Logo Passei Direto
Buscar

Políticas Públicas e Sustentabilidade

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Observe a reportagem a seguir: Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, Irena, as estatísticas para este ano mostram que as matrizes limpas de energia como energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica e bioenergética foram responsáveis por 72% do crescimento no setor no ano passado. A expansão das fontes renováveis foi de 7,6% adicionando 176 gigawatts na capacidade global de geração, um pouco abaixo dos 179 gigawatts registradora em 2018. Mas é importante compreender que a eletricidade corresponde apenas a 20% da energia usada no mundo. O resto vem de fontes fósseis como carvão, gás e petróleo. O relatório do Pnuma também ressalta que a energia renovável ainda enfrenta desafios em áreas como aviação, navegação e transportes de bens pesados. No ano passado, a energia solar e eólica dominaram a capacidade de expansão com 90% de todas as fontes de energia limpa. Já a energia solar cresceu 20%. China e Estados Unidos continuam crescendo em fontes eólicas de energia. China, Coreia do Sul, Índia e Vietnã registraram os mais altos níveis de energia solar em 2019.
A busca por diferentes fontes de energia é fundamental para garantir a produção industrial de um país. Sobre como tem sido a busca dos países (desenvolvidos e subdesenvolvidos) no acesso e implantação de fontes de energias limpas, de acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Os países subdesenvolvidos são os que mais poluem e, por isso, contribuem para a ampliação do uso de tecnologias limpas, sendo eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à temática no mundo.
B Podemos considerar que países desenvolvidos são os responsáveis pela emissão da maior quantidade de gases efeito estufa do mundo, por isso, os mesmos são os que mais investem em fontes de energia limpas.
C A dependência dos países para com o uso do petróleo é elevada e é a principal fonte de energia renovável utilizada no mundo, seguida pelo uso do gás natural, ambas altamente poluentes.
D Os países subdesenvolvidos possuem potencialidade para o uso de energias renováveis, sendo a falta de incentivo e recursos para essas áreas, um dos principais problemas para que ocorra mudanças em sua matriz energética.

Analise o texto a seguir: Na Gestão Ambiental, em 1996, foi criada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) a série ISO 14000 e esta tem por objetivo criar um sistema de gestão ambiental na área industrial e de serviços. Além disso, estabelecem diretrizes para auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.
A ISO 14000 é uma série de normas que visa implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa, seja com foco organizacional ou produtivo. Sobre o motivo da certificação de qualidade de um SGA ser um exemplo de política ambiental indutora de comportamento, assinale a alternativa CORRETA:
A As leis e normas aplicadas pela ISO 14000 fazem com que as empresas realizem ações ambientais rígidas, buscando a excelência da qualidade de sua gestão ambiental em conformidade com a Política Nacional do Meio Ambiente.
B As normas ISO 14000 orientam as empresas a realizarem ações sustentáveis, visando otimizar processos, reduzir impactos ambientais e promover ações ecológicas dentro das práticas de seu Sistema de Gestão Ambiental.
C A ISO 14000 tem como principal papel, induzir o comportamento humano dentro das empresas com base na promoção de práticas sustentáveis relacionadas aos objetivos de garantir o lucro e a sustentabilidade financeira dos negócios.
D As empresas que desejam obter certificação de sua gestão devem buscar a certificação por meio da ISO 14000 para estarem de acordo com a legislação ambiental brasileira.

Observe o texto a seguir: Características dos problemas ambientais que impactam a formulação de políticas 1. Os problemas ambientais são muito complexos para serem compreendidos em sua totalidade. 2. Podem ser originados de múltiplas fontes (difusas), o que dificulta o processo de responsabilização. 3. Envolvem incerteza e, muitas vezes, dependem de conhecimento científico para que suas causas sejam conhecidas e suas soluções, detectadas. 4. Os problemas podem ser apontados pelos cientistas, mas não serem percebidos como tais pelos formuladores de políticas até que tenham se agravado (o que dificulta a ação preventiva). 5. Envolvem atores (stakeholders) com crenças, objetivos e interesses conflitantes.
Com base nas políticas públicas ambientais, analise as afirmativas a seguir:
I- A legislação ambiental brasileira favorece a possibilidade de construção de inúmeras políticas públicas, como a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), por exemplo.
II- Como um exemplo de política pública regulatória, temos as certificações de qualidade da gestão ambiental.
III- As áreas protegidas como as Unidades de Conservação e o Zoneamento Ambiental são exemplos de políticas públicas estruturadoras.
IV- As políticas públicas indutoras de comportamento buscam influenciar atitudes de indivíduos e grupos sociais.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

A análise SWOT strengths, weaknesses, opportunities and threats (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em português: FOFA) pode ser um bom instrumento a ser utilizado na busca do conhecimento integral de determinada situação ou realidade, seja em uma empresa, comunidade ou outra área de estudo. Com ela é possível ter uma visão sistêmica da realidade em que está se inserindo, podendo contribuir para novas ações que promovam a sustentabilidade.
Sobre como o instrumento chamado análise SWOT (ou FOFA) pode ser aplicado no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), assinale a alternativa CORRETA:
A) As oportunidades referem-se aos ODSs que podem trazer vantagens competitivas para a empresa explorar a temática da sustentabilidade em suas ações de marketing, divulgando suas práticas sustentáveis nas mídias sociais.
B) Com relação ao ambiente interno de uma organização, temos como levantar informações a respeito dos pontos fortes a serem considerados no desenvolvimento de ações sustentáveis e qual ODS é mais adequado para o perfil da empresa.
C) As ameaças são possíveis multas ambientais que possam vir a dificultar a ação de uma empresa em determinado ODS, por exemplo, se ela já possui uma multa ambiental, as ações ligadas ao crescimento econômico (ODS 8) é prejudicada.
D) Com relação ao ambiente externo, temos as ameaças, que são os passivos ambientais que uma empresa ou organização possui, sendo eles, entraves para colocar ações dos ODSs em prática.

O processo de globalização se intensifica, consolida-se e se dissemina com mais intensidade após a década de 1970, num contexto em que o mundo se encontra em uma fase mais avançada da industrialização, com uma crescente demanda por recursos naturais e busca por ampliação do mercado consumidor. Considerando a noção de desenvolvimento econômico empregada em nossa sociedade e a distribuição desigual de recursos tecnológicos tão necessários para que os países se insiram no mundo globalizado, temos um cenário global de desigualdade social e econômica.
Sobre as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos inseridos nessa realidade exposta, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os países que detêm tecnologia, conhecimento e informação estão no centro do processo de globalização, contudo, países com baixo acesso à tecnologia, ficam à margem, à periferia do mundo globalizado, expondo a perversidade da globalização.
B) O mundo unido e conectado é uma fábula, uma ideia inventada pelos países centrais do mundo, para afirmar que a globalização ocorre de maneira igualitária entre as nações, superando a ideia de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
C) As nações conectadas, ampliando sua rede de troca de informações e mercadorias, nos fazem afirmar que a globalização é positiva, pois sem os avanços tecnológicos, países pobres não alcançariam mercados importantes como o europeu.
D) A globalização, atualmente, aproxima ainda mais os países, favorecendo a ampliação do fluxo de pessoas, capitais, mercadorias e informações, unindo as nações em uma aldeia global.

Leia o trecho a seguir: (...) a rede Global Footprint desenvolveu um indicador que conjuga um indicador de desenvolvimento humano (IDH) e a pegada ecológica dos países. Tendo em conta estas duas variáveis, a análise do «desenvolvimento» assume um aspecto totalmente diferente: em 2015, nenhum país em todo o mundo reunia simultaneamente um IDH muito elevado e uma pegada ecológica sustentável. (...) os países do Norte conseguiram desenvolver as suas economias e atingir níveis de vida relativamente elevados graças a enormes emissões de GEE. Na necessária luta contra o aquecimento climático, a redução de emissões de CO2 dos estados do Norte devia ser proporcionalmente muito maior que a dos estados do Sul, de modo que o esquema de emissões permitidas com vista a uma redução drástica mundial possa servir, além da transição para um sistema energético global 100% renovável, a melhoria dos níveis de vida nos países do Sul.
Sobre o nível de consumo dos recursos naturais disponíveis (biocapacidade) de um determinado local (país, continente), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo maior déficit da natureza disponível no mundo. Sendo assim, tais países devem rever seu modelo de desenvolvimento para que esse déficit seja amenizado e contribuir para ações que promovam o desenvolvimento humano sustentável em países subdesenvolvidos.
II- O subdesenvolvimento é o motivo principal para a ampliação das desigualdades e, com isso, os problemas ambientais são agravados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em uma corrida acelerada para o desenvolvimento econômico.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: Trata-se de uma realidade construída historicamente, fundamentada nas relações de dependência, dominação e exploração dos países ricos e poderosos sobre os mais pobres.
Sobre o que está exposto, considerando o modelo econômico de exploração exacerbada dos recursos naturais, diferentes níveis de tecnologia e a relação de dependências entre os países, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Países que pertencem ao hemisfério sul produzem mais tecnologia do que países do hemisfério norte, que são especializados em matérias-primas da agroindústria e não possuem tecnologia para ampliar sua produção industrial, tendo que depender de países ricos e industrializados.
B ) Países que desconsideram a importância de ampliar a tecnologia e o desenvolvimento para investir em matérias-primas que geram pouca riqueza, mas que não degradam o meio ambiente e não prejudicam as relações sociais internas dos países do sul.
C ) Países que se industrializaram tardiamente possuem vantagens competitivas mais avançadas do que os demais países, localizados principalmente no hemisfério sul, contendo heranças do período colonial, que incentivaram a exploração e a ocupação de terras para a agroindústria.
D ) Países do Sul, produzindo matérias-primas e produtos de baixo valor agregado e a dependência para com países do Norte, que produzem tecnologia e produtos de maior valor agregado, intensificando a desigualdade e a relação de dominância dos países do Norte sobre os países do sul.

O desenvolvimento de um país, em muitos dos casos, é relacionado apenas ao desenvolvimento econômico e industrial, desconsiderando fatores ambientais e humanos que se inserem dentro de um contexto de desenvolvimento.
Sobre os indicadores que podem ser utilizados para expressar o desenvolvimento de um determinado país, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Indicador que reflete a concentração de renda de um determinado país, podendo retratar o nível de desigualdade social e econômico.
( ) Indicador que reflete a soma das riquezas geradas em um país, por exemplo, dentro do período de um ano e costuma ser associado ao desenvolvimento econômico.
( ) Indicador calculado a partir de informações que vão além da questão econômica, utilizando-se de dados educacionais, de saúde e da renda per capta de um determinado país, por exemplo.
A I – II – III.
B II – I – III.
C II – III – I.
D I – III – II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Observe a reportagem a seguir: Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, Irena, as estatísticas para este ano mostram que as matrizes limpas de energia como energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica e bioenergética foram responsáveis por 72% do crescimento no setor no ano passado. A expansão das fontes renováveis foi de 7,6% adicionando 176 gigawatts na capacidade global de geração, um pouco abaixo dos 179 gigawatts registradora em 2018. Mas é importante compreender que a eletricidade corresponde apenas a 20% da energia usada no mundo. O resto vem de fontes fósseis como carvão, gás e petróleo. O relatório do Pnuma também ressalta que a energia renovável ainda enfrenta desafios em áreas como aviação, navegação e transportes de bens pesados. No ano passado, a energia solar e eólica dominaram a capacidade de expansão com 90% de todas as fontes de energia limpa. Já a energia solar cresceu 20%. China e Estados Unidos continuam crescendo em fontes eólicas de energia. China, Coreia do Sul, Índia e Vietnã registraram os mais altos níveis de energia solar em 2019.
A busca por diferentes fontes de energia é fundamental para garantir a produção industrial de um país. Sobre como tem sido a busca dos países (desenvolvidos e subdesenvolvidos) no acesso e implantação de fontes de energias limpas, de acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Os países subdesenvolvidos são os que mais poluem e, por isso, contribuem para a ampliação do uso de tecnologias limpas, sendo eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à temática no mundo.
B Podemos considerar que países desenvolvidos são os responsáveis pela emissão da maior quantidade de gases efeito estufa do mundo, por isso, os mesmos são os que mais investem em fontes de energia limpas.
C A dependência dos países para com o uso do petróleo é elevada e é a principal fonte de energia renovável utilizada no mundo, seguida pelo uso do gás natural, ambas altamente poluentes.
D Os países subdesenvolvidos possuem potencialidade para o uso de energias renováveis, sendo a falta de incentivo e recursos para essas áreas, um dos principais problemas para que ocorra mudanças em sua matriz energética.

Analise o texto a seguir: Na Gestão Ambiental, em 1996, foi criada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização) a série ISO 14000 e esta tem por objetivo criar um sistema de gestão ambiental na área industrial e de serviços. Além disso, estabelecem diretrizes para auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de vida dos produtos.
A ISO 14000 é uma série de normas que visa implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa, seja com foco organizacional ou produtivo. Sobre o motivo da certificação de qualidade de um SGA ser um exemplo de política ambiental indutora de comportamento, assinale a alternativa CORRETA:
A As leis e normas aplicadas pela ISO 14000 fazem com que as empresas realizem ações ambientais rígidas, buscando a excelência da qualidade de sua gestão ambiental em conformidade com a Política Nacional do Meio Ambiente.
B As normas ISO 14000 orientam as empresas a realizarem ações sustentáveis, visando otimizar processos, reduzir impactos ambientais e promover ações ecológicas dentro das práticas de seu Sistema de Gestão Ambiental.
C A ISO 14000 tem como principal papel, induzir o comportamento humano dentro das empresas com base na promoção de práticas sustentáveis relacionadas aos objetivos de garantir o lucro e a sustentabilidade financeira dos negócios.
D As empresas que desejam obter certificação de sua gestão devem buscar a certificação por meio da ISO 14000 para estarem de acordo com a legislação ambiental brasileira.

Observe o texto a seguir: Características dos problemas ambientais que impactam a formulação de políticas 1. Os problemas ambientais são muito complexos para serem compreendidos em sua totalidade. 2. Podem ser originados de múltiplas fontes (difusas), o que dificulta o processo de responsabilização. 3. Envolvem incerteza e, muitas vezes, dependem de conhecimento científico para que suas causas sejam conhecidas e suas soluções, detectadas. 4. Os problemas podem ser apontados pelos cientistas, mas não serem percebidos como tais pelos formuladores de políticas até que tenham se agravado (o que dificulta a ação preventiva). 5. Envolvem atores (stakeholders) com crenças, objetivos e interesses conflitantes.
Com base nas políticas públicas ambientais, analise as afirmativas a seguir:
I- A legislação ambiental brasileira favorece a possibilidade de construção de inúmeras políticas públicas, como a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), por exemplo.
II- Como um exemplo de política pública regulatória, temos as certificações de qualidade da gestão ambiental.
III- As áreas protegidas como as Unidades de Conservação e o Zoneamento Ambiental são exemplos de políticas públicas estruturadoras.
IV- As políticas públicas indutoras de comportamento buscam influenciar atitudes de indivíduos e grupos sociais.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa III está correta.
D As afirmativas II e IV estão corretas.

A análise SWOT strengths, weaknesses, opportunities and threats (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em português: FOFA) pode ser um bom instrumento a ser utilizado na busca do conhecimento integral de determinada situação ou realidade, seja em uma empresa, comunidade ou outra área de estudo. Com ela é possível ter uma visão sistêmica da realidade em que está se inserindo, podendo contribuir para novas ações que promovam a sustentabilidade.
Sobre como o instrumento chamado análise SWOT (ou FOFA) pode ser aplicado no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), assinale a alternativa CORRETA:
A) As oportunidades referem-se aos ODSs que podem trazer vantagens competitivas para a empresa explorar a temática da sustentabilidade em suas ações de marketing, divulgando suas práticas sustentáveis nas mídias sociais.
B) Com relação ao ambiente interno de uma organização, temos como levantar informações a respeito dos pontos fortes a serem considerados no desenvolvimento de ações sustentáveis e qual ODS é mais adequado para o perfil da empresa.
C) As ameaças são possíveis multas ambientais que possam vir a dificultar a ação de uma empresa em determinado ODS, por exemplo, se ela já possui uma multa ambiental, as ações ligadas ao crescimento econômico (ODS 8) é prejudicada.
D) Com relação ao ambiente externo, temos as ameaças, que são os passivos ambientais que uma empresa ou organização possui, sendo eles, entraves para colocar ações dos ODSs em prática.

O processo de globalização se intensifica, consolida-se e se dissemina com mais intensidade após a década de 1970, num contexto em que o mundo se encontra em uma fase mais avançada da industrialização, com uma crescente demanda por recursos naturais e busca por ampliação do mercado consumidor. Considerando a noção de desenvolvimento econômico empregada em nossa sociedade e a distribuição desigual de recursos tecnológicos tão necessários para que os países se insiram no mundo globalizado, temos um cenário global de desigualdade social e econômica.
Sobre as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos inseridos nessa realidade exposta, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os países que detêm tecnologia, conhecimento e informação estão no centro do processo de globalização, contudo, países com baixo acesso à tecnologia, ficam à margem, à periferia do mundo globalizado, expondo a perversidade da globalização.
B) O mundo unido e conectado é uma fábula, uma ideia inventada pelos países centrais do mundo, para afirmar que a globalização ocorre de maneira igualitária entre as nações, superando a ideia de desenvolvimento e subdesenvolvimento.
C) As nações conectadas, ampliando sua rede de troca de informações e mercadorias, nos fazem afirmar que a globalização é positiva, pois sem os avanços tecnológicos, países pobres não alcançariam mercados importantes como o europeu.
D) A globalização, atualmente, aproxima ainda mais os países, favorecendo a ampliação do fluxo de pessoas, capitais, mercadorias e informações, unindo as nações em uma aldeia global.

Leia o trecho a seguir: (...) a rede Global Footprint desenvolveu um indicador que conjuga um indicador de desenvolvimento humano (IDH) e a pegada ecológica dos países. Tendo em conta estas duas variáveis, a análise do «desenvolvimento» assume um aspecto totalmente diferente: em 2015, nenhum país em todo o mundo reunia simultaneamente um IDH muito elevado e uma pegada ecológica sustentável. (...) os países do Norte conseguiram desenvolver as suas economias e atingir níveis de vida relativamente elevados graças a enormes emissões de GEE. Na necessária luta contra o aquecimento climático, a redução de emissões de CO2 dos estados do Norte devia ser proporcionalmente muito maior que a dos estados do Sul, de modo que o esquema de emissões permitidas com vista a uma redução drástica mundial possa servir, além da transição para um sistema energético global 100% renovável, a melhoria dos níveis de vida nos países do Sul.
Sobre o nível de consumo dos recursos naturais disponíveis (biocapacidade) de um determinado local (país, continente), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo maior déficit da natureza disponível no mundo. Sendo assim, tais países devem rever seu modelo de desenvolvimento para que esse déficit seja amenizado e contribuir para ações que promovam o desenvolvimento humano sustentável em países subdesenvolvidos.
II- O subdesenvolvimento é o motivo principal para a ampliação das desigualdades e, com isso, os problemas ambientais são agravados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em uma corrida acelerada para o desenvolvimento econômico.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Leia o trecho a seguir: Trata-se de uma realidade construída historicamente, fundamentada nas relações de dependência, dominação e exploração dos países ricos e poderosos sobre os mais pobres.
Sobre o que está exposto, considerando o modelo econômico de exploração exacerbada dos recursos naturais, diferentes níveis de tecnologia e a relação de dependências entre os países, assinale a alternativa CORRETA:
A ) Países que pertencem ao hemisfério sul produzem mais tecnologia do que países do hemisfério norte, que são especializados em matérias-primas da agroindústria e não possuem tecnologia para ampliar sua produção industrial, tendo que depender de países ricos e industrializados.
B ) Países que desconsideram a importância de ampliar a tecnologia e o desenvolvimento para investir em matérias-primas que geram pouca riqueza, mas que não degradam o meio ambiente e não prejudicam as relações sociais internas dos países do sul.
C ) Países que se industrializaram tardiamente possuem vantagens competitivas mais avançadas do que os demais países, localizados principalmente no hemisfério sul, contendo heranças do período colonial, que incentivaram a exploração e a ocupação de terras para a agroindústria.
D ) Países do Sul, produzindo matérias-primas e produtos de baixo valor agregado e a dependência para com países do Norte, que produzem tecnologia e produtos de maior valor agregado, intensificando a desigualdade e a relação de dominância dos países do Norte sobre os países do sul.

O desenvolvimento de um país, em muitos dos casos, é relacionado apenas ao desenvolvimento econômico e industrial, desconsiderando fatores ambientais e humanos que se inserem dentro de um contexto de desenvolvimento.
Sobre os indicadores que podem ser utilizados para expressar o desenvolvimento de um determinado país, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) Indicador que reflete a concentração de renda de um determinado país, podendo retratar o nível de desigualdade social e econômico.
( ) Indicador que reflete a soma das riquezas geradas em um país, por exemplo, dentro do período de um ano e costuma ser associado ao desenvolvimento econômico.
( ) Indicador calculado a partir de informações que vão além da questão econômica, utilizando-se de dados educacionais, de saúde e da renda per capta de um determinado país, por exemplo.
A I – II – III.
B II – I – III.
C II – III – I.
D I – III – II.

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:744692)
Peso da Avaliação
10,00
Qtd. de Questões
20
Nota
10,00
Observe a reportagem a seguir: Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável, Irena, as estatísticas para este ano mostram que 
as matrizes limpas de energia como energia hidráulica, solar, eólica, geotérmica e bioenergética foram responsáveis por 72% do 
crescimento no setor no ano passado. A expansão das fontes renováveis foi de 7,6% adicionando 176 gigawatts na capacidade global de 
geração, um pouco abaixo dos 179 gigawatts registradora em 2018. Mas é importante compreender que a eletricidade corresponde 
apenas a 20% da energia usada no mundo. O resto vem de fontes fósseis como carvão, gás e petróleo. O relatório do Pnuma também 
ressalta que a energia renovável ainda enfrenta desafios em áreas como aviação, navegação e transportes de bens pesados. No ano 
passado, a energia solar e eólica dominaram a capacidade de expansão com 90% de todas as fontes de energia limpa. Já a energia solar 
cresceu 20%. China e Estados Unidos continuam crescendo em fontes eólicas de energia. China, Coreia do Sul, Índia e Vietnã registraram 
os mais altos níveis de energia solar em 2019.
FONTE: Adaptado de ONU News. Energia renovável ultrapassou crescimento de fontes fósseis em 2019. 21 abr. 2020. Disponível em: 
https://news.un.org/pt/story/2020/04/1711052. Acesso em: 23 nov. 2020.
A busca por diferentes fontes de energia é fundamental para garantir a produção industrial de um país. Sobre como tem sido a busca dos 
países (desenvolvidos e subdesenvolvidos) no acesso e implantação de fontes de energias limpas, de acordo com o exposto, assinale a 
alternativa CORRETA:
A
  Os países subdesenvolvidos são os que mais poluem e, por isso, contribuem para a ampliação do uso de tecnologias limpas, sendo
eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à temática no mundo.
B
 Os países subdesenvolvidos possuem potencialidade para o uso de energias renováveis, sendo a falta de incentivo e recursos para
essas áreas, um dos principais problemas para que ocorra mudanças em sua matriz energética. 
C
 Podemos considerar que países desenvolvidos são os responsáveis pela emissão da maior quantidade de gases efeito estufa do
mundo, por isso, os mesmos são os que mais investem em fontes de energia limpas. 
D
 A dependência dos países para com o uso do petróleo é elevada e é a principal fonte de energia renovável utilizada no mundo,
seguida pelo uso do gás natural, ambas altamente poluentes.
Analise o texto a seguir:
Na Gestão Ambiental, em 1996, foi criada pela International Organization for Standardization (Organização Internacional para 
Padronização) a série ISO 14000 e esta tem por objetivo criar um sistema de gestão ambiental na área industrial e de serviços. Além 
disso, estabelecem diretrizes para auditorias ambientais, avaliação de desempenho ambiental, rotulagem ambiental e análise do ciclo de 
vida dos produtos.
FONTE: Normas ISO e ABNT. Núcleo de Gestão Ambiental UNIRIO. Disponível em: https://sites.google.com/site/ngaunirio/cap-5-normas-
iso-e-abnt Acesso em 24 nov. 2020.
A ISO 14000 é uma série de normas que visa implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em uma empresa, seja com foco 
organizacional ou produtivo. Sobre o motivo da certificação de qualidade de um SGA ser um exemplo de política ambiental indutora de 
comportamento, assinale a alternativa CORRETA:
A
 As leis e normas aplicadas pela ISO 14000 fazem com que as empresas realizem ações ambientais rígidas, buscando a excelência da
qualidade de sua gestão ambiental em conformidade com a Política Nacional do Meio Ambiente. 
B
 As normas ISO 14000 orientam as empresas a realizarem ações sustentáveis, visando otimizar processos, reduzir impactos
ambientais e promover ações ecológicas dentro das práticas de seu Sistema de Gestão Ambiental. 
C
 As empresas que desejam obter certificação de sua gestão devem buscar a certificação por meio da ISO 14000 para estarem de
acordo com a legislação ambiental brasileira. 
D
 A ISO 14000 tem como principal papel, induzir o comportamento humano dentro das empresas com base na promoção de práticas
sustentáveis relacionadas aos objetivos de garantir o lucro e a sustentabilidade financeira dos negócios.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2

Observe o texto a seguir: Características dos problemas ambientais que impactam a formulação de políticas
1. Os problemas ambientais são muito complexos para serem compreendidos em sua totalidade.
2. Podem ser originados de múltiplas fontes (difusas), o que dificulta o processo de responsabilização.
3. Envolvem incerteza e, muitas vezes, dependem de conhecimento científico para que suas causas sejam conhecidas e suas soluções, 
detectadas.
4. Os problemas podem ser apontados pelos cientistas, mas não serem percebidos como tais pelos formuladores de políticas até que 
tenham se agravado (o que dificulta a ação preventiva).
5. Envolvem atores (stakeholders) com crenças, objetivos e interesses conflitantes.
FONTE: Adaptado de MICKWITZ, Per. A framework for evaluating environmental policy instruments – contexto and key concepts. 
Evaluation, v. 9, n. 4, p. 415-436, 2003
Com base nas políticas públicas ambientais, analise as afirmativas a seguir:
I- A legislação ambiental brasileira favorece a possibilidade de construção de inúmeras políticas públicas, como a Política Nacional do Meio 
Ambiente (PNMA), por exemplo.
II- Como um exemplo de política pública regulatória, temos as certificações de qualidade da gestão ambiental.
III- As áreas protegidas como as Unidades de Conservação e o Zoneamento Ambiental são exemplos de políticas públicas estruturadoras.
IV- As políticas públicas indutoras de comportamento buscam influenciar atitudes de indivíduos e grupos sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A  Somente a afirmativa III está correta. 
B  As afirmativas II e IV estão corretas. 
C  As afirmativas I e II estão corretas.
D  As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
Leia o trecho a seguir: Os primórdios dos movimentos ecológicos e da discussão ambientalista sob uma perspectiva geopolítica 
confundem-se com as primeiras reuniões engendradas pelo Clube de Roma, na década de 1960. O Relatório The Limits of Growth, de 
1972, foi o embrião das discussões sobre a relação homem e o ambiente, na qual se abordou a situação presente e o futuro dos homens. 
[...] A ecologia tornou-se uma preocupação global no desenrolar dessa discussão durante esse contexto, especificamente na Conferência 
de Estocolmo, em 1972. [...] O meio ambiente por meio de um processo descrito como “ambientalização” já aflora como uma estratégia 
política na agenda global dos Estados nacionais.
FONTE: CAMPELLO, Marcelo. A Questão Ambiental e a Nova Geopolítica das Nações: Impactos e Pressões sobre a Amazônia Brasileira. 
Espaço Aberto, PPGG - UFRJ, V. 3, N.2, p. 131-148, 2013.
Sobre o que é relacionado com as relações entre as nações sob o novo paradigma ambiental associado ao fortalecimento do movimento 
ambientalista, conforme exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A  À geopolítica ambiental. 
B   Ao desenvolvimento sustentável. 
C Ao espaço vital das nações. 
D  À economia ambiental.
As políticas públicas ambientais, assim como todas as demais, devem ser alinhadas a um bom desenvolvimento, monitoramento, revisão 
e avaliação de seus resultados e isso está diretamente ligado ao que chamamos de governança ambiental. Ela vai se referir, portanto, à 
aplicabilidade e efetividade das políticas públicas praticadas, no caso em questão, nos aspectos ambientais.
Com base nas políticas públicas e a governança ambiental, analise as afirmativas a seguir:
I- A governança ambiental deve integrar os setores da sociedade envolvidos às questões em que ela se insere, buscando resultados 
positivos e satisfatórios de sua implantação.
II- As políticas públicas ambientais sofrem com barreiras do poder econômico e de interesses privados vindos de setorescomo o 
imobiliário, o extrativista e de ONGs.
III- A Agenda 21 é exemplo de política pública que se integrou em um sistema de governança ambiental que, apesar das dificuldades, 
conseguiu alcançar bons resultados.
IV- A ausência de planejamento integrado e da participação popular nos processos de decisão das políticas públicas são exemplos de 
entraves ao sucesso das mesmas.
Assinale a alternativa CORRETA:
3
4
5

A  As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
B  Somente a afirmativa I está correta.
C  As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
D  As afirmativas II, III e IV estão corretas. 
A análise SWOT - strengths, weaknesses, opportunities and threats (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em português: FOFA) 
pode ser um bom instrumento a ser utilizado na busca do conhecimento integral de determinada situação ou realidade, seja em uma 
empresa, comunidade ou outra área de estudo. Com ela é possível ter uma visão sistêmica da realidade em que está se inserindo, 
podendo contribuir para novas ações que promovam a sustentabilidade.
Sobre como o instrumento chamado análise SWOT (ou FOFA) pode ser aplicado no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento 
Sustentável (ODSs), assinale a alternativa CORRETA:
A
 Com relação ao ambiente externo, temos as ameaças, que são os passivos ambientais que uma empresa ou organização possui,
sendo eles, entraves para colocar ações dos ODSs em prática. 
B
 Com relação ao ambiente interno de uma organização, temos como levantar informações a respeito dos pontos fortes a serem
considerados no desenvolvimento de ações sustentáveis e qual ODS é mais adequado para o perfil da empresa. 
C
 As ameaças são possíveis multas ambientais que possam vir a dificultar a ação de uma empresa em determinado ODS, por exemplo,
se ela já possui uma multa ambiental, as ações ligadas ao crescimento econômico (ODS 8) é prejudicada.
D
 As oportunidades referem-se aos ODSs que podem trazer vantagens competitivas para a empresa explorar a temática da
sustentabilidade em suas ações de marketing, divulgando suas práticas sustentáveis nas mídias sociais. 
O processo de globalização se intensifica, consolida-se e se dissemina com mais intensidade após a década de 1970, num contexto em 
que o mundo se encontra em uma fase mais avançada da industrialização, com uma crescente demanda por recursos naturais e busca 
por ampliação do mercado consumidor. Considerando a noção de desenvolvimento econômico empregada em nossa sociedade e a 
distribuição desigual de recursos tecnológicos tão necessários para que os países se insiram no mundo globalizado, temos um cenário 
global de desigualdade social e econômica.
Sobre as relações entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos inseridos nessa realidade exposta, assinale a alternativa CORRETA:
A
 O mundo unido e conectado é uma fábula, uma ideia inventada pelos países centrais do mundo, para afirmar que a globalização
ocorre de maneira igualitária entre as nações, superando a ideia de desenvolvimento e subdesenvolvimento. 
B
 A globalização, atualmente, aproxima ainda mais os países, favorecendo a ampliação do fluxo de pessoas, capitais, mercadorias e
informações, unindo as nações em uma aldeia global. 
C
 As nações conectadas, ampliando sua rede de troca de informações e mercadorias, nos fazem afirmar que a globalização é positiva,
pois sem os avanços tecnológicos, países pobres não alcançariam mercados importantes como o europeu.
D
 Os países que detêm tecnologia, conhecimento e informação estão no centro do processo de globalização, contudo, países com baixo
acesso à tecnologia, ficam à margem, à periferia do mundo globalizado, expondo a perversidade da globalização. 
Leia o trecho a seguir: (...) a rede Global Footprint desenvolveu um indicador que conjuga um indicador de desenvolvimento humano (IDH) 
e a pegada ecológica dos países. Tendo em conta estas duas variáveis, a análise do «desenvolvimento» assume um aspecto totalmente 
diferente: em 2015, nenhum país em todo o mundo reunia simultaneamente um IDH muito elevado e uma pegada ecológica sustentável. 
(...) os países do Norte conseguiram desenvolver as suas economias e atingir níveis de vida relativamente elevados graças a enormes 
emissões de GEE. Na necessária luta contra o aquecimento climático, a redução de emissões de CO2 dos estados do Norte devia ser 
proporcionalmente muito maior que a dos estados do Sul, de modo que o esquema de emissões permitidas com vista a uma redução 
drástica mundial possa servir, além da transição para um sistema energético global 100% renovável, a melhoria dos níveis de vida nos 
países do Sul.
GEE = Gases Efeito Estufa
FONTE: CADTM – Comitê para Abolição das Dívidas Ilegítimas. Sul/Norte, países em desenvolvimento/países desenvolvidos: que significa 
tudo isso? 31 jul. 2020. Disponível em: https://www.cadtm.org/Sul-Norte-paises-em-desenvolvimento-paises-desenvolvidos-que-
significa-tudo Acesso em: 7 fev. 2021.
6
7
8

Sobre o nível de consumo dos recursos naturais disponíveis (biocapacidade) de um determinado local (país, continente), avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo maior déficit da natureza disponível no mundo. Sendo assim, tais países 
devem rever seu modelo de desenvolvimento para que esse déficit seja amenizado e contribuir para ações que promovam o 
desenvolvimento humano sustentável em países subdesenvolvidos.
PORQUE
II- O subdesenvolvimento é o motivo principal para a ampliação das desigualdades e, com isso, os problemas ambientais são agravados 
pelo uso indiscriminado dos recursos naturais em uma corrida acelerada para o desenvolvimento econômico.
Assinale a alternativa CORRETA:
A  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
B  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
C  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
As conferências ambientais ganharam força a partir da década de 1970, após cientistas e ambientalistas alertarem para os problemas 
ambientais causados pela intensa degradação ambiental motivada pela industrialização crescente e pelo modo de consumo desregulado 
de nossa sociedade.
Sobre as principais conferências ambientais internacionais, em ordem cronológica, ordene os itens a seguir:
I- Comissão de Brundtland (Noruega), trazendo para as discussões internacionais o que seria Desenvolvimento Sustentável.
II- Cúpula do Desenvolvimento Sustentável (EUA), com a divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a serem seguidos 
pelas nações e organizações.
III- Conferência de Estocolmo (Suécia), com a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
IV- Conferência de Rio-92 (Brasil), com a divulgação da Carta da Terra.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  II – IV – III – I.
B  I – IV – III – II. 
C   I – II – IV – III. 
D  III – I – IV – II.
Leia o trecho a seguir: Trata-se de uma realidade construída historicamente, fundamentada nas relações de dependência, dominação e 
exploração dos países ricos e poderosos sobre os mais pobres. No plano político, as relações internacionais estão marcadas por discursos 
a favor da cooperação, principalmente no que diz respeito aos problemas ambientais e socioeconômicos. A prática, entretanto, fica 
distante das falas, quando não caminha em sentido contrário.
FONTE: GOETTEMS, Arno. A nova face da regionalização Norte-Sul. Folha de São Paulo, 16 set. 2008. Disponível em: 
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/fovest/fo1609200806.htm Acesso em 07 fev. 2021.
Sobre o que está exposto, considerando o modelo econômico de exploração exacerbada dos recursos naturais, diferentes níveis de 
tecnologia e a relação de dependências entre os países, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Países do Sul, produzindo matérias-primas e produtos de baixo valoragregado e a dependência para com países do Norte, que
produzem tecnologia e produtos de maior valor agregado, intensificando a desigualdade e a relação de dominância dos países do
Norte sobre os países do sul. 
B
 Países que se industrializaram tardiamente possuem vantagens competitivas mais avançadas do que os demais países, localizados
principalmente no hemisfério sul, contendo heranças do período colonial, que incentivaram a exploração e a ocupação de terras para a
agroindústria.
C
 Países que desconsideram a importância de ampliar a tecnologia e o desenvolvimento para investir em matérias-primas que geram
pouca riqueza, mas que não degradam o meio ambiente e não prejudicam as relações sociais internas dos países do sul. 
D
 Países que pertencem ao hemisfério sul produzem mais tecnologia do que países do hemisfério norte, que são especializados em
matérias-primas da agroindústria e não possuem tecnologia para ampliar sua produção industrial, tendo que depender de países ricos
e industrializados. 
9
10

A Agenda 21 é uma proposta de agenda ambiental criada após a Conferência Rio-92 e contribuiu para estabelecer ações sustentáveis nos 
mais diversos países do mundo. Como uma política ambiental no Brasil, a Agenda 21 foi implementada em municípios, escolas e 
organizações públicas ou privadas.
Sobre a efetividade da Agenda 21 em propor medidas sustentáveis e uma mudança no modo de vida em nossa sociedade, avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No Brasil, a Agenda 21 pode ser considerada como uma política ambiental que alcançou resultados mais relacionados às pesquisas, 
estudos acadêmicos, ou até mesmo como uma pedagogia social, de fortalecimento de ideias sustentáveis e movimentos sociais.
PORQUE
II- O mérito da aplicação da Agenda 21 no Brasil não alcançou seu objetivo maior, que seria a proposição e interferência no planejamento 
no país.
Assinale a alternativa CORRETA:
A  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
B  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
C  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
D  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
O mundo passa por diversas transformações constantemente. Seguindo essa lógica, temos que as relações entre os países e seus líderes 
podem ser tanto conflituosas como amigáveis e, sendo assim, a dominância e o poder exercido por eles também são inconstantes.
Sobre as transformações ocorridas no mundo após o desenvolvimento da indústria e diversos conflitos e ideologias em disputa, ordene 
as ordens mundiais ocorridas após o século XVII a seguir:
I- Mundo bipolar, no contexto da Guerra Fria.II- Mundo Multipolar, no contexto da Revolução Industrial.
III- Mundo Uni-multipolar, no contexto do fim da União Soviética.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  II – III – I.
B  II – I – III. 
C  III – II – I. 
D  I – II – III. 
De acordo com a evolução do sistema econômico capitalista, podemos perceber algumas mudanças e características que acompanham o 
desenvolvimento industrial e tecnológico, bem como o fortalecimento de correntes econômicas atreladas diretamente às necessidades 
do modo de produção capitalista em cada uma das etapas de seu desenvolvimento.
Sobre as fases de desenvolvimento do sistema econômico capitalista, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Capitalismo mercantilista.II- Capitalismo industrial.III- Capitalismo financeiro.IV- Capitalismo informacional.
( ) Relacionado à disseminação da tecnologia, trata-se de uma fase mais avançada do capitalismo, com a predominância da corrente 
econômica neoliberal.
( ) Relacionado ao início da industrialização, com foco na ampliação da produção por meio das novas técnicas empregadas pela 
disseminação da indústria, com um fortalecimento da corrente econômica liberal.
( ) Relacionado à época das grandes navegações, marcada pelo protecionismo econômico.
( ) Relacionado à expansão das grandes multinacionais e que, após crises econômicas que afetaram países do mundo todo, teve seu foco 
na corrente econômica chamada keynesianismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  II – III – IV – II. 
B  IV – II – I – III. 
C   III – II – I – IV.
D  IV – I – II – III.
11
12
13

Leia o texto a seguir: A proposta de Resex, segundo o Conselho Nacional dos Seringueiros, nasceu originalmente da luta pela identidade 
dos seringueiros, povos que viveram explorados secularmente pelos patrões da borracha nativa na Amazônia. Nos anos 70, muitos 
seringais foram vendidos para empresários do sul do Brasil, que transformaram a floresta em área de pastagem, acabando com o meio 
de vida dos seringueiros e castanheiros. Estes passaram a resistir a essas mudanças e à expulsão, unindo-se em Sindicatos Rurais e 
organizando os chamados 'empates' (forma de luta organizada e pacífica para impedir as derrubadas). Em Xapuri, no Acre, Chico Mendes 
se destacou como liderança, através do Sindicato de Trabalhadores Rurais, um fato novo na vida do seringueiro. Em 1990, após uma 
sucessão de eventos até mesmo trágicos, os resultados da luta pela terra são atingidos. O Conselho Nacional dos Seringueiros consegue 
o espaço para o reconhecimento legal do Governo Federal. FONTE: Instituto Socioambiental. Reserva Extrativista Chico Mendes.
Disponível em: https://uc.socioambiental.org/arp/626. Acesso em: 24 nov. 2020.
Com base no fortalecimento dos movimentos ambientais, sociais e dos povos tradicionais, analise as afirmativas a seguir:
I- Chico Mendes dizia que as pessoas da floresta têm valor tanto para a proteção da natureza como para sua própria sobrevivência.
II- Em uma perspectiva sustentável, podemos entender a preservação da biodiversidade como a garantia de proteção da cultura dos 
povos tradicionais e seus territórios.
III- O saber local é peça fundamental para a garantia da perpetuação da floresta e de toda riqueza que reside nela.
IV- Os movimentos sociais e ambientais no Brasil cresceram e ganharam espaço a partir da Conferência de Estocolmo, na década de 
1972.
Assinale a alternativa CORRETA:
A  As afirmativas I, II e III estão corretas.
B   As afirmativas II e IV estão corretas. 
C  Somente a afirmativa I está correta.
D  Somente a afirmativa III está correta. 
As nações, em um mundo globalizado, encontraram novas formas de impor sua soberania em diversos aspectos, criando novas formas 
de exercer seu poder sobre outras nações para além das questões políticas e militares. Elas também impõem seu modo de vida, sua 
cultura, costumes e tecnologia como sendo formas de exercer seu poder pelo mundo.
Sobre essas formas de imposição e de relação de poder entre as nações, associe os itens, utilizando o código a seguir:I- Soft power.
II- Hard power.III- Sharp power
( ) Poder exercido através da coerção e ameaça, podendo ocorrer por meio da ocupação de territórios ou de um golpe de Estado.
( ) Poder exercido por meio da influência e persuasão, podendo ocorrer por meio da disseminação de sua língua, música, cinema, entre 
outros da área cultural ou esportiva.
( ) Poder exercido através da penetração de ambientes políticos e de informação dos países alvo, atuando através da inserção e 
interferência nos sistemas de informações, manipulando politicamente países estrangeiros.
A  III – I – II.
B  I – II – III.
C   III – II – I. 
D  II – I – III. 
O avanço das discussões sobre o novo paradigma ambiental, focado na sustentabilidade, trouxe a necessidade do estabelecimento de 
agendas ambientais que indiquem ações de fortalecimento da questão ambiental e a disseminação da ideia da sustentabilidade em 
diferentes setores da economia.
De acordo com os elementos e etapas de criação de uma agenda ambiental eficiente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas:
( ) Identificar ferramentas e instrumentos para colocar em prática as ações inseridasnas agendas ambientais.
( ) Devem ser criados objetivos e metas relacionados à elaboração das agendas ambientais.
( ) As organizações devem construir a sua agenda ambiental de acordo com o modelo especificado pelos órgãos ambientais.
( ) A organização deve aproveitar o momento da criação de sua agenda ambiental, para focar sua visão de futuro atrelada ao 
Desenvolvimento Sustentável.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  V – V – F – F. 
14
15
16

B  F – V – F – V. 
C  V – F – V – F.
D  V – V – F – V. 
Leia a reportagem a seguir: O PMA está atuando “com os recursos que tem para combater a crescente crise humanitária na província de 
Cabo Delgado”, disse em entrevista à ONU News, de Maputo, o vice-diretor da agência em Moçambique, Pierre Lucas. [...] Antes desta 
situação de violência, o PMA já estava na área ajudando na recuperação e construção de resiliência “depois dos efeitos destrutivos do 
ciclone Idai e aos efeitos da seca de mais de cinco anos”. FONTE: Adaptado de ONU News. PMA em ação conjunta para paz, 
desenvolvimento e Fome Zero em Moçambique.
Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/11/1732332. Acesso em: 23 nov. 2020.
Sobre a atuação de organismos internacionais exposta, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Um dos grandes avanços das conferências ambientais e dos esforços de organismos internacionais é entender que, para que haja um 
mundo sustentável, é necessário erradicar a pobreza.
PORQUE
II- Os principais responsáveis pela degradação ambiental e pela dificuldade de implantação de ações sustentáveis são dos países 
subdesenvolvidos e atrasados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B  As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
C  As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
D  A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) representou um grande avanço na questão ambiental brasileira, sobretudo na organização 
das estruturas a serem implementadas para o bom funcionamento dos órgãos e entidades ambientais nas esferas locais ou nacional. 
Com seu estabelecimento, municípios, estados e a união integram-se em ações que promovam a garantia da execução e fiscalização das 
leis ambientais brasileiras.
De acordo com a criação da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A PNMA é um reflexo de resultados realizados durante a Rio-92, que fortaleceu a questão ambiental na legislação brasileira.
( ) A PNMA instituiu princípios e ferramentas de gestão ambiental que auxiliam as organizações a manterem-se alinhadas à proteção e 
prevenção de impactos ambientais.
( ) O Sisnama é o sistema que agrega os órgãos e conselhos ambientais nas esferas municipais, estaduais e nacional.
( ) A PNMA é um exemplo de governança ambiental no contexto brasileiro, através da criação do Sistema Nacional do Meio Ambiente, 
por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  F – V – V – V. 
B  F – V – V – F. 
C  V – V – V – F. 
D  F – V – F – V.
Observe a reportagem a seguir: FONTE: Adaptado de ONU News. Energia renovável ultrapassou crescimento de fontes fósseis em 2019. 
21 abr. 2020.
Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/04/1711052. Acesso em: 23 nov. 2020. Enunciado A busca por diferentes fontes de 
energia é fundamental para garantir a produção industrial de um país.
Sobre como tem sido a busca dos países (desenvolvidos e subdesenvolvidos) no acesso e implantação de fontes de energias limpas, de 
acordo com o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
17
18
19

A
 A dependência dos países para com o uso do petróleo é elevada e é a principal fonte de energia renovável utilizada no mundo,
seguida pelo uso do gás natural, ambas altamente poluentes. 
B
 Os países subdesenvolvidos possuem potencialidade para o uso de energias renováveis, sendo a falta de incentivo e recursos para
essas áreas, um dos principais problemas para que ocorra mudanças em sua matriz energética. 
C
 Podemos considerar que países desenvolvidos são os responsáveis pela emissão da maior quantidade de gases efeito estufa do
mundo, por isso, os mesmos são os que mais investem em fontes de energia limpas. 
D
 Os países subdesenvolvidos são os que mais poluem e, por isso, contribuem para a ampliação do uso de tecnologias limpas, sendo
eles os principais responsáveis pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionadas à temática no mundo.
O desenvolvimento de um país, em muitos dos casos, é relacionado apenas ao desenvolvimento econômico e industrial, desconsiderando 
fatores ambientais e humanos que se inserem dentro de um contexto de desenvolvimento.
Sobre os indicadores que podem ser utilizados para expressar o desenvolvimento de um determinado país, associe os itens, utilizando o 
código a seguir:
I- Índice de Desenvolvimento Humano.II- Índice de Gini.III- Produto Interno Bruto.
( ) Indicador que reflete a concentração de renda de um determinado país, podendo retratar o nível de desigualdade social e econômico.
( ) Indicador que reflete a soma das riquezas geradas em um país, por exemplo, dentro do período de um ano e costuma ser associado ao 
desenvolvimento econômico.
( ) Indicador calculado a partir de informações que vão além da questão econômica, utilizando-se de dados educacionais, de saúde e da 
renda per capta de um determinado país, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A  I – III – II.
B  II – III – I. 
C   II – I – III. 
D  I – II – III.
20
Imprimir


Mais conteúdos dessa disciplina