimento - clima.
	C)
	atores - meio ambiente - desenvolvimento - desenvolvimento sustentável.
	D)
	governos - mudanças climáticas - aquecimento global - clima.
	Uma das constatações das conferências da ONU, com destaque para a Rio 92, foi o paradoxo entre o modelo de crescimento econômico existente e a crescente degradação do meio em que vivemos. Segundo a Agenda 21, quais são os padrões de desenvolvimento que causam danos ao meio ambiente?
 
I- A pobreza e a dívida externa dos países em desenvolvimento.
II- Os padrões insustentáveis de produção e consumo.
III- As pressões demográficas e a estrutura da economia internacional.
IV- A corrupção no âmbito político. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	B)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	C)
	As opções I, II e III estão corretas.
	D)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	Complete as lacunas das sentenças a seguir:
 
Na ____________, o importante é que o conceito de desenvolvimento sustentável é reapresentado, revelando-se agora de forma mais concreta o seu objetivo, que, a saber, é a melhoria da ____________ de todas as populações da Terra. Na ____________ evidencia-se a distinção do fator que limita a plena realização do desenvolvimento sustentável: o uso dos recursos naturais além do que a Terra pode suportar. Logicamente, isto prejudicaria gravemente as ____________ e suas necessidades.  
 
Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Cúpula da Terra - qualidade de vida - declaração - gerações futuras.
	B)
	Cúpula da Terra - qualidade de vida - Rio 92 - comunidades.
	C)
	Rio 92 - qualidade de vida - Rio 92 - populações.
	D)
	Rio 92 - economia - Rio 92 - comunidades.
	Segundo dados disponibilizados pela própria ONU, estiveram representados oficialmente 170 países, somados a 2400 representantes de organizações não governamentais (ONGs) e 17000 pessoas participantes do Fórum de ONGs paralelo. Seus principais frutos foram os documentos: a Agenda 21, a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Declaração de Princípios sobre Florestas, a Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e a Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica.
 
Em qual convenção aconteceram tais fatos?
	A)
	COP 5.
	B)
	Rio 92.
	C)
	Convenção de Estocolmo.
	D)
	Rio + 20.