Buscar

Relatório de Estágio em Pedagogia I: Educação Infantil

Prévia do material em texto

jHONATAN SANTOS QUADROS 
Portfolio Individual – Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Itabela - BA
2021
 jHONATAN SANTOS QUADROS 
Portfolio Individual – Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil
Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I - Educação Infantil, do curso de licenciatura em Pedagogia.
Itabela-BA
2021
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS ................................................................................5
2.	 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	5
3.	 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC	...7
4.	 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA	11
5.	 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS	13
6.	 PLANOS DE AULA 	16
CONSIDERAÇÕES FINAIS	21
REFERÊNCIAS	22
INTRODUÇÃO
O relatório inclui relatos de experiências nas atividades propostas pelo Estágio de Supervisão da Disciplina de Educação Infantil.
Há uma nova regra no estágio de supervisionado, mas podemos dizer que vivemos um período de reinicialização da vida. Como todos sabemos, o mundo enfrenta uma pandemia de COVID-19. A Pandemia introduziu-nos a novos conceitos e hábitos e o isolamento social é uma forma de cuidado e a higiene é uma necessidade básica. Por meio de cursos de leitura e vídeo, é uma oportunidade para o enfrentamento desse desafio e para a comunidade acadêmica refletir sobre a prática docente com foco na educação infantil.
É importante salientar que o Estágio Supervisionado Obrigatório está embasado na Lei e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 no que se refere ao Estágio Supervisionado em Educação Infantil.
A universidade propôs um método para a elaboração deste relatório, que esclareceu todas as recomendações por meio da leitura de todos os materiais disponibilizados e da utilização de roteiros. Sabemos que mesmo diante de cursos de pedagogia baseados em cursos muito teóricos, pode-se proporcionar vivência educacional em todos os cenários de formação até então. Acreditamos que a prática curricular é um dos momentos mais ricos e importantes da aprendizagem significativa, nesta fase todos os espaços educativos são referidos como reflexão-ação-reflexão da prática docente no processo de ensino.
A estrutura deste relatório consiste numa análise do PPP, muitos pensam que esta é a alma da escola, tecnicamente podemos inferir que o PPP é uma ficha de instrução para cada unidade escolar e deve ser descrito nas suas instruções. Detalhes e características. No entanto, este não é o único tema abordado, BNCC, planos de aula, transversalidade e outros ambientes de ensino também são discutidos. O relatório foi elaborado de acordo com o plano de trabalho.
1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS 
Com base nos materiais de leitura sugeridos, principalmente o papel do professor e do ensino na educação infantil de Juliana Campregher Pasqualini podemos determinar o sistema de ensino, especialmente o papel do professor nos alunos como um todo O importante papel desempenhado no desenvolvimento, influência interpessoal e experiência. Em geral, eles tornam o ambiente de ensino um local adequado para a aprendizagem, e a base da metodologia e todos os métodos de ensino tornam tudo único.
Após a entrada das reflexões trazidas pelo texto, podemos iniciar a discussão a partir de Vigotsky e sua definição de evolução e revolução, que primeiro pensou que se tratava de um ponto de vista dialético, em que o desenvolvimento ocorre psicologicamente e está relacionado às relações humanas. Pelas exigências, ou seja, como isso aconteceu com o ser humano, neste caso, a criança é considerada pela sociedade. No entanto, ele enfatizou que tudo está relacionado às condições cíclicas, e a família e a escola desempenham um papel fundamental na formação psicológica dessa existência.
Embora Vigotsky tenha citado essa ideia acima, Leontief (2001) confirmou a dialética em desenvolvimento, mas Erkonin exigiu que esse processo fosse contraditório, ou seja, não o tratou igualmente. Todos, inclusive Leontiev (2001) destacou que as mudanças causadas pelo desenvolvimento infantil não são tão pacíficas.
A coexistência social e cultural entre pares desta faixa etária e pares da mesma faixa etária contribui muito para o seu desenvolvimento e aprendizagem (VIGOTSKY, 1998).
Obviamente, no contexto histórico, como a relevância das crianças se desenvolve e como isso afeta diretamente seu desenvolvimento. Portanto, podemos inferir que crianças desempenham um papel central nas diversas políticas públicas pelos direitos e proteção de que necessitam. Em outras épocas não se tinha esse cuidado, logo as crianças dessas épocas, certamente possuíam um desenvolvimento diferente das crianças dos dias atuais.
2. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 
2.1 O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar? 
O Projeto Político de Educação (PPP) é um documento que reflete as recomendações educacionais das instituições de ensino e, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Educação e a Lei Básica (LDB), todas as escolas devem fazer tais recomendações educacionais. Este documento descreve toda a política educacional e a descreve de acordo com o BNCC. É denominado "projeto" pelas recomendações de ações educativas e pela forma como são implementadas e pelo tempo que consta neste documento. O termo político também é utilizado como título, considerando que este é um espaço onde os cidadãos têm sua formação educacional para que as pessoas possam compreender seus direitos e deveres, pois irão atuar individual e coletivamente na sociedade, e esse direcionamento pode ser mudado. É um método de ensino porque define e organiza as atividades e projetos pedagógicos necessários ao processo de ensino.
2.2 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP? 
As competências gerais definidas pelo BNCC tem o ideal de promover ou melhor ajudar os alunos a se desenvolverem de forma independente. A premissa desse tipo de pensamento é a capacidade de desenvolver habilidades, identificar, analisar e resolver problemas, demonstrar e outras interações entre os alunos que conduzam à aprendizagem.
O PPP é uma diretriz elaborada pelos gestores escolares com base no BNCC, ou seja, para as competências gerais de trabalho em ambiente escolar é absolutamente necessário adotar uma estrutura compacta, flexível e funcional e adaptável às necessidades de cada aluno. Por isso existe essa inter-relação entre competências gerais e PPP, pois ambos precisam estar vinculados à relação interpessoal definida no ambiente escolar.
2.3 A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação? 
O professor não possui conhecimento absoluto, por isso pode ser considerado um mediador que pode auxiliar no processo de ensino. O processo de avaliação deve incluir metas claramente definidas. Na educação infantil até o primeiro ano, serão observados o desempenho, a capacidade de resolução de problemas e o diagnóstico das crianças, onde devem ser pontuados os avanços e as dificuldades.Do segundo ano do ensino fundamental ao ensino médio, o processo avaliativo é realizado em etapas, sendo necessário não apenas observar, mas também refletir sobre o processo de ação e o alcance dos objetivos traçados no processo de ensino.
3. ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC
1. Como podemos entender o termo Transversalidade? 
 A Transversalidade em princípio, tem a possibilidade de se estabelecer e desencadear a metodologia de mudança da prática docente, sendo uma analogia entre a aprendizagem do conhecimento teoricamente sistemático (realidade de aprendizagem) e problemas da vida real (realidade de aprendizagem).
Em outras palavras, a transversalidade abre uma série de possibilidades de ensino.
2. Qual a importância de se trabalhar com os TCTs na escola? 
Os temas transversais expressam os conceitos e valores básicos da democracia e da cidadania, e estão sujeitos a importantes e prementes questões da sociedade contemporânea, a saber: ética, meio ambiente, cidadania, diversidade cultural, saúde, trabalho e consumo e orientação sexual.
Nesse contexto, a transversalidade é o eixo integrado de uma ação educativa efetiva. De acordo com as características sociais e psicológicas dos alunos participantes do processo, o TCT ocorre de forma contextual.
3. Dos TCTs listados, quais podem ser trabalhados de forma transversal no seu curso de graduação? 
· Meio Ambiente: educação ambiental;
· Cidadania e Civismo: educação para o trânsito, vida familiar e social;
· Economia: trabalho; 
· Saúde: saúde, educação alimentar e nutricional;
· Ciência e Tecnologia
4. O Guia apresenta uma metodologia de trabalho para o desenvolvimento dos TCTs, baseado em quatro pilares. Quais são estes pilares? Comente sua perspectiva sobre essa metodologia.
Os pilares são: 
I. Problematização da realidade e das situações de aprendizagem
II. Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão sistêmica
III. Integração das habilidades e competências curriculares à resolução de problemas
IV. Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como uma construção coletiva.
Os pilares são métodos muito importantes para a comunidade escolar, pois direcionam o trabalho em sala de aula e direcionam o processo educacional, portanto, seus métodos auxiliam na introdução de temas no currículo escolar.
 
4. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA 
1) Considerando os conhecimentos abordados sobre a docência na educação infantil, aponte três atividades que fazem parte da rotina de trabalho do professor e explique como essas atividades devem ocorrer. 
	As três atividades a serem desenvolvidas:
I. Bem-vindo à leitura de livros, assim como o nome e descrição da atividade Bem-vindo, se esta atividade for relacionada à leitura, deve ser muito agradável. Receber crianças com boas histórias será muito interessante para o processo de aprendizagem
II. No café da manhã, através da conversa, incentivar a interação, âmbitos de higiene, cooperação e hábitos saudáveis de alimentação.
III. em termos de brincadeira, a brincadeira é uma linguagem essencial para as crianças, portanto, a brincadeira pode e deve ser usada como uma ferramenta de ensino. Essas regras, interações, desenvolvimento atlético e outras sugestões de maturidade e sala de aula que a criança exige
b) Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. 
A equipe pedagógica pode auxiliar na proposta curricular, na proposta de formação para os professores, e na gestão administrativa.
c) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar. 
Quanto às funções administrativas, podemos descrevê-la como uma equipe que mantém a escola a funcionar e é responsável pela gestão das tarefas de cada membro da equipa.
5. CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS 
	
No encontro entre a equipe docente e a diretora, as pessoas falaram sobre as dificuldades dos alunos em aprender e participar da sala de aula, e sobre o desinteresse pelo uso gratuito do celular, e pediram a todos os presentes que opinassem para encontrar um caminho. Resolva os problemas encontrados na sala de aula para estimular a vontade dos alunos de aprender.
Para a resolução do assim e considerando toda a realidade apresentada como caso a ser trabalho, a sugestão é a aula gamificada. Considerando que a escola está em estado de abandono e deve lidar com o uso do celular em sala de aula ao invés de cancelar o uso de equipamentos, podemos inseri-lo na prática educativa.
No entanto, o foco do nosso trabalho é a educação infantil, que segundo o BNCC deve ter um bom desempenho em um método. Neste método, contexto refere-se às recomendações que são necessárias para estimular o ambiente de aprendizagem e, portanto, são consistentes com o campo de experiência explorado : O eu, o nós e o outro; Corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. E Objetivos e códigos da Base: (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões. EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
13
6. PLANOS DE AULA 
PLANO DE AULA 1
	
	Escola
	
	
	Professor regente
	
	
	Professor estagiário
	
	Identificação
	Disciplina
	Natureza e Sociedade /Linguagem oral e escrita/ Matemática/ Artes/ Musicalização/ movimento
	
	Série
	Pré II 
	
	Turma
	Educação Infantil 05 anos
	
	Período
	
	Conteúdo
	1. Relação com o meio;
Profissões dos familiares
	
	
	
	
	
	
	
	· Objetivos de aprendizagem e códigos base
· Objetivo Geral
· Objetivos específicos 
	
· EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
· (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
· (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
· Propor ações e espaços que garantam a experimentação e vivências que auxiliem as crianças a explorarem o mundo. Utilizando a tecnologia como ferramenta lúdica. 
· Nomear e reconhecer profissões relacionadas a família;
· Desenvolver a coordenação motora a linguagem oral e escrita através do karaokê e dos jogos;
· Promover interação, conceitos de competição, dentre outras linguagens que fazem parte de jogos.
· Estimular a memória, ao produzir os sons, com objetivos e próprio corpo;
	
	
	
	
	Metodologia 
	 A metodologia utilizada para o desenvolvimento do plano de aula é a gamificada, com a associação de tecnologia. 
Parte da compreensão da criança sobre o mundo social se dá por meio do conhecimento das relações de trabalho existentes nele. 
Para o desenvolvimento, haverá de início a necessidade de interação com a familia, para descrever a atividade e pedir engajamento para o sucesso desta.
Ao conversar com os pais, sobre quais profissões exercem, gravar um depoimento rápido, pedir para que eles, na semana anterior a atividade conversem sobre suas profissões mostrem artefatos que seja relacionados ao trabalho de cada um. 
Espaço:
Em ambiente interno, organize tapetes ou colchonetes, onde as crianças possam ser acomodadas. Em seguida, organize as em pequenos grupos, de forma a ficarem com apróximas ao tablet e das caixas com as imagens dos animais. 
Prepare o aparelho de som com dispositivo móvel, tablet ou celular para a reprodução dos vídeos em que os pais, mostrem de início o artefato, e solicite as crianças que falem quais as profissões que eles lembram. 
Disponha o ambiente de modo que as crianças possam brincar em dois pequenos grupos, em segurança, com espaço para circular livremente.
Perguntas norteadoras das observações 
1. Ao formular as perguntas para a entrevista, as crianças manifestam vontade em conhecer algumas profissões? Compartilham entre si, as experiências vividas nas famílias?
2. Como os pequenos interagem com os colegas? Compartilham suas ideias negociando-as com as sugestões dos colegas?
3. Como as crianças organizam seus grupos e definem a forma de registro das questões da entrevista?
Momentos da atividade 
1º - Considerando a metodologia ativa gamificada, entende-se a necessidade de organização de um jogo, onde aconteça tanto a competição, o aprendizado e a recompensa. A atividade acontecerá da seguinte forma, no primeiro momento a organização dos grupos, para o início do processo. 
2º - Considerando o início da atividade que consiste em apresentar o artefato às crianças, mostrado pelos familiares, solicitado que eles respondam e depois a reprodução do vídeo do familiar contando um pouco sobre cada profissão.
O grupo que acertar mais vezes será recompensado com balas
.
3º - é importante a circulação entre os grupos, o convite para que as crianças imite os sons dos animais, e que reproduza gestos. Assegure que durante a realização da proposta tenha um adulto que possa auxiliá-lo a todo o momento. Garanta que todos possam participar, e premie o grupo que acertar. 
	
	
	
	
	
Recursos
	Celular ou Tablet, caixa de som, papel A4, imagens de animais da fauna local;
	
Avaliação
	No decorrer da atividade serão realizadas diversas observações concernentes aos objetivos propostos. Tais como interação, fluência verbal, desenvolvimento motor, analisar como a criança está familiariza com a tecnologia e claro, considerando a metodologia ativa utilizada, observar como a criança se comporta em jogos, se compreende a dinâmica introduzida. 
	
Referências
	Próprio autor, 2020.
PLANO DE AULA 2
	
	Escola
	
	
	Professor regente
	
	
	Professor estagiário
	
	Identificação
	Disciplina
	Natureza e Sociedade /Linguagem oral e escrita/ Matemática/ Artes/ Musicalização/ movimento
	
	Série
	Pré II 
	
	Turma
	Educação Infantil 05 anos
	
	Período
	
	Conteúdo
	2. Higiene
	
	
	
	
	
	
	
	· Objetivos de aprendizagem e códigos base
· Objetivo Geral
· Objetivos específicos 
	· (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
· (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
· (EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
· Propiciar movimentos de brincadeiras que auxilie as crianças na tomada de consciência do próprio corpo e de suas habilidades físicas, utilizando-se de tecnologia como ferramenta lúdica, na inserção da metodologia ativa gamificada.
· Conhecer o próprio corpo por meio da exploração de movimentos, expressando através de gestos rítmicos diversos produzido em jogos e brincadeiras;
· Conscientizar sobre a importância da higiene corporal no dia a dia.
· Explorar diversas posturas corporais;
· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene e adquirir o hábito de cuidar de si
· Compreender que a falta de higiene pessoal e ambiental causam prejuízos à saúde
· Promover e consolidar hábitos de higiene
· Desenvolver equilíbrio estático e dinâmico, bem como se expressar através de gestos e mímicas; 
· Participar de situações de danças, dramatizações alusivas,
· Desenvolver memória musical;
	
	
	
	
	Metodologia 
	 A metodologia utilizada para o desenvolvimento do plano de aula é a gamificada, com a associação de tecnologia. 
A atividade será praticando a higiene, a importância do banho e de lavar as mãos
Atividades prévias, realizar pesquisa de objetos relacionados ao banho, e aos ambientes da criança. Será feitos fotografias desses objetos. 
Selecionar todas as imagens e vídeos a serem utilizados no Tablet ou celular, o que estiver disponível. Também imprima as imagens e plastifique-as usando plástico adesivo ou encape com saquinhos fechados com fita adesiva, para que fiquem mais resistentes.
É importante salientar que embora a metodologia seja próxima aula, entende-se que esta atividade proporá alguns níveis a mais de complexidade. Considerando a participação dos familiares, bem como de outros profissionais que compõem escola. 
Espaço:
Em ambiente interno, organize um espaço, onde as crianças possam se sentirem livres. Em seguida, organize as em pequenos grupos, de forma a ficarem com a próximas ao tablet e das caixas com as imagens 
Disponha o ambiente de modo que as crianças possam brincar em dois pequenos grupos, em segurança, com espaço para circular livremente.
Utilize nos tablets, as imagens dos objetos relacionados ao banho e aos ambientes das crianças.
Momentos da atividade 
1º - Considerando a metodologia ativa gamificada, entende-se a necessidade de organização de um jogo, onde aconteça tanto a competição, o aprendizado e a recompensa. A atividade acontecerá da seguinte forma, no primeiro momento a organização dos grupos, para o início do processo. 
2º - Considerando o início da atividade que consiste em apresentar vídeos e imagens relacionados aos objetos do banho e do ambiente de casa, perguntar se algum deles reconhecem aqueles objetos, as pessoas e solicitar a reprodução do que foi visto no video. O grupo que acertar mais vezes será recompensado com balas. 
	
	
	
	
	
Recursos
	Celular ou Tablet, vídeos com os familiares, e pessoas que trabalham na escola, caixa de som, papel A4.
	
Avaliação
	 Acontecerá, através da identificação de barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. 
 Da reflexão de como cada criança, interagiu com o grupo, quais as descobertas em relação às expressões faciais e corporais. 
	
Referências
	Próprio autor, 2020.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A universalização da educação, as mudanças sociais e o aumento da escolaridade fazem com que as pessoas esperem outras demandas dos professores e das escolas, temos um papel fundamental nesse processo, portanto devemos trabalhar juntos para atender a esse novo modelo de educação exigem. Ensinando para ganhar mais autonomia e controle.
Este trabalho analisa estágios obrigatórios na educação infantil. De acordo com os referenciais teóricos e as disciplinas estudadas, pensar e explicar o projeto e o plano de curso como docente.
Pode expressar diferentes tipos de conhecimento, conhecimento e experiência. Acho que o estágio nos aproxima mais de vincular a teoria com a prática estudada, o que também se mostrou uma oportunidade de responder a várias dúvidas que fizemos no curso. Como a experiência nos proporcionou uma satisfação ímpar, ou seja, no cumprimento de nossos deveres, essas questões ficam para trás.
Entre os cursos de formação, o estágio obrigatório é outro desafio entre os muitos desafios que enfrento, acho que é o mais difícil, mas também o mais agradável e verdadeiro. O que eu disse é verdade, porque é neste momento que colocamos em prática o que aprendemos.
O processo vivido nesse percurso me fez compreender a importância deste momento para a formação docente. Já que são hora de resinificar os saberes, refletir sobre a nossa conduta e construir a nossa identidade enquanto pedagogos
REFERÊNCIAS
BEHAR, Patrícia A. et al. A avalidação de objetos de aprendizagem para formação de professores de Educação Infantil. 
Disponível em: ttps://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9701_5615.pdf.Acesso em 13 de jun.de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversaisna BNCC. Propostas de práticas de implementação, 2019.
PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil. MARTINS, LM., and DUARTE, N., orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <http://books.scielo.org>. Acesso em junho/2020.
 Projeto Político Pedagógico de uma escola. Disponível em: <https://arquidiocesano.com/proposta-pedagogica/sintese-do-ppp/>. Acesso em 13/06/2020.
Atuação do professor da Educação Infantil. Disponível em: <https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/8abcb87199dc87e510c2e181a181222c>. Acesso em junho/2020.
Atuação da equipe pedagógica. Disponível em: Disponível em: <https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/ec6a387c0ac49fc6fb21a5cd127a9a0a>. Acesso em junho/2020.
Atuação da equipe administrativa. Disponível em: <https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/dccec41dc31c4129c6cf33cc908d140f/28010060332142a8c597df63f2113e9f>. Acesso em junho/2020.
KLS Fundamentos e Organização da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Disponível em: <https://fast.player.liquidplatform.com/pApiv2/embed/cef0e36cb56bc0d80571195a9e6072ec/18ec14083a5a5fcdff6438d3d7e01888>. Acesso em junho/2020.

Continue navegando